sábado, 18 de julho de 2020

Cerberus: "Não existiria nada no Metal se não existisse o público"

Entrevista por: Renato Sanson


Músico entrevistado: Nicolas Cardoso (vocalista) – Banda: Cerberus de Torres/RS


2015 foi o ano de lançamento da Demo “Legacy”. O material trouxe uma boa resposta do público?

Agradeço ao Road To Metal por essa oportunidade e desejo que continuemos muito fortes nessa luta pelo Heavy Metal Tradicional. Nós saudamos vocês! Bom, o que eu posso te dizer sobre tua pergunta é aquilo que ouvimos da boca das próprias pessoas nos pós SHOW descendo dos palcos. TODOS sempre trouxeram críticas incríveis. Não houve um show sequer que não tenhamos sido abordados pelas pessoas e parabenizados como a melhor banda que tocou no evento daquela noite. Em nossas apresentações, enquanto nossa intro toca, nos reunimos fechados em círculo em cima do palco, nós quatro, um olhando na cara do outro, e reafirmamos para nós mesmos que vamos fazer o melhor show que aquelas pessoas vão ver na noite. Não admitimos nos apresentar ao vivo sem chutar bundas. Enquanto tocamos ao vivo nós gostamos de olhar no olho de cada um lá em baixo, de fazê-los sentir o que sentimos. Não existiria nada no Metal se não existisse o público, eles são brutais. São tudo para nós!

Se alguém nos acha ruim ou não curte o som nunca veio me dizer. Até porque se alguém não gostar do que fazemos não daremos a mínima. Continuaremos fazendo o que acreditamos independente de críticas. É assim que o verdadeiro Metal deve ser.



Lembro que nesta época o material foi gravado exclusivamente para a banda Hibria levar junto para a sua turnê asiática. Como surgiu está oportunidade?

Eu, Nicolas Cardoso, aprendi tudo que sei em matéria de voz com o Iuri Sanson (ex-vocalista do Hibria). Somos amigos e ele como um dos melhores seres humanos que já conheci na época comentou comigo da viagem que eles fariam, me oferecendo a oportunidade de levar alguns CD's nossos para o público e produtores japoneses. Os retornos foram bem interessantes! Somos orgulhosos de termos uma bandeira fincada em terras asiáticas. Na nossa Demo a produção das vozes foi feita pelo Iuri, e tem até algumas vozes dele lá. Prêmio para quem descobrir aonde.


São dez anos de estrada e de tributo ao Dio a Cerberus passou ao som autoral. Como foi está transição?

Faz dez anos do nosso primeiro show no Steel Festival em Criciúma - Santa Catarina. Temos orgulho de termos sido figurinha carimbada neste que foi o maior evento de Metal do extremo sul catarinense. Não é qualquer evento que tem mais de cinquenta edições além de realizações MENSAIS! Tu conheces algum produtor que organizou perto de 12 eventos underground num ano? O Geni - Produtor do STEEL FESTIVAL e owner no selo mais brutal que existe no Brasil, o RAPTURE RECORDS - é o cara! Somos muito gratos a ele! Assim como não é qualquer banda que tem dez anos DE PALCO. Ensaiar na garagem e brincar em frente ao computador não conta! Somos uma banda de verdade e não uma banda de estúdio ou internet. Nosso lugar é na estrada! Com a galera!

Sobre o processo de composição foi algo bem natural. Nós fazíamos covers variados de clássicos do Heavy Metal nos primeiros anos, mas DIO sempre foi uma paixão de todos na banda, performamos com orgulho alguns shows como TRIBUTO AO DIO (maior vocalista que já caminhou sobre a terra) e isso realmente colaborou muito para formar nossa identidade. Honestamente eu desconfio que o nosso guitarrista deveria fazer um teste de DNA (esse cara deve ser filho do Tony Iommi), ele simplesmente pega a guitarra e solta riffs incríveis um atrás do outro. Felizmente temos essa vantagem, os sons geralmente vêm dos riffs do Cristian Nunes e eu meto voz e letra em cima, depois aprumamos os outros instrumentos e linhas complementares. Nós temos músicas compostas desde 2010, temos material que acabou não indo para a Demo que foi composta e que vai performar no nosso CD full deste ano.


O retorno da Demo e das apresentações fizeram a banda seguir em outro nível, já que neste período realizaram aberturas importantes como Dr. Sin e Paul Dianno, certo?

Sim de fato a Demo abriu muitos caminhos. Tivemos o prazer de abrir o maior show de Metal que já existiu em nossa cidade natal, Paul Dianno, além de termos sido convidados para abrir o show de encerramento do Dr. Sin pela própria organização do evento.

Tivemos um retorno bem legal sobre a DEMO LEGACY dos irmãos Busic e do Edu. Os caras adoraram! Entregamos cópias em mãos para eles e o Edu (maior guitarrista brasileiro) autografou a guita do Cristian Nunes. Temos contato até hoje.


Algo que chama a atenção na Cerberus é a estabilidade em sua formação. Neste período ativo vocês tiveram apenas uma troca de integrante!

Sim! Nós acreditamos na longevidade e estabilidade das bandas como um fator determinante para uma melhor sonoridade. Ter uma banda por muitos anos é difícil, mais difícil ainda é mantê-la unida. Nós tivemos dois outros baixistas além do atual, Rodrigo, infelizmente o nosso primeiro baixista decidiu ir tocar Hard Rock e o segundo casou-se e mudou de cidade. Pretendemos morrer com essa formação.


Em relação ao Debut, já temos uma previsão de lançamento? Como estão as gravações do mesmo?

Entraríamos em estúdio no começo do ano, em março. Era quando o produtor do estúdio teria agenda livre para nos receber. Mas devido ao Covid-19 paralisamos os trabalhos e reajustamos a data para dezembro deste ano. Estamos sujeitos a questão global, mas o tempo está ao nosso favor, é como fazer um bom vinho, quanto mais tempo passar mais brutais as músicas ficarão. Algumas músicas estão totalmente prontas e outras estamos em fase final de produção de guias para a gravação profissional.


A Cerberus executa um Heavy Metal Tradicional forte e intenso. Remetendo a grandes nomes do estilo como Grave Digger e Manowar. Em termos líricos qual será a influência e direcionamento para o primeiro álbum oficial?

Nós temos uma grande influência em toda a escola de Heavy Metal Tradicional. Os supracitados obviamente compõem posição elementar na nossa identidade, mas não dá para deixar de fora Accept e Judas Priest. Estão enganados aqueles que pensam que apresentamos tudo que sabíamos fazer no nosso DEMO CD. O nosso álbum de estreia será GRANDIOSO, PODEROSO E BRUTAL!


Links:


Nenhum comentário: