quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Marillion: Sem Medo de Criar Arte



Enquanto muitas bandas teimam em soar iguais, ou em se apoiar em mega produções e outros artifícios mirabolantes de estúdio, os veteranos, embora alguns também às vezes fiquem aquém do esperado,  seguem mostrando como se faz, e o Marillion apresentou não só um dos seus melhores trabalhos nos últimos tempos, como um dos melhores álbuns de 2016, não apenas se referindo ao campo do Progressivo.

Sonoridade orgânica, carregada de feeling, ênfase na composição e arranjos, descomplicando a música, que em “FEAR”, é tratada como deve, como arte, não como exercício de técnica ou produções “cinematográficas” mas que soam frias. Sobre o título "FEAR", abaixo dele você pode ver a frase “F*** Everyone And Run, interessante o jogo de palavras, pois um tema recorrente é o medo do que nos espera, devido ao certo caos que o mundo se encontra, e também é o título de parte da faixa "The New Kings", onde a banda fala sobre essas questões dos acontecimentos políticos no mundo.

São 68 minutos e 6 faixas, e o álbum é dividido em três opus, “Eldorado”, “The Leavers” e “The New Kings”, e mais 3 faixas incluídas no contexto geral, então você percebe, a banda não está preocupada em fazer música comercial, e sim fazer o que seus instintos mandam, com liberdade, e isso geralmente dá certo.
O conteúdo lírico aborda questões como as mudanças que o mundo está passando, e que estão por vir, como no primeiro opus, “Eldorado”, onde os teclados se sobressaem, em um clima mais denso e até tenso; “Living in Fear”, uma das “faixas curtas”, é também a que possui uma estrutura mais tradicional, com refrão e melodias que se repetem, criativas e cativantes.


O próximo opus, “The Leavers”, traz um conteúdo mais personal, falando sobre estar de cidade em cidade, mudando, em tour “We are the leavers, and the Road rolls beneath us...We we’ll make a show, and them we’ll go”, e nas 5 partes em que é dividido, a sonoridade nos faz viajar em melodias de extremo bom gosto, entrando em trechos quase que etéreos, destacando a parte III, “Vapour Trails in the Sky” e o belo arranjo de piano na parte IV, “The Jumble of Days”; “White Paper” é a próxima faixa simples, e soa também bem personal e carregada de emoção, com certa melancolia nos vocais e nos arranjos de piano, o qual traz belíssimos arranjos. A faixa ganha em explosão em certo momento, com a guitarra vindo a reclamar seu espaço.

O terceiro opus, “The New Kings”, divide em 4 partes, não é diferente em emoção e arranjos sofisticados, tensos e cativantes. Soa algo meio sarcástico o refrão da parte I, que Hogarth profere em tom meio melancólico “Fuck everyone and run”, sendo que este opus trata dos acontecimentos políticos mundiais, as notícias com “meias verdades” que são divulgadas, a exploração em nome da riqueza. Hogarth explica em um release: "Há uma sensação de presságio que permeia grande parte deste disco. Tenho a sensação de que estamos nos aproximando de algum tipo de mudança radical no mundo - uma tempestade política, financeira, humanitária e ambiental irreversível. Espero que eu esteja errado. Espero que meu medo do que "parece" estar se aproximando seja apenas isso, e não o medo do que "está" realmente prestes a acontecer". “Tomorrow’s New Country” encerra o álbum , permeada pelo piano em arranjos melancólicos




Por mais que muitos ainda sintam saudade da era Fish, Hogarth merece também seus méritos, e o Marillion tem inspiração e qualidade de sobra para seguir produzindo belíssimos trabalhos como este “FEAR”, onde se transpira feeling e a música realmente é tratada como arte, proporcionando muitos momentos memoráveis. E nossos ouvidos também são muito bem tratados! 

E outra ótima notícia é que o álbum está disponível no Brasil via Shinigami Records, que também vai lançar o novo DVD do grupo ("Marbles in the Park), contendo o show onde foi tocado na íntegra o aclamado álbum "Marbles", no evento "Marillion Weekend", que acontece desde 2002.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Marillion
Álbum: "FEAR" 2016
País: Inglaterra
Estilo: Progressive Rock, Neo Progressive
Produção: Michael Hunter
Selo: earMusic/Shinigami Records

Adquira o álbum agora mesmo

Veja vídeo do vindouro DVD: "Fantastic Place"

Line-Up:
Steve Hogarth: Vocais
Mark Kelly: Keyboards
Ian Mosley: Bateria
Steve Rothery: Guitarras
Pete Trewavas: Baixo e vocais

Tracklist:
1. El Dorado (i) Long-Shadowed Sun
2. El Dorado (ii) The Gold
3. El Dorado (iii) Demolished Lives
4. El Dorado (iv) F E A R
5. El Dorado (v) The Grandchildren Of Apes
6. Living in F E A R
7. The Leavers (i) Wake Up In Music
8. The Leavers (ii) The Remainers
9. The Leavers (iii) Vapour Trails In The Sky
10. The Leavers (iv) The Jumble Of Days
11. The Leavers (v) One Tonight
12. White Paper
13. The New Kings (i) F*** Everyone And Run
14. The New Kings (ii) Russia’s Locked Doors
15. The New Kings (iii) A Scary Sky
16. The New Kings (iv) Why Is Nothing Ever True?
17. Tomorrow’s New Country



Nenhum comentário: