Em 2017 o quarteto formado por vocalistas de quatro nacionalidades, Clémentine Delauney (França), Anna Brunner (Alemanha/EUA), Marina La Torraca (Brasil) e Amanda Somerville (EUA), se uniram para formar o EXIT EDEN, e com seu álbum “Rhapsodies in Black”, de 2017 (lançado pela gravadora austríaca Napalm Records), provaram como o peso do Rock e Metal sinfônico pode andar de mãos dadas com a música pop.
Vestindo hits conhecidos do Pop e Rock em uma paisagem sonora ainda inédita, evocando mais do que apenas um simples álbum de covers, deram uma roupagem bem própria de músicas de artistas como Rihanna, Madonna, Lady Gaga, Bonnie Tyler, Backstreet Boys e outros. O disco inclusive ficou em 15° nas paradas da Alemanha, além de receber excelente repercussão nas publicações e entre os fãs de Rock e Metal no restante do mundo.
Agora, mais de seis anos depois, EXIT EDEN está de volta com seu segundo álbum, e faz jus ao que diz no release, que o trabalho está aí para ilustrar a força e o empoderamento feminino, ao mesmo tempo que é apropriadamente intitulado “Femmes Fatales”.
Agora atuando como um trio, pois Amanda Somerville não está mais na banda, o novo álbum do EXIT EDEN segue o caminho de seu antecessor já que contém seis versões cover de hits famosos, mas desta vez também apresentam composições próprias, e uma delas foi escolhida como single, “Run!”, com Marko Hietala como convidado. A música tem melodias folk, e me remeteu a Nightwish, ainda mais com o Marko cantando.
Clémentine |
Com uma exceção (“Dying in my Dreams”, co-escrita por Marina La Torraca), as cinco canções originais restantes foram trazidas à vida por Anna Brunner e Hannes Braun (Kissin’ Dynamite).
O álbum foi lançado dia 12 de janeiro, e as versões estilo “Exit Eden” desta vez são para os seguintes hits: “Separate Ways” (Journey), “Poison” (Alice Cooper), “Alone” (Heart), “Kayleigh” (Marillion), “Desanchantée” (Mylène Farmer), esta cantada em francês, e “It’s a Sin” (Pet Shop Boys), e podemos ver aí uma tendência a mais versões de hits Rock/Hard do que de Pop.
Marina |
A mistura de melodias e refrãos pegajosos, embalados ao Symphonic Metal e aliados às ótimas vozes, cada uma com suas peculiaridades, fazem de “Femme Fatale” um álbum muito legal e agradável de ouvir.
Sobre as versões, gostei bastante da “It’s a Sin”, que já recebeu muitas outras versões Metal, porém esta das meninas ficou mais cativante e poderosa, principalmente nas variações vocais; “Kayleigh”, a linda balada do Marillion, recebeu roupagem Symphonic bem legal, destacando também o trabalho vocal; “Separate Ways”, que também foi o segundo single/vídeo, recebeu uma versão com a cara e proposta das meninas, e que caiu bem legal com as melodias fantásticas desse clássico.
Anna |
Resumindo, todas as versões receberam versões com a proposta do Exit Éden, funcionaram até melhor que muitas do álbum anterior, e não “estragaram” nenhuma das músicas.
E as músicas inéditas, estão muito bem feitas. Não espere muito peso ou trechos agressivos (achei legal não caírem na ciranda de dar aquela cara moderninha, colocando vozes guturais), mas melodias atrativas, agradáveis aos ouvidos e bom trabalho com as vozes de cada uma, o que ainda poderá ser muito mais explorado.
Destaque para a já citada "Run", a faixa título, com o trio mostrando suas características vocais em um Symphonic Metal explosivo, melodioso e com detalhes bem colocados, como o trecho sussurrado em francês, que dá um ar sensual, e o solo muito legal, mostrando que se cercaram de ótima equipe; e a agradável e suave "Elysium"
Podemos colocar como uma das melhores coisas do Symphonic Metal atualmente, uma banda com um potencial para se transformar no projeto principal das meninas, que mesmo como trio, e perdendo uma voz e experiência de uma Amanda Somerville, não perdeu força e brilho. Um dos lançamentos mais legais deste início de ano. Respeita as gurias!
Texto: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação
Banda: Exit Eden
Álbum: "Femmes Fatales" 2024
Selo: Napalm Records
TRACKLIST
01 Femme Fatale
02 It's a Sin (Pet Shop Boys)
03 Run! (feat. Marko Hietala)
04 Separate Ways (Journey)
05 Buried in the Past
06 Désenchantée (Mylėne Farmer)
07 Dying in my Dreams
08 Poison (Alice Cooper)
09 Alone (Heart)
10 Hold Back Your Fear
11 Kayleigh (Marillion)
12 Elysium
Nenhum comentário:
Postar um comentário