quinta-feira, 10 de março de 2016

DragonForce: Epic Power Metal e Malabarismos ao Vivo no Japão



Formado em 1999, os ingleses do Dragonforce viram sua carreira alavancar após o lançamento do álbum “Inhuman Rampage” (2006), impulsionados pelo sucesso das faixas “Operation Ground & Pound” e “Through the Fire & Flames”, que foi incluída no popular game “Guitar Hero” (no caso, a música consta no “Guitar Hero III”), com o nome da banda chegando ainda à mais pessoas, aumentando ainda mais as vendas do álbum. O álbum também rendeu Grammy de melhor performance de Heavy Metal  em 2008, e “Through the Fire & Flames” teve o prêmio de melhor solo pela revista Total Guitar.
Uma das características mais marcantes do Epic Power Metal praticado pela banda, são os malabarismos instrumentais, principalmente por parte dos guitarristas Herman Li e Sam Totman, com solos carregados de melodia, técnica e velocidades alucinantes.


Um dos grandes mercados da banda, o Japão, foi escolhido para palco do segundo álbum ao vivo do grupo (porém este segundo traz o show em DVD também), “In the Line of Fire...Larger Than Life”, o primeiro live com Marc Hudson nos vocais, sendo que o primeiro registro ao vivo dos ingleses foi “Twilight Dementia” (2010), contendo gravações feitas ao final da tour do álbum “Ulta Beatdown”, marcou também a despedida do vocalista original, ZP Theart.
“In the Line Of Fire...” foi lançado em outubro do ano passado, registrando show da tour “Maximum Overload World Tour”, estando disponível também em DVD ou Blu-ray, e a Shinigami Records disponibiliza o pacote duplo (CD + DVD) aqui no Brasil.

O DVD contém 10 faixas, gravadas na Saitama Super Arena, no Japão, em outubro de 2014, e o CD contém as mesmas faixa e mais uma extra, “Defenders”, como bônus. O DVD tem um material extra bem legal para os fãs, com cenas de backstage intercaladas durante o show. Em alguns lançamentos esse artifício não funcionou legal, pois corta um pouco da sequência, e em vários lançamentos assim confesso que pulei essas partes, mas aqui funcionou legal, pois não são interrupções muito longas, e mostram cenas legais, do dia a dia dos músicos, algumas de suas atividades, inclusive com Marc mostrando presentes que recebe dos fãs.

Diante de um Saitama Arena empolgado, já que os Japoneses são grandes consumidores de Metal, e tem um apreço bem forte pelo Power Metal Melódico e técnica apurada, a banda desfila músicas abrangendo destaques de sua carreira. O DVD foi filmado usando 9 ângulos de câmeras, de forma a captar toda a energia dos caras no palco, que realmente se doam, pois suas performances são cheias de energia, combinando com os malabarismos alucinantes, destacando, claro, Li e Totman, que literlamente “brincam” com seus instrumentos, e no DVD dá pra curtir muito bem esse lance “acrobático” da dupla. Os demais não ficam atrás, inclusive com o tecladista utilizando-se de um teclado portátil para movimentar-se pelo palco, “duelando” mais de perto com os guitarristas.


Apresentando 5 faixas de “Maximum Overload” (contando a bônus “Defender” no CD), destacando versão demolidora de “Three Hammers” e também a cover para “Ring of Fire”, de Johnny Cash, além de faixas obrigatórias como “Fury of the Storm” e, logicamente, “Throgh the Fire and Flames”, que literalmente enlouquece os japoneses, que usualmente são mais comedidos...mas é a gravação do DVD, e certamente uma banda carregada de energia como o DragonForce, não ia deixar os caras ficarem paradinhos!

Demais considerações, apesar de Marc ser um bom vocalista, tendo aquele timbre mais agudo, eu ainda prefiro os vocais de ZP, que é um cantor mais no estilo Old School, variando mais os vocais, mas, já que ele acabou saindo por diferenças musicais, pelo jeito a banda procurava um vocal nessa linha, que utiliza-se de notas mais altas, mas que sempre incorre no risco de soar um pouco repetitivo.

Se você curte a banda e o estilo, além de um instrumental alucinado, muito técnico e melodias marcantes, é um excelente lançamento, diversão garantida...e muito shred!

Resenha: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Banda: DragonForce
Álbum: "In the Line of Fire...Larger Than Life" (CD + DVD ao vivo)
Estilo: Epic Power Metal
País: Inglaterra
Selo: Shinigami Records

Adquira o CD + DVD Neste LINK

Assista ao vídeo oficial para "Three Hammers" AQUI



01. Fury of the Storm
02. Three Hammers
03. Black Winter Night
04. Seasons
05. Tomorrow’s Kings
06. Symphony of the Night
07. Cry Thunder
08. Ring of Fire
09. Through the Fire and Flames
10. Valley of the Damned
* Defenders (consta somente no CD)

Extras DragonForce Maximum Overload World Tour
01. Backstage
02. Behind the Scenes
03. Off Tour Footage

Nenhum comentário: