quarta-feira, 22 de abril de 2020

Dust Commando: “A banda está mais pesada do que jamais esteve, disto eu tenho certeza”


Entrevista por: Renato Sanson


Músico entrevistado: Thiago Rabuske (vocalista/guitarrista) – Banda: Dust Commando de Taquari/RS.

Em 2015 a Dust Commando lançou o seu Debut – “Chaos Lives In Fur” – onde colocaram a banda em ótima relevância no cenário underground. Três anos depois tivemos o tão aguardado EP “Between Chaos And Grace”, que musicalmente era mais que um passo além, mas a consolidação de sua musicalidade e qualidade. Porém, as coisas não andaram tão bem assim, poderia nos falar a respeito desta pausa onde a DC estava em crescimento constante?

Bom, a Dust Commando teve diferentes problemas com a formação, basicamente. Diferenças entre estilos, objetivos, projetos, tudo pesou para pausa que fizemos acontecesse. Além disto, um forte desânimo com produtores que nem os custos de viagem da banda queriam pagar, muitos parceiros que muitas vezes não retribuíram o que fizemos por eles, acabaram por desgastar nossa capacidade de permanecer na luta. Apesar disto, lançamos em 2017/18 um álbum demo, chamado "Grace through disrupt", que está anos-luz à frente dos dois primeiros trabalhos em matéria de composição, e que também teve lançado junto um minidocumentário sobre o processo de composição do mesmo. Mas o maior fator para a pausa foi o financeiro: após eu me tornar pai, já não podia mais arcar com os enormes prejuízos que de regra tínhamos.

As mudanças de formação também afetaram o grupo neste meio tempo. Como foi lidar com essas inconstâncias?

Foi uma M*** (risos). Mas a formação atual eu acredito ser muito consistente, coesa, o que me faz feliz por não depender de integrantes que não têm o mesmo tesão pela música que nós temos.


Um novo material está para chegar. O que podemos esperar?

Peso como nunca fizemos, mais melodia do que já fizemos, letras cada vez mais críticas e posicionadas, camadas e camadas de riffs, vocais mais agressivos e por vezes mais melódicos do que antes, além de um aprofundamento no que diz respeito a temas escolhidos.

Uma nova formação chega, e seria impossível não mencionar a saída de Felipe da bateria (considerado por muitos um dos melhores bateristas do RS) que agora é guitarrista, e a entrada do experiente e não menos talentoso Fabio Longaray  – ex - Balde de Sangue – nas baquetas. Como está sendo este novo momento?

A banda está mais pesada do que jamais esteve, disto eu tenho certeza. O Felipe é também um exímio guitarrista, tendo acrescentado uma complexidade nas composições e na execução que ajudou a elevar nossa música a outro patamar.


A Dust Commando vinha em uma crescente e tanto, ganhando seu espaço dentro e fora do Rio Grande do Sul. Como foi parar as atividades em um momento tão especial para a banda em si?

Muito difícil, muito pesado. É o sonho da minha vida, esta banda. Mas chegou um momento em que precisávamos parar - e foi algo positivo, pois estamos voltando muito mais fortes em todos os sentidos.

Musicalmente falando, o que teremos daqui para frente?

Mais abertura a estilos diferentes, mas também mais foco no peso. Além disso, como falei antes, mais posicionamento, ou seja, letras com teor crítico mais aguçado e sem medo de tocar o dedo na ferida.


Ter um estilo definido nunca foi a praia de vocês, sempre em busca de uma sonoridade própria e livre de rótulos. As novas composições caminham em qual direção?

Estamos cada vez mais pesados, em direção ao que o metal mais atual anda nos trazendo. Posso dizer que, além das influências de sempre (Sepultura, Pantera, Black Sabbath), agora pode-se ouvir coisas diferentes nas referências, como Gojira, Jinjer, Meshuggah, mas com uma pegada diferente em cada composição, como gostamos de fazer.

OUÇA O DEBUT CLICANDO AQUI
OUÇA AQUI

Links:
https://www.youtube.com/channel/UCZgqs_oIWdHRJvJFvaeg-0A/videos


Formação:
Thiago (vocal/guitarra)
Felipe (guitarra)
Gabriel (baixo)
Fábio (bateria) 

Nenhum comentário: