segunda-feira, 20 de março de 2023

Sonata Arctica – 15/03/23 – Bar Opinião – Porto Alegre/RS

Cobertura: Renato Sanson

Fotos: Uillian Vargas

Três anos se passaram após o primeiro anuncio da tour de 25 anos dos finlandeses do Sonata Arctica. Isso devido ao Covid-19 e seus impactos globais. Porém, finalmente em 2023 a banda conseguiu desembarcar para a sua turnê Sul-Americana e Porto Alegre não ficou de fora.

Mas antes, tivemos como open act a banda paulista Firewing, que está acompanhando o Sonata nesta tour e divulgando o seu Debut “Ressurrection” (21). A proposta é um Metal Melódico com bons toques de Prog e Heavy Tradicional, com linhas bem marcantes e melodias que grudam. A banda como um todo é extremamente competente no que se propõe e deixaram uma ótima impressão aos gaúchos.

O som do Firewing também estava ótimo, uma produção bem profissional o que deu ainda mais impacto para a apresentação.

21h em ponto as luzes se apagam e a intro clássica do Sonata Arctica ecoa nos PA’s ao som de “Bright Side of Life” do Monty Phyton, com uma ambientação belíssima na cor azul, um a um dos músicos vão subindo ao palco e despejam logo de cara “The Wolves Die Young” para o público ir a loucura.

Mesmo se passando três anos desde a primeira data marcada, o Bar Opinião recebeu um excelente público, mostrando o quanto os fãs do Sonata são fieis e deixando a banda mais que contente ao ver a casa cheia.

Mantendo os clássicos da atualidade, tivemos em sequência “The Last Amazing Grays” e “Storm the Armada” e mostra o quanto os finlandeses se renovaram com o passar dos anos, não se prendendo mais ao Power Metal do passado, mas adicionando diversos elementos a sua musicalidade e angariando novos fãs pelo mundo.

O tempo acaba sendo implacável e é visível na banda que aqueles jovens despretensiosos de outrora estão com traços avançados da idade e de sua rotina intensa de shows, mas é nostálgico quando Tony Kakko joga suas linhas vocais e me remete aos meus anos áureos de adolescência, e se torna emocionante estar ali podendo reviver mesmo que por alguns instantes momentos tão bons.

Atualmente o Sonata Arctica é formado por: Tommy Portimo (bateria), Henrik Kingenberg (teclado), Pasi Kaupinen (baixo), Elias Viljanen (guitarra) e Tony nos vocais. Uma formação já estabilizada a alguns anos o que traz maior segurança e entrosamento ao vivo.

Porém, não posso deixar de mencionar um ponto em questão, que foi a qualidade sonora da apresentação, que estava nítida, mas extremamente alta e com os teclados sobrepondo as linhas de guitarra. Por algum momento ficou claro o desconforto de Elias, pois parecia que nem ele mesmo estava se ouvindo.

Não sei o que acontece nos shows da banda, mas é a segunda vez que os vejo ao vivo e o mesmo problema persiste. Pois vamos concordar, um dos grandes destaques do Sonata sempre foram os riffs e os solos que se diferenciam ao meio de toda a camada sinfônica e que levou os caras a ganharem o mundo. Quando iniciaram “Kingdom for a Heart” e “Black Sheep” (surpresa no setlist) ficou aquela sensação de vazio, pois não conseguíamos ouvir os riffs e os solos incríveis destes dois clássicos.

Mas momentos marcantes não faltaram como em “Fullmoon”, “I Have a Right”, “The Cage” e a belíssima “Tallulah”.

Ao final Tony falou sobre toda essa questão da pandemia e esses três anos de espera que não foram fáceis para eles também. Seja pela duvida de como o mundo artístico seguiria e pela questão de saúde dos fãs e familiares. Se demonstrou muito emocionado e feliz pelos fãs não terem desistido e segurado os seus ingressos até o momento de revê-los. No mínimo sensacional as palavras, o que arrancou ainda mais aplausos. Por mais que não seja o melhor vocalista do mundo ao vivo ou tenha a melhor das performances, Tony é extremamente carismático e ganha os fãs pela sua simplicidade e simpatia.

Mais um show do Sonata é concluído em solo gaúcho e deixa claro que aqui é parada obrigatória dos finlandeses em suas próximas turnês. Um ótimo show, um ótimo público e mais uma bela noite de Heavy Metal na capital gaúcha.

Setlist:

01 The Wolves Die Young

02 The Last Amazing Grays

03 Storm the Armada

04 Paid in Full

05 Sing in Silence

06 Kingdom for a Heart

07 Caleb

08 Closer to an Animal

09 Black Sheep

10 Broken

11 I Have a Right

12 Tallulah

13 FullMoon

14 The Cage

15 Don't Say a Word

 

 

Um comentário:

Lucas Duarte disse...

Uma linda noite sem dúvida 😍
Muito obrigado FireWing 🤟🏻
Muito obrigado Sonata Arctica <3 😍