sexta-feira, 2 de março de 2018

Jag Panzer: Heavy Metal Clássico Fiel às Suas Raízes



Digno representante do "American Heavy Metal", termo que se tornou usual para para descrever a sonoridade mais pesada - com aquele pé no Thrash, das bandas Norte Americanas de Heavy Metal - o Jag Panzer iniciou sua carreira lá no começo dos anos 80, recebendo forte influência da NWOBHM, junto a grupos como Metal Church, Helstar e Vicious Rumours. A banda teve sua trajetória prejudicada pelas constantes "implosões" de seu line-up, tanto que após o debut "Ample Destruction" (1984), voltando a lançar um trabalho somente em 1997, o "The Fourth Judgement", conseguindo manter-se fiel a sonoridade clássica, e seguindo assim, por mais alguns álbuns, destacando "Thane to the Throne" (2.000), e tendo novamente um hiato após "The Scourge of Light" (2011), com uma nova separação da banda. Curiosamente esse álbum até então havia alcançado as melhores posições na história do Jag Panzer.

Bom, o grupo ficou um tempo hibernando e retornou, fazendo novas aparições em festivais como o Keep it True, inclusive contando com membros da formação original, como o guitarrista virtuoso Joey Taffola e o vocalista Harry "Tyrant" Conklin, e logo surgiram informações de que a banda estaria trabalhando em um novo álbum, contando com integrantes da formação original, em contra partida também houveram comentários de que o grupo procurava um novo vocal.


As notícias sobre o novo álbum se confirmaram, inclusive com Tyrant nos vocais, além de Joey Tafolla (guitarras), Mark Briody (guitarras), Stjernquist (bateria) e Tetley (baixo), formando um line-up com integrantes da formação original ou que estiveram na banda nos anos 80, e com "The Deviant Chord" (2017), um novo trabalho do Jag Panzer vê a luz do dia.

A capa já dá uma boa impressão, com a arte do artista sérvio  Dosan Markovic trazendo elementos de ficção científica, com o personagem lembrando vilão Lagarto, inimigo do Homem Aranha. E as boas impressões não ficam só na arte de capa, pois "The Deviant Chord" traz o "American Power Metal" do Jag Panzer revestido por uma sonoridade mais atual, mas mantendo a chama daquela sonoridade clássica, inclusive a NWOBHM, e empolga logo na abertura com a veloz "Born of the Flame", onde saltam os olhos o trabalho das guitarras, com técnica e melodia, a cozinha consistente e o timbre característico de Tyrant, logo na sequência.

"Far Beyond all Fear" também empolga, com tradicionais riffs "cavalgados", guitarras gêmeas e grandes melodias no refrão; a faixa título é mais lenta e climática, iniciando com linhas acústicas, para crescer em seguida, com uma levada cadenciada, destacando os vocais altos de Tytant. Felizmente a ótima impressão segue por todo o disco.


O Jag Panzer construiu um álbum sem momentos fracos, realmente um excelente "retorno". Heavy Metal e Power Metal edificado por um belo trabalho de guitarras, tanto nos riffs como nos solos e melodias, e há de se destacar que Harry "The Tyrant" parece não sentir os efeitos do tempo, ao contrário, parece estar no seu melhor momento. O grupo também soube dosar as 10 faixas, alternando músicas com andamentos mais cadenciados, com outros mais rápidos, assim como power ballads e também canções que alternam trechos mais melodiosos, com mais pesados e moderados.

Entre as faixas que, além das duas iniciais, ao me ver também se sobressaem estão "Foggy Dew", canção tradicional irlandesa que a banda transformou numa, digamos, "War Metal" song, e que com seu ritmo marcial nos convida a cantar de punhos cerrados ao ar! "Long Awaited Kiss", uma power ballad, onde Tyrant mostra sua capacidade em criar linhas mais melodiosas e suaves, destacando também as linhas de piano e violino, cujo efeito foi emulado na guitarra.


"Fire of Our Spirit" é dinâmica e com belo trabalho nas guitarras, sempre com técnica e cuidado nas melodias. É um respiro de NWOBHM clássico em tempos atuais . Os coros no refrão dão um ar épico. E fechando com excelência, "Dare", canção com ares épicos, onde os andamentos cavalgados e melodias e licks das guitarras gêmeas mais uma vez se sobressaem. Na levada daquelas clássicas faixas épicas que fechavam os álbuns, coisa que o Iron Maiden fazia tão bem, e infelizmente desaprendeu.

Este retorno de vários membros das formações clássicas dos anos 80, funcionou muito bem, e em"The Deviant Chord", o Jag Panzer entrega Heavy Metal clássico, com um grande trabalho de guitarras e mostrando Harry "Tyrant" em ótima forma. Tem tudo para agradar em cheio quem já é fã, e também ao fã regular do Heavy Metal Tradicional, NWOBHM e American Heavy Metal.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Jag Panzer
Álbum: "The Deviant Chord" (2017)
País: EUA
Estilo: Heavy Metal, NWOBHM, American Power Metal
Produção: John Herrera
Selo: SPV/Shinigami Records

Adquira o álbum na Shinigami

Line-Up
Harry "Tyrant" Conklin - Vocais
Joey Tafolla -  Guitarras
Mark Briody - Guitarras & Keyboards
John Tetley - Baixo

Rikard Stjernquist - Bateria

Tracklist:
1. Born of the Flame
2. Far Beyond All Fear
3. The Deviant Chord
4. Blacklist
5. Foggy Dew
6. Divine Intervention
7. Long Awaited Kiss
8. Salacious Behaviour
9. Fire of Our Spirit
10. Dare



       

Nenhum comentário: