terça-feira, 1 de julho de 2014

Finitude: Álbum Digno dos Grandes



Você sabe que está diante de um grande trabalho quando ele já impressiona na primeira faixa e a banda de Aracajú/SE Finitude faz exatamente isso em “Dissensio Homines pt. 1”, álbum que foi lançado ano passado via MS Metal Records e com distribuição da Voice Music.

Com 11 faixas que trazem um Heavy Metal com pitadas generosas de Power/Prog Metal, o quinteto oferta um álbum cheio de peso, velocidade e passagens mais cadenciadas, digno de bandas como Iced Earth, Hibria e Hangar. Um grupo que me veio a mente foi Pyramaze, do disco com Matthew Barlow, o que apenas mostra que a patada é bem dada.

São composições de rica bagagem, como “Choices and Wills”, bastante variada e provavelmente a que melhor representa o disco. Grandes vocalizações de Marcelo Menezes. Aliás, é exatamente esse tipo de vocal que as bandas deveriam apostar, capaz de cantar em tons mais graves, sem abandonar passagens mais altas, sempre com personalidade.

Experiência e criatividade compõem este belo trabalho

Como todo bom disco de Metal, riffs cavalares de guitarra são méritos da dupla Ícaro Reis e Luiz Gustavo, sempre acompanhados de ótimos e curtos solos, o que não torna enfadonha nenhuma faixa. Comprove isso na faixa-título (abaixo). 

Além de boas guitarras, refrões grudentos são essenciais, e a banda segue bem a receita para um grande disco de Heavy Metal, caprichando nesses momentos, especialmente nas sensacionais “No Time Standing” (uma das melhores faixas que ouvi nos últimos meses) e “Finitude” (com coro de arrepiar já de cara). 


Passagens mais técnicas e pesadas podem ser encontradas em evidencia em “Harder to Live”, “Days and Nights” (lembra Hangar na fase “TROYC”) e “Sacred World”, com trabalhos magníficos de Djalma Moreira (baixo) e Arnaldo Silva (bateria), este mostrando que Aquiles Priester (Hangar, Angra) tem escola pelo Brasil. Baita trabalho do cara.



Por fim, vale mencionar os momentos mais melódicos, as ditas “baladas”, e o disco é bem representado com “Tears of the Night” e “The Shadows in Your Face”, dobradinha de pura emoção, inclusive com alguns elementos eletrônicos, me lembrando da proposta de outra banda brasileira, a Andragonia. Ponto para os caras.

A Finitude tem um trabalho coeso e forte nas mãos, estreando com pé direito (já que o disco de 2006 não foi considerado no release), apesar da certa demora, pois a banda existe desde 2005, mas quem sabe justamente a espera tenha valido a pena, pois se a capa parece dar ideia de um disco muito comum, o que temos aqui vai agradar até o mais exigente headbanger. Agora é esperar pela segunda parte do trabalho.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: MS Metal Press

Ficha Técnica
Banda: Finitude
Álbum: Dissensio Homines pt. 1
Ano: 2013
País: Brasil
Tipo: Heavy/Power/Prog Metal
Selo: MS Metal Records

Formação
Marcelo Menezes (Vocal)
Ícaro Reis (Guitarra)
Luiz Gustavo (Guitarra)
Djalma Moreira (Baixo e Vocais de Apoio)
Arnaldo Silva (Bateria e Vocais de Apoio)



Tracklist
01. Prelude to Agnosia   
02. Choices and Wills   
03. Dissensio Homines   
04. Harder to Live   
05. Tears of the Night   
06. The Shadows in Your Face   
07. Days and Nights   
08. Sacred World   
09. No Time Standing   
10. Finitude   
11. Another Direction

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: