terça-feira, 13 de março de 2018

Wintersun: Uma Nova Viagem Epic/Folk



Formado inicialmente como um projeto paralelo de Jari Mäenpää (Enfiserum), o Wintersun acabou tendo um ótimo retorno, com seu auto-intitulado debut (lançado em 2004) sendo tratado por muitos como uma pérola do estilo, no caso o Folk Metal. Com o tempo, o projeto foi crescendo, e Jari recrutou músicos para as apresentações ao vivo e também formando uma banda "convencional", sendo que o debut foi todo composto e tocado por ele, com exceção da bateria.


Em 2012, o segundo álbum, "Time I", é lançado, sendo que já era planejada uma obra em duas partes, porém "Time II" não pode ser concluído, por não possuírem equipamentos e estúdio necessário para finalizar a obra. Jari fez um acordo com a gravadora que entregaria um novo projeto, e foi criada uma campanha para arrecadar fundos para construção de um estúdio para a banda gravar "Time II" e possivelmente os seus demais trabalhos.


Com o adiamento de "Time II", o terceiro álbum do Wintersun é "The Forest Seasons", anunciado em janeiro de 2017 e lançado no segundo semestre do mesmo ano, e com o título que lembra "The Four Seasons", de Vivaldi, mas não ligação nenhuma quanto a conceito ou sonoridade. 

Esta nova viagem Epic/Folk é dividida em 4 faixas (as quatro estações da floresta), e mesmo sendo um trabalho que traz as características conhecidas da banda, parece que, sendo uma espécie de "Plano B", acabou ficando aquém das expectativas, embora tenha seus bons momentos e qualidades.


A viagem Epic/Symphonic/Folk Metal do Wintersun transita também por elementos do Black Metal e incursões atmosféricas e melodiosas, e mesmo não tendo aquele brilho e criatividade dos antecessores, é um trabalho que serve para aplacar a sede dos fãs, já que havia a expectativa do lançamento de um novo álbum. As faixas vão trazendo atmosferas correspondentes às quatro estações, onde encontramos trechos extremos, pesados e densos, alternando com linhas sinfônicas e limpas, assim como os vocais, que transitam pelo limpo e gutural.


Um trabalho que pode decepcionar se a expectativa sobre ele for muito alta, já que era esperada a continuação de "Time I", e Jari vinha trabalhando intensamente nos últimos 5 anos, mas se você for apreciar o trabalho despido dessa expectativa criada, vai encontrar um álbum que vai manter o interesse se você for fã da banda, aplacando um pouco da ansiedade por "Time II". Agora, se você ainda não tem familiaridade, melhor pegar para ouvir os álbuns anteriores antes, para ter uma dimensão maior a respeito do trabalho de Jari Mäenpää, que sem dúvidas é um músico e compositor acima da média.

Resumindo, "The Forest Season" é um bom álbum, uma interessante viagem Epic Folk Metal e mística,  mas que ficou um pouco aquela sensação de que não recebeu o devido tempo de maturação, sendo uma transição ou preparação para "Time II", onde aí sim a responsabilidade sobre a banda e as expectativas estarão bem mais pesadas.

Texto: Carlos Garcia


01. Awaken From The Dark Slumber (Spring)
02. The Forest That Weeps (Summer)
03. Eternal Darkness (Autumn)
04. Loneliness (Winter)






Nenhum comentário: