terça-feira, 23 de maio de 2017

Powerfull: Uma Ode ao Heavy Metal Clássico



Saudade de ouvir um Heavy Metal naquela veia dos anos 80? Quando o estilo atingiu status de "mainstream", onde gigantes do estilo, que vieram já dos anos 70, como Judas e Sabbath, e uma outra maravilhosa geração como Iron Maiden, Queensryche, Accept e outros, inclusive grupos de Hard Rock, tomaram de assalto rádios, canais de TV e os aparelhos de som de uma geração.  (English Version)

Pois aí está o POWERFULL, banda que tem o experiente Mario Pastore tomando frente, e foi criada com o propósito de fazer um Metal inspirado nos grandes anos 80, e é exatamente isso que o grupo nos entrega neste "Warrior Soul". Vemos aqui Pastore em excelente forma, quem acompanha mais de perto a sua carreira sabe da sua capacidade, e aqui mostra que ainda dá de relho em muito vocalista mais jovem (usando aqui uma expressão bem típica do Rio Grande do Sul! he he), que esquecem do feeling.

Pastore aqui encarna os anos 80 com maestria, em vocalizações que nos remetem aos nomes que marcaram o estilo, como Tate, Dio, Dickinson e Halford. E não poderia ser diferente, tal a proposta sonora.


Em um ataque de riffs e levadas, que trazem o peso e melodia típicos do Heavy Metal oitentista, temos 12 faixas, onde, após um breve intro, já somos pegos de cara pela rápida e feroz "Fireball", Speedy Heavy Metal de riffs rápidos, bateria alucinante e vocais altos; "Blue Beam" apresenta uma levada mais cadenciada, início com melodias tensas, pesadíssima, que remete ao Sabbath e ainda mais precisamente os seus nobres filhos do Candlemass. Possui riffs pesadões alternados por trechos mais melodiosos; "Believe" começa lenta, e climática, com Pastore nos perguntando na letra: "O que há com este mundo?", ela segue em uma levada cadenciada e cavalgada, e remete ao Queensryche clássico, inclusive pela linha vocal adotada por Pastore. Sonzaço!

"Reborn", inicia com uma melodia permeada por harmônicos e  linha de baixo marcante, os riffs e cozinha seguem aquela linha "cavalgada", bem típica oitentista, em um andamento meio tempo; "Warrior Soul", a faixa título, traz riffs que me lembram o Accept e algo de Iron, principalmente na linha vocal (aliás, falando em vocais, tem um trecho sensacional ali pelos 3 minutos), e aqui já percebo que vou ter que tecer comentários de todas as faixas, pois todas trazem riffs e refrãos marcantes, sem invencionices, somente Heavy Metal clássico, com muitos riffs, muitos solos, grandes refrãos e grandes vocais.

"Nightmares" é típica balada Heavy Metal, com guitarra acústica e teclados fazendo o fundo. Destaque para os vocais, que trazem bastante emoção, com Pastore mostrando, mais uma vez, sua versatilidade; "Screaming Inside" é carregada de fúria, andamento mais lento, com muito peso, onde a cozinha martela sem dó, com Pastore cantando com gana, inclusive com vocais rasgados e furiosos; "Tears of Sunday", talvez seja mais carregada de emoção, e por saber antecipadamente do que se tratava a letra (Pastore fala sobre a perda de sua mãe), imaginei que se trataria de uma balada suave, mas, pelo contrário, em vocais altíssimos no seu início, como se quisesse expulsar toda a dor que sentiu, o vocalista entrega uma performance transbordando emoção por toda a música. Uma faixa que segue uma levada mais lenta, mas traz peso, e além do destaque aos vocais, um solo solo inspirado e com doses de melancolia se mostra perfeito para a canção.


Logo após temos a instrumental e acústica "Spain", que traz ritmos hispânicos, tendo ao fundo cantos de pássaros e sons de água, um respiro de tranquilidade nessa mar de Heavy Metal clássico, e logo em seguida a Hard/Heavy "Angels of Light", carregada de melodia e andamento cativante. Fechando, temos a versão para "I Want Out" do Helloween, que havia sido gravada para um tributo que acabou não saindo, em uma versão bem próxima da original, mas com trechos com mais peso e bateria mais veloz. E Pastore manda muito bem, na sempre difícil tarefa de cantar alguma clássica canção do Helloween da era Kiske.

Termino aqui com o que perguntei no início da resenha: "Saudade de ouvir um Heavy Metal Clássico?". O Powerfull vai matar essa saudade, entregando o que prometeu, que era um álbum com a influência do Metal clássico dos anos 80, carregado de riffs e refrãos marcantes, muitos solos de guitarra e grandes vocais!

Texto: Carlos Garcia

Banda: Powerfull
Álbum: Warrior Soul (2016)
País: Brasil
Estilo: Heavy Metal
Selo: Independente
Assessoria: TRM Press

Oficial Facebook

Line-up
Mario Pastore: Vocais
Jones Jones: Guitarras
Vagner Gilabel: Bateria



Tracklist
01 - Intro – The Cave
02 – Fireball
03 – Blue Beam
04 – Believe
05 – Reborn
06 – Warrior Soul
07 – Nightmares
08 – Screaming Inside
09 – Tears of Sunday (Dedicated to Mother’s Nick)
10 – Spain (Instrumental)
11 – Angels of Light
12 – I Want Out (Helloween Cover)

   

Nenhum comentário: