quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Running Wild: Os Piratas Tomam de Assalto Novamente



Depois de anunciar o fim do Running Wild, e o derradeiro show no Wacken de 2009, o qual virou o DVD “The Final Jolly Roger”, Rolf Kaspartek, porém em 2011 anuncia o retorno da banda, e o  “estranho”, “Shadowmaker” (2012), é um álbum aquém do esperado, e até a arte da capa não é muito atrativa, já “Resilient”, lançado já no ano seguinte, traz uma sonoridade bem mais animadora. Outro detalhe desse retorno são os créditos nos álbuns, onde constam poucas informações sobre quem, além de Rock N’ Rolf claro, participou das gravações, e em "Rapid Foray" isso se mantém.

2016 já começa com o lançamento de uma coletânea, com músicas dos álbuns lançados pelo selo Noise (1983-1995, e no segundo semestre “Rapid Foray” é lançado, para figurar entre os álbuns mais legais do ano, trazendo as características que os fãs do Running Wild adoram, como os temas em torno das histórias de pirataria, e Metal Old School com muitos riffs e refrãos cativantes, destacando o trabalho das guitarras,  aqui mais complexo em se tratando de Running Wild.

A voz rude e rouca de Rock N’ Rolf vai nos contando histórias em meio a muitos riffs, e “Black Skies, Red Flag” é uma típica faixa do Running Wild, com a aura “pirata” e épica, e até o fato do álbum ser gravado com uma drum machine, ao invés de uma bateria real, depois vai passando batido (apesar de que eu gostaria muito de ouvir uma produção mais apurada e um batera real), e “Warmongers” segue o mesmo caminho, com riffs de palhetadas velozes; já “Stick Your Guns” tem uma levada mais Hard Rock, riff mais marcado e direto; “Rapid Foray”, é claro, segue com o tema pirataria, e traz harmonias e riff cativantes, além do refrão grudento e bom trabalho nos solos.


Não dá pra entender qual é a mágica, só sei que, mesmo que pareça que você já tenha ouvido os riffs antes em algum álbum anterior da banda, Rock N’ Rolf sabe exatamente como atingir nossos cérebros! Você ouve e já sai cantarolando, como em “By the Blood in Your Heart” e sua levada que embala, em alguns momentos me lembrou o velho Slade, com aquele refrão parecendo aquelas típicas canções de cantar ao redor da fogueira erguendo alguns copos de rum!

A instrumental, que traz como tema o submarino de Nemo, o grande navegador e aventureiro da obra de Julio Verne, “The Depht of the Sea (Nautilus)” é um Metal tradicional de riffs idem e empolgantes, e “Black Bart” emenda em seguida, sendo um dos pontos mais altos do álbum, com excelente trabalho nos riffs e solos, e até abateria programada soa melhor aqui. Épica e cativante e mais um refrão memorável para a coleção! “Hellectrified” mantém a adrenalina alta, parecendo que o melhor estava sendo reservado para a partir da faixa 5, Heavy Metal vibrante e cativante.


“Blood Moon Rising” acelera mais o pique, mantendo o ótimo trabalho nos riffs e melodias nas guitarras, que receberam um cuidado e diversificação maior neste álbum; “Into the West”, assim como “By the Blood...”, traz melodias mais “alegres”, porém é uma faixa com mais punch e mais acelerada; e fechando de forma primorosa, e também saindo um pouco do tema pirataria, mar e navios, mas não se afastando do épico, “Last of the Mohicans”, que o título explicita, é baseada no livro de James Fenimore Cooper. E épica é a palavra correta para a canção, que em seus 11:11 minutos despeja riffs e melodias memoráveis.


Rock N’ Rolf e seu Running Wild seguem mostrando que são os mestres no assunto Metal e pirataria, que não é preciso dezenas de instrumentos ou efeitos para soar épico, dá uma lição em muitas bandas mais novas, e ainda entrega aos fãs um dos melhores álbuns da recente discografia da banda, e um dos melhores e mais legais de 2016.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Running Wild
Álbum: "Rapid Foray" 2016
País: Alemanha
Estilo: Heavy Metal
Produção: Rock N' Rolf
Selo: Shinigami Records



Line-Up:
Rock n' Rolf: Guitarra e Vocais
Peter Jordan: Guitarras e Backing Vocals
Ole Hemplemann: Baixo e Backing Vocals
Michel Wolpers: Bateria


Track List:
1. Black Skies, Red Flag (4:44)
 2. Warmongers (4:29)
3. Stick To Your Guns (5:08)
4. Rapid Foray (4:47)
5. By The Blood In Your Heart (5:27)
6. The Depth Of The Sea Nautilus (instrumental) (3:53)
7. Black Bart (5:06) 8. Hellestrified (4:22)
9. Blood Moon Rising (4:20)
 10. Into The West (4:34)
11. Last Of The Mohicans (11:11)

Nenhum comentário: