domingo, 22 de janeiro de 2017

Grand Magus: Heavy Metal Forjado em Fogo e Aço!

 

Muitos vão concordar que estarei sendo clichê em dizer que o GRAND MAGUS é para ouvir de espada em punho, com certeza também concordarão que a banda é uma das mais legais que surgiram nos últimos tempos, e que a Suécia é hoje um grande expoente do som pesado em geral, desde bandas com sonoridade mais setentista, passando pelo Heavy Tradicional e sonoridades mais originais e contemporâneas.

O grupo, que teve seu embrião em 1996 sob o nome "SMACK", a partir de 1999 o GRAND MAGUS caiu na estrada, e foi evoluindo álbum após álbum, correndo em suas veias as influências do Metal dos anos 70, e seu Heavy/Doom/Stoner foi chegando a uma sonoridade mais limpa, e calcada principalmente em riffs e refrãos marcantes, sem muitas complicações ou instrumental mirabolante, apenas a preocupação em fazer Heavy Metal. Na bio da página da banda você pode ler "O Heavy Metal Renasce", então é clara a proposta.


O Heavy Metal épico e com temática viking do trio é de uma fórmula cativante, em que é impossível não sair cantando ou assoviando as músicas. "Sword Songs" é o trabalho mais recente dos suécos, disponível em versão nacional pela Shinigami Records, e traz duas bônus tracks, sendo uma delas uma versão para "Stormbriger" do DEEP PURPLE, bem próxima da original, somente mais "direta" e em tons mais baixos e puxados para o Stoner/Doom. Qualquer fã de Heavy Metal tradicional vai adotar o grupo, que constrói uma sonoridade cativante, e ainda com esse lado mais épico e a temática nórdica, que despertou ainda mais o interesse do público pelo sucesso da série "Vikings", o lado visual com couro, cintos de bala e spikes, ou seja, elementos clássicos e típicos.

"Freya's Choice", que traz como tema uma das mais antigas deusas da mitologia germânica e nórdica, esta ode à deusa da sensualidade, do amor e da guerra,´traz riffs pesados e cativantes, com a cozinha pulsante e o refrão épico. O peso remete um pouco aos primeiros álbuns; "Varangian", que era como os gregos chamavam os Vikings, se destaca pelas melodias bem épicas na guitarra, além do refrão com jeitão de hino "We are warriors, defenders of steel", seguindo um andamento cadenciado.


Com passagens mais rápidas, "Forged in Iron - Crowned in Steel", remetem rapidamente aos símbolos do Heavy Metal, Priest e Sabbath, revestido pela couraça do épico Viking Metal. Grande refrão! "Last one to Fall" também é vibrante e enérgica, para exemplificar, é naquela linha a qual foi criada a alcunha True Metal, para nomear as bandas contemporâneas que comandaram esse retorno às raízes do Metal oitentista; e citando mais um destaque, "Every Day There's a Battle to Fight", com aquele andamento clássico a lá "Heaven and Hell", e um refrão épico e magnânimo! Viciante.

Pouco mais de meia hora de canções sobre deuses e batalhas, embebidas em Heavy Metal, e nuances de Stoner, onde os riffs cortam como lâminas afiadas, os refrãos são entoados como hinos de batalha, e não há canções ou momentos em que a empolgação caia, com o trio sendo brilhante na sua maneira simples e eficaz de forjar sua música, sem arranjos pomposos, mas com melodias suficientes para dar o ar épico. E resumindo o que afirmei antes, uma das bandas mais legais da atualidade.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Grand Magus
Álbum: "Sword Songs" 2016
País: Suécia
Estilo: Heavy Metal, Epic Metal, Stoner
Produção: Nico Elgstrand
Selo: Nuclear Blast/Shinigami Records


Line-Up
JB: Vocais e Guitarra
Fox: Baixo e Backing 
Ludwig: Bateria

Track List 
Freja's Choice
Varangian
Forged in Iron - Crowned in Steel
Born for Battle
Master of the Land
Last one to Fall
Frost and Fire
Hugr
Every Day There's a Battle to Fight
Bônus
In for the Kill
Stormbringer

Canais Oficiais:

      

Nenhum comentário: