domingo, 10 de junho de 2018

JEV: Com a Alma do Hard Rock 80's


Formada em 2012, inicialmente com o nome de Jevally (junção das palavras Jerusalém e Vally), e após abreviado para JEV, o grupo de São José dos Campos (SP), podemos dizer que faz parte desta interessantíssima nova safra do Hard Rock brasileiro, onde podemos citar nomes como Adellaide, Marenna, Gueppardo, Sioux 66, além do retorno do excelente Silent.

O quarteto apresenta em seu debut homônimo, lançado via Urca Music/Warner Chapell, um álbum com produção sonora muito boa, mixagem e masterização bem feitas, com os instrumentos e vozes bem balanceados, mas sem deixar tudo limpinho demais, pois podemos notar uma pegada mais orgânica e direta no decorrer da audição.

Logo de cara, na primeira faixa, "Driver", pude sentir uma influência do Hard 80's, principalmente Mötley Crüe, pois os vocais de Hebert me lembraram bastante Vince Neil, tendo várias nuances características do vocalista, e claro, comuns a outros da época. Possui alguns exageros? Possui, mas nada muito além do que estamos acostumados dentro do estilo. A sonoridade também segue por essa linha, mas sem soar datado ou como uma produção da época, tendo algumas incursões mais modernas, alguns efeitos eletrônicos, que às vezes achei desnecessários (como a vinheta "Syren", bem irritante) mas nada que comprometa. 


Esta estreia possui muito mais acertos do que arestas a serem aparadas, como por exemplo a arte da capa, a qual o grupo deveria ter dispensado uma atenção maior, certamente o álbum teria me passado despercebido se não tivesse uma informação prévia sobre a banda, pois parece uma capa de uma banda de música pop modernosa ou eletrônica. Ok, quem sabe eles quiseram fugir do lugar comum da arte de capas de Hard Rock, mas não acertaram a mão aí.

Quanto às músicas, conforme já falei acima, a primeira música, após a intro "The Racing", é "Driver", e é um ótimo cartão de visitas, remetendo de imediato ao Mötley, principalmente dos primeiros álbuns, com aquela sonoridade mais crua e pesada; "Move it On" mantém a pegada e a boa impressão, em um andamento mais acelerado e doses de groove.


Dentre as 8 canções (das 10 faixas, temos 2 vinhetas), as quais seguem essa linha Hard 80's, com essa pegada com certa crueza e peso, destaco ainda a "Your Look", que traz melodias mais pegajosas, um riff marcante no início, com o uso bem legal do Wha-Wha. Provavelmente o refrão mais marcante do álbum, e um trabalho mais lapidado de guitarras, alternando riffs e dedilhados; e claro, a tradicional balada não faltou; "When is Love" é muito bem construída, com todas as características que o fã do gênero adora, e ainda o ritmo cativante de "Over this Time".

Muito boa estreia do JEV, mostrando bom potencial, boa produção, sendo indicada a fãs de Hard Rock na linha, principalmente do Mötley Crüe dos primeiros álbuns, e também grupos como Cinderella, Pretty Boy Floyd e Ratt. Claro, alguns detalhes a melhorar, mas a experiência deste primeiro debut e a estrada sempre são grandes lições, potencial eles possuem, resta saber se terão maturidade para aproveitar as experiências, evoluir e não ser apenas mais um nome a ficar pelo caminho.

Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação
Assessoria: Rômel Santos

Ficha Técnica:
Banda: JEV
Álbum: JEV (2017)
Estilo: Hard Rock
País: Brasil
Produção: Glauber Ribat
Co-Produção: Hebert Davis
Selo: Urca Music/Warner Chapell


Line-up *:
Hebert Davis: Vocais
Cleiton Soman: Guitarra
Allan Tavares: Baixo
Jéssica: Bateria
 (* Line-up que gravou o álbum, atualmente o grupo conta, além de Hebert e Jéssica, com Fredy Müller e Igor Henrique nas guitarras)

Tracklist
The Racing
Driver
Move it On
Syren
Wildest Youth
Your Look
When is Love
Heaven
Over this Time
Everytime I’ll Loose my Mind (Long Live Rock and Roll)


     

Nenhum comentário: