quarta-feira, 30 de julho de 2014

YES: Genialidade e Maestria Sem Precisar Provar Mais Nada


 Depois que os britânicos do Yes lançaram o álbum "Fly From Here", em 2011, fiquei  na expectativa se eles demorariam mais dez anos para lançar um disco de inéditas, sendo que o último trabalho até então era o "Magnification" (2001). Afinal a expectativa é sempre grande quando nos referimos a um dos pioneiros do Rock Progressivo, mesmo sem o Jon Anderson (vocal) e o Rick Wakeman (teclado), dois integrantes importantíssimos, que ajudaram a criar a identidade da banda, e que continuam fazendo muita falta na opinião de muitos fãs.
Mas desta vez a demora por um disco novo não foi longa, felizmente. A banda começou, depois de vários boatos por parte dos integrantes, a compor e trabalhar no seu 22º álbum em 2013, que está sendo lançado nesse ano via Frontiers Records, sob o título de "Heaven & Earth", disco que marca a estreia do vocalista Jon Davison, substituindo o canadense Benoît David que, segundo as fontes, saiu da banda por problemas de saúde. E para lembrar, tanto Davison e Benoît, vieram de bandas tributos ao Yes.



Antes de falar um pouco sobre o mais recente disco é bom lembrar de alguns pontos do álbum antecessor, que recebeu ótima aceitação e até figurou em algumas listas de "Melhores discos de 2011", confesso que foi até uma surpresa pra mim, tanto como fã e admirador da banda. Mas o que vale ressaltar do "Fly From Here" é o resgate das características dos anos 80, principalmente momentos que lembram o álbum "Drama", registro bastante injustiçado por causa da ausência de Jon Anderson, mas que tem canções especiais, como "Machine Messiah". E outro ponto importante também, foram os vocais de Benoît David, que tem uma característica vocal muito parecida com a de Jon Anderson.
Se houvesse uma disputa entre o "Fly From Here" e "Heaven & Earth", acho que quem se sairia melhor é o primeiro, não somente pelo que eu destaquei no parágrafo acima, mas também por ser um disco de mais fácil assimilação, e todas as músicas são ótimas. Mas não significa que é uma crítica negativa ao mais novo trabalho, muito pelo contrario, "Heaven & Earth" é um disco que absolutamente mantém o bom gosto nas composições,  e que vai ser muito bem aceito pra quem é apaixonado pela banda, com uma audição pra lá de agradável do começo ao fim.


Jon Davison (o novo "Jon" do Yes) e Chris Squire
"Heaven & Earth" tem tudo o que podemos esperar do Yes: Prog Rock com uma filosofia de composições e arranjos ricos, canções marcantes e muita qualidade e técnica por parte de Steve Howe (guitarra), Chris Squire (baixo), Alan White (bateria), Geoff Downes (teclado) e do novato Jon Davison (vocal), e o grupo, que chega aos 46 anos de estrada, já não tem mais nada o que provar para ninguém, e com o passar dos anos, a banda prosseguiu mostrando todo o seu valor em estúdio e fazendo shows espetaculares pelo mundo, mostrando porque é um dos principais nomes do Rock Progressivo de todos os tempos, ao lado de Pink Floyd, Gentle Giant e entre tantas outras bandas clássicas do gênero.
As faixas, a maioria delas longas, o que por sinal é uma tradição do Yes,  não são monótonas ou repetitivas, cada uma sempre tendo inovações e diferentes nuances, o que é bem interessante. E já começo dando destaque para a primeira faixa, "Believe Again", que tem a base toda trabalhada no sintetizador de Geoff Downes, e Chris Squire e Steve Howe executando com maestria o trabalho das cordas, uma faixa que cresce ainda mais no refrão, com brilho e força, prevalecendo o talento do vocalista Jon Davison, que possui um timbre parecido ao de Jon Anderson. E uma semelhança muito legal é que Davison também se chama Jon (risos).



"The Game" já vem com menos sintetizadores e menos timbragens de teclado, dando mais ênfase nas guitarras e  melodias semi acústicas de Steve Howe, que logo na introdução já entra um som bem empolgante e Chris Squire segurando a base. Em seguida, um refrão memorável, terminando com um solo de guitarra impecável de Steve Howe, num sincronismo perfeito com os backing vocals bem suaves.
A minha preferida, e que me levou a ouvi-lá repetidas vezes, é a "To Ascend", balada de tirar lágrimas dos olhos. Nela tem uma espécie de pergunta e resposta nos acordes de Steve Howe e do baixo inconfundível e palhetado do Chris Squire, que pra mim (e para muitos) é o integrante que mais se destaca até hoje dentro da banda, além de ser um dos melhores baixistas de toda a história do Rock. E para completar, a música ganha uma linda melodia de piano para dar ainda mais luz e harmonia.

"Lights Of The Age" é uma das mais experimentais do disco, tendo dois lados, ou seja, passa por momentos mais obscuros e épicos, e em certos pontos, ganha tons mais leves no começo e na ponte final da música, apresentando variações diversas dentro da mesma faixa, entendo que os músico são mestres e gênios nesse quesito.
A última e a mais gigante faixa, "Subway Walls", até que poderia entrar em um disco dos canadenses do Rush, porque toda a atmosfera da música lembra um pouco do que a banda fez nas suas fases mais prog. Essa música já tem uma linha mais Jazz, principalmente na bateria de Alan White e também no baixo, e logo chegando na metade, Geoff Downes entra com um hammond bem executado, seguido de ótimos solos de guitarra de Howe.


O Yes 2014: Squire, White, Downes, Howe e Davison
Para quem é chegado ao lado mais Pop da banda, destaco as faixas "Step Beyond" e "It Was All We Knew".  A "In A World Of Our Own", também se difere pela pegada meio Beatles.
Todos nós esperamos que o Yes continue fazendo bons discos, pois a qualidade e bom gosto continuam intactas, agradando os antigos admiradores, e sempre existirão novos fãs e apreciadores de boa música que descobrirão o legado que o grupo já deixou, e, afinal, qualidade é sinônimo de longevidade. Também ficamos torcendo para que Jon Anderson e Rick Wakeman, além de outros integrantes que já fizeram parte da banda, possam se reunir para celebrar, logo ali em frente, os 50 anos de carreira.

Texto: Gabriel Arruda
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Yes
Álbum: Heaven & Earth
Ano: 2014
País: Inglaterra
Tipo: Rock Progressivo
Selo: Frontiers Records



Line Up:
Jon Davison (vocal)
Steve Howe (guitarra)
Chris Squire (baixo)
Alan White (bateria)
Geff Downes (teclado)
Track-List

1. Believe Again
2. The Game
3. Step Beyond
4. To Ascend
5. In A World Of Our Own
6. Light Of The Ages
7. It Was All We Knew
8. Subway Walls

Acesse os canais oficiais da banda:




Nenhum comentário: