segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Kataklysm: Agressividade "Trampada"



Por certo, o KATAKLYSM é um dos grandes nomes do Metal canadense já há algum tempo. Sua trajetória com bons lançamentos foi responsável por isso, e se nota que a gravadora aposta bastante neles, com uma produção e divulgação excelentes, inclusive vários vídeos deste álbum. Mostra-se sempre firme e forte em prol de um Death Metal técnico, diverso, mas ainda pegado, e este mais recente "Of Ghosts And Gods" não foge à regra.

O fato é que durante os anos mais recentes a banda absorveu influências cada vez mais modernas ao seu som, fazendo com que se tornasse mais intrincado, com generosas partes melódicas e ‘grooveadas’.
Acredito que a banda funcionaria melhor se enfatizasse mais a brutalidade do que a melodia. Mas essa é outra questão.

De qualquer forma, o álbum é muito bem feito. Os riffs dão um soco nas tuas fuças, e ficam martelando. Ao passo que as quatro cordas riffam conjuntamente com as guitarras e sobrecarregam o peso. Algumas composições trazem algo de Thrash Metal também, principalmente nas levadas de batera. “Thy Serpent’s Tongue” lembra SEPULTURA (fase Chaos AD); “Vindication” se trata de um grande som também; “Soul Destroyer” é puro Thrash com riffs na cara; “Hate Spirit” vem com uma parte cadenciada, alternando vocais urrados com vocais tipicamente ‘Black Metal’ fazendo contraponto. Ficou interessante. O álbum fecha com a longa “The World Is A Dying Insect”.


Pude notar que tanto a banda quanto a produção buscou apurar ao máximo cada detalhe de cada música, para que nada ficasse fora do lugar. A precisão da banda na construção das composições é um ponto positivo, haja vista, que mesmo quebradas, elas não perdem o fio de meada, não correndo o risco de se tornar um som retalhado e sem sentido. Andy Sneap foi responsável pela mixagem e masterização.
A sombria arte da capa foi desenhada pelo estúdio Art By Survey e segundo a banda “a arte final estampa uma sinistra realidade humana belamente perturbadora”.

Texto: Marcello Camargo
Edição/Revisão: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: KATAKLYSM
Álbum: Of Ghosts And Gods
Ano: 2015
País: Canadá
Estilo: Death Metal
Gravadora: Nuclear Blast Records/Shinigami Records

Gostou do que leu e ouviu? Adquira o álbum no site da Shinigami

Banda
Maurizio Iacono (Vocais)
Jean-Francois Dagenais (Guitarra)
Stephane Barbe (Baixo)
Oli Beaudoin (Bateria)




Tracklist
01. Breaching The Asylum
02. The Black Sheep
03. Marching Through Graveyards
05. Vindication
06. Soul Destroyer
07. Carrying Crosses
08. Shattered
09. Hate Spirit
10. The World Is A Dying Insect

Contatos


       


       

Nenhum comentário: