sábado, 14 de janeiro de 2017

Torture Squad: Ano de Novidades e Balanço Positivo


 
2016 foi um ano do Torture Squad trilhar passos rumo ao futuro, após a saída Vitor Rodrigues em 2012, a banda seguiu como trio, com André Evaristo e Castor dividindo os vocais, e lançando "Esquadrão de Tortura" (2013, álbum conceitual sobre os anos da ditadura no Brasil), após a tour desse bem sucedido trabalho, que passou por vários países da América do Sul. Em 2015, André deixa a banda, que recruta Mayara Puertas para os vocais e Rene Simionato para as guitarras, voltando ao formato de quarteto. E neste ano que passou, o Torture lançou o EP "Return of Evil", registrando oficialmente as mudanças, e como uma forma de demonstrar como a banda estaria soando com esse novo line-up.

"Return of Evil" trouxe 4 faixas, sendo duas inéditas, uma regravação ("Dreadful Lies", do primeiro álbum) e uma instrumental, além de bônus multimedia com o vídeo para a faixa título e cenas das gravações do trabalho. Uma curiosidade é que a capa é um desenho de Eugênio Colonnese (1929-2008), desenhista brasileiro de renome e avô do guitarrista Rene.


O EP mostrou um Torture Squad cheio de vitalidade, o que deixa uma expectativa muito boa acerca de um álbum completo, e essa curiosidade só vai aumentando pelos elogios à performance do line-up atual ao vivo.

Quanto às músicas, "Return of Evil" é uma composição que chega forte para se somar ao repertório da banda, com seu início cadenciado, com o baixo tomando conta do riff inicial, reforçado em seguida pela guitarra, mas logo a porradaria toma conta, com o monstro Amílcar e sua pegada brutal e técnica na batera, formando aquela cozinha pesadíssima e técnica com Castor, que os fãs já conhecem. Mayara também mostra suas qualidades, variando vocais mais berrados e guturais com garra e fúria! Rene também não deixa por menos, com riff marcantes e solos que demonstram o o domínio do estilo.  

Elementos de Thrash, Death e Metal Tradicional se encontram nas variações rítmicas da faixa de abertura, e também podem ser encontrados nas seguintes, como "Swallow Your Reality", que alterna momentos violentos com trechos mais cadenciados e passagens mais velozes, destacando Heavy e Thrash Tradicionais, com Mayara mais uma vez deixando o ouvinte impressionado com sua fúria. 


A versão "atualizada" de "Dreadful Lies" dá prosseguimento ao peso e qualidade excelente da gravação, e Mayara não deixa dúvidas quanto a sua escolha, assim como Rene. Na instrumental "Iron Squad" Rene, Christófaro e Castor passeiam por várias nuances do Metal e até ritmos latinos, mostrando a técnica e capacidade do trio, uma faixa instrumental, que embora longa, não deixa que percamos o interesse pela sua vibração e variações, com trechos acústicos, muitos riffs e trocas de andamentos.

O EP "Return of Evil" marcou apenas o começo de uma nova e promissora era para o Torture Squad, deixando aquele famoso sabor de quero mais, e após bem sucedida tour durante 2016, esse line-up deixa em aberto as melhores expectativas para o próximo full-lenght. Com certeza eles tem ainda muito a produzir para o Metal nacional e mundial.

O EP foi dedicado a Colonnese, Lemmy, Jimmy Bain e Percy Weiss.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Torture Squad
Álbum: "Return of Evil"
País: Brasil
Produção: Wagner Meirinho e Torture Squad
Selo: Shinigami Records

Adquira o álbum na Shinigami


Line-Up
Amilcar Christófaro: Bateria
Castor: Baixo
Mayara "Undead" Puertas: Vocais
Rene Simionato: Guitarras

       

Track List:
Return Of Evil
Swallow Your Reality
Dreadful Lies
Iron Squad
Bônus: Faixas Multimedia (Video Oficial e Footage sessões de gravação)

Canais Oficiais:
Site Oficial
Facebook




Nenhum comentário: