domingo, 5 de abril de 2020

Ron Coolen: "Rise" Projeto Reúne Nomes Como George Lynch, Göran Edman, Keith St John e Muitos outros


Ron Coolen é um músico multi-instrumentista holandês, que, segunde ele, por volta de 1978, ao ouvir "Whole Lotta Rosie" do AC/DC sua paixão pela música começou, e nunca mais mudou. O jovem Ron viu o nascimento da NWOBHM, a explosão do Iron Maiden e do outro lado do oceano, na America, surgiam nomes como Riot e Metallica. A partir daí, se iniciou também como músico, primeiramente na guitarra, mas depois partindo para a bateria, passando por diversos projetos e bandas covers.

Ron também faz um trabalho humanitário louvável, pois abraçou a causa do guitarrista Jason Becker, que em 1993 foi diagnosticado com um raro tipo de ALS, que foi lhe tirando os movimentos, então em 2008, quando correu a maratona de Nova Iorque, e a exemplo de outros atletas participantes, resolveu correr por caridade, e escolheu a causa de Jason.

Ron Coolen
Desde então, sempre vem ajudando a fundação Jason Becker, inclusive co-organizando um festival na Holanda. Ron também teve um programa de rádio em uma estação holandesa, e através dele fez muitos amigos e contatos, o que lhe ajudou a conseguir brindes para ajudar a arrecadar fundos para ajudar Jason.

E agora em 2020 Ron Coolen realiza um sonho, lança o álbum "Rise", fruto da sua vontade em criar suas próprias músicas, desde que voltou a se dedicar a guitarra, e com a ajuda de diversos dos amigos que fez no mundo da música, conseguiu reunir um time respeitável de convidados neste trabalho, desde nomes consagrados como George Lynch, Göran Edman (Malmsteen, Brazen Abbot, Kharma e muitos outros), o vocalista Keith St. John (Burning Rain, Montrose) e Chris Amott (Arch Enemy) a nomes ascendentes como o jovem prodígio da  guitarra Joey Conception (atualmente no Sanctuary).

Ron iniciou a composição de "Rise" alguns anos atrás, se encarregou de diversos instrumentos, bateria, baixo, teclados, guitarra base e até arriscando alguns solos, fazendo um trabalho de respeito! Com a parte lírica, teve ajuda principalmente de Keith St John e de Francoise Vaal, parceria de projetos anteriores.

George Lynch
O álbum foi gravado em dois estúdios na Holanda, e os vocais e guitarras solos em diversos outros estúdios, nas cidades e países dos vários convidados que aparecem no disco. A produção e masterização final foi feita por Hans Pieters, músico, engenheiro de som e produtor que trabalhou com bandas como After Forever, Sinister, Epica e outros.

"Rise" é um álbum calcado principalmente no Hard Rock e Heavy Metal clássicos, mas em alguns momentos apresenta elementos mais modernos, algo de Metal Extremo e até Prog.

Os elementos principais, o Hard e Classic Rock, já pode ser percebido na abertura, e primeiro single, "Big Devil Data", de levada cadenciada e pesada, com nuances Classic Rock e Hard Rock, excelentes solos, a cargo de Thorsten Koehne (Eden's Curse) e com Keith mostrando seus dotes vocais, os quais lembram muito dos vocalistas do Hard e Classic Rock 70's.


E realmente, algo a se destacar no álbum são os excelentes vocais de Keith e o belo trabalho nas guitarras solo, com caras de muito talento e técnica, como Thorsten, Joey Conception, Stéphan Forté (Adagio), Christopher Amott e a lenda George Lynch.

Temos também momentos com Hard Rock com aquele groove e malícia 80's, como em "Too Late to Surrender" ou "Sin City", que tem como destaque as guitarras de George Lynch, esbanjando classe e técnica.

Mas não é só Hard Rock e Classic Rock,  também podemos encontrar elementos mais modernos, como em "Kill, Kill, Kill", uma faixa com bastante peso e agressividade, tendo passagens bem velozes alternando vocais altos e limpos e alguns guturais. Os vocais principais aqui ficaram por conta de Sam Walters, do Driven Mad, dos EUA.. "From Your Mouth", também segue uma linha mais moderna, com mais agressividade e alguns vocais guturais.

Keith St John
"Selfishness", que fecha o álbum, merece destaque, com sua levada cadenciada, jeitão épico, bons solos de guitarra e teclado e os vocais do grande vocalista sueco Göran Edman.

Em resumo, um bom álbum de Hard Rock e Metal, onde as ideias e produção estão bem resolvidas e coesas, trazendo momentos bem interessantes e boas músicas, não se limitando a somente ter nomes conhecidos como atrativo, ou seja, os participantes contribuíram em muito para complementar as ideias de Ron Coolen, e o conjunto todo funcionou muito bem. 

Além de um bom álbum, é muito interessante acompanhar as letras e as partes que cada um dos músicos participa, e tem muitos mais que não citei acima, é um exercício bem legal você ouvir e ir descobrindo outros nomes interessantes que participaram do projeto, quase que como catar easter eggs! 

Ron Coolen
Ah, vale lembrar que parte da renda com as vendas do álbum físico e streamings vai para a fundação Jason Becker. Bela atitude!

Texto: Carlos Garcia


Confira o site oficial para mais informações e adquirir o álbum:

Saiba mais sobre a Jason Becker Charity

Tracklist:

1. Big devil data
2. White Summer
3. Too late to surrender
4. Sin City
5. Gotta shoot your devils down
6. Ashes to Ashes
7. Paradise
8. Kill Kill Kill
9. Rise
10. Stories
11. From your mouth
12. Selfishness


Nenhum comentário: