sábado, 4 de julho de 2020

Noldor: “Acredito que nenhum horror consegue ser tão brutal quanto os criados por nós mesmos”


Entrevista por: Renato Sanson


Músico entrevistado: Patrick Marçal (one-man-band) – Projeto: Noldor de São Paulo/SP


São cinco álbuns de estúdio e uma proposta sonora voltada ao Death Metal Melódico. Conte-nos sobre a trajetória da Noldor até o presente momento.

A Noldor desde o começo eu imaginei dentro do gênero death metal melódico, até por questões de influencias, é um gênero bem flexível, você pode adicionar riffs e grooves pesados sem deixar de lado os refrões com melodias mais “grudentas”.

Essa ideia partiu quando eu estava no colégio ainda, em 2014, não encontrava ninguém para montar uma banda, e então decidi fazer tudo sozinho mesmo, eu sempre tive contato com softwares de produção musical, então não foi algo tão complicado no inicio.

O primeiro álbum teve um feedback legal e então decidi continuar a compor, mesmo tendo algumas dificuldades com mixagem e masterização que parecia um bicho de 7 cabeças para mim na época, eu fui seguindo essa trajetória até a sonoridade que a Noldor se encontra hoje, não só na produção, mas em composição também, busquei sempre manter uma característica para não perder a originalidade da proposta inicial.


A Noldor é uma one-man-band. Quais as facilidades e dificuldades de manter o projeto sendo capitaneado por apenas um músico?

Acaba sendo mais fácil registrar as ideias quando você não depende unicamente de um estúdio, o grande problema são os equipamentos, a evolução da qualidade de gravação de cada álbum depende muito do equipamento que você tem naquele momento, muitas vezes isso compromete o resultado final e atrasa o lançamento das musicas.


“Banned from Light” é o mais recente trabalho da Noldor, trazendo grandes composições e estruturas cheias de feeling. Como se deu o processo criativo do mesmo?

Grande parte das musicas saíram de forma espontânea, eu sempre costumo tocar e gravar as ideias, eu deixo a estrutura principal pronta e vou adicionando o que falta até levar as musicas para o software de mixagem para o resultado final, compor é um processo prazeroso e de momentos, eu sempre aproveito para criar algo quando sinto vontade e então guardo as musicas para um uso futuro.


Como está sendo a repercussão do álbum em si?

Está sendo uma surpresa, eu não esperava um feedback tão incrível sobre este trabalho, isso me motiva a continuar e evoluir como musico, o apoio do público é muito importante e influencia bastante no trabalho do artista, só queria agradecer a todos que estão apoiando, divulgando e ajudando esse projeto de alguma forma, vocês são demais!


Em termos líricos a Noldor aborda em suas letras transtornos psíquicos e a complexidade mental dentro de nós. Comente mais a respeito.

Eu sempre tento trazer letras com duplo sentido, tanto oculto, quanto interno, você pode interpretar de forma apocalíptica, mas também como uma guerra interna, todos nós lutamos contra nossos demônios todos os dias, e quem tem distúrbios psíquicos passa por isso em dobro, o que eu imagino em minhas letras quando eu escrevo, são as 2 faces da destruição humana, os dois lados da moeda, o seu fim pode ser por causas externas, mas também por si próprio. Acredito que nenhum horror consegue ser tão brutal quanto os criados por nós mesmos, para muitas pessoas a mente é o próprio pesadelo.


Estamos atualmente assolados pela pandemia, o que isso implicou nos projetos musicais?

A pandemia atingiu os músicos de forma inesperada, eu tinha feito uma reserva para melhorar o home-studio, infelizmente tive que pausar e usar a reserva para outros fins.

Na questão de shows e eventos, eu tinha algumas apresentações com a Hardgainer e uma possível continuação no processo de gravação da Neshamot, ambos foram adiados e estão parados, sem shows, sem ensaios... É complicado, mas espero que fique tudo bem no final, a arte não pode parar.


Existe a possibilidade da Noldor se tornar uma banda completa para shows em um futuro próximo?

Sim, com certeza, estou amadurecendo essa ideia e fazendo mais amizades no meio musical dentro do estilo, provavelmente isso ocorra em breve.


Links:

Streamings:


Nenhum comentário: