domingo, 10 de março de 2024

Cobertura de Show: Rotting Christ – 29/02/2024 – Carioca Club/SP

A lenda grega do Black Metal, Rotting Christ, retornou mais uma vez ao Brasil para celebrar seus 35 anos de carreira com a turnê latino-americana “35 Years Of Evil Existence”.

Liderada pelo carismático vocalista e guitarrista Sakis Tolis, e também composta por seu irmão Themis Tolis, além dos músicos de turnê Kostas Heliotis (baixo) e Kostis Foukarakis (guitarra), o Rotting Christ é conhecido por sua abordagem inovadora, incorporando elementos de folk e até gótico em sua música obscura.

Com uma discografia rica e influente, a banda possui uma boa base de fãs leais ao redor do mundo, e isso constata-se com a grande presença do público – pessoas de todas as gerações vindo até de outros estados – em meio a uma quinta-feira mágica que ocorreu no Carioca Club.

Antes de começar o show, o fundo do palco mostrava o logo da banda, porém, algum tempo depois, foi substituído pelo número 666 em grego: Χ Ξ Σ. Sem abertura e marcado para começar às 20:30, o show começou em ponto e com a banda sendo ovacionada ao som da intro de “Χ Ξ Σ (666)”, animando os que se aglomeravam para ficar mais perto do palco. 

Com todos erguendo os punhos para cima, executaram “P'unchaw kachun/Tuta kachun” com agradecimentos do Sakis pelo apoio nestes 35 anos no final; a cadenciada “Demonon Vrosis” veio para apaziguar os ânimos. Um ponto que merece ser destacado aqui é a qualidade sonora, pois estava impecável desde o inicio.

Dando continuidade, “Kata Ton Daimona Eaytoy” teve como destaque a bateria impiedosa de Themis Tolis. Sob os gritos de guerra de “Apage Satana”, Sakis interagiu fazendo o famoso sinal do Baphomet, o baixista Kostas Heliotis e o guitarrista Kostis Foukarakis ajudaram nos backings e também se interagiram e agitaram bastante. 

Em seguida, tocaram a épica “In The Name of God”, que levou todo mundo à loucura. Sakis se mostrou satisfeito com o que viu, e com isso executaram em primeira mão “Pix Lax Dax”, uma bela música que estará no próximo álbum, “Pro Xristoy”, a ser lançado em 24 de maio de 2024.


O repertório também passou por fases mais antigas, começando com “King of a Stellar War”, onde pode ouvir o ótimo trabalho de percussão de Themis, com direito a um grande coral no meio da dela, culminando no ponto alto do show; “Archon” fez abrir uma imensa roda e pescoços não foram poupados.

Os clássicos chegaram com “Non Serviam”, tocaram o empolgante cover de “Thou Art Lord” – banda da qual Sakis faz parte sob o pseudônimo de NecroMayhem –,“Societas Satanas”, que mais uma vez fez abrir uma grande roda.

O massacre continuou com “In Yumen-Xibalba”, pessoal gritou ‘Rotting Christ’ por um bom tempo ao som de uma intro até rolar a densa “Grandis Spiritus Diavolos”, com destaque para os vocais de Sakis alternando limpo e gutural. 

Ao final, mais uma vez, o pessoal não parou de gritar ‘Rotting Christ’, e nesse meio tempo alguém jogou uma bandeira do Brasil customizada com o logo da banda, Sakis abraçou a bandeira e colocou com carinho na frente da bateria.


Com um português bom para um grego, Sakis gritou: ‘quer mais dois?’, ‘mais uma, mais dois?’ antes de mandar “The Raven”, seguida da empolgante “Noctis Era”. Nesta música houve um belo coro, deixando a banda mais que satisfeita antes de voltar para o bis com “The Sign Of Evil Existence”, que teve a participação do Fernando Iser nos vocais proporcionando outro ponto alto. O encerramento, com chave de ouro, veio com “Fgmenth, Thy Gift".


Foi um show realmente emocionante, a banda parece ter vindo sedenta após a pandemia. A atmosfera ao vivo é arrepiante, candidato a um dos melhores shows deste ano no quesito Metal Extremo. Só faltou o meet and greet prometido para a galera que esperou por um bom tempo.


Texto: Juliana Novo

Fotos: Paula Cavalcante

Edição/Revisão: Gabriel Arruda

 

Realização: Estética Torta

Mídia Press: Lex Metalis Assessoria e Agenciamento

 

Rotting Christ

666

P'unchaw kachun- Tuta kachun

Demonon Vrosis

Kata Ton Daimona Eaytoy

Apage Satana

In the Name of God

Pix Lax Dax

King of a Stellar War

Archon

Non Serviam

Societas Satanas (Thou Art Lord cover)

In Yumen-Xibalba

Grandis Spiritus Diavolos

The Raven

Noctis Era

***Encore***

The Sign of Evil Existence

Fgmenth, Thy Gift

Nenhum comentário: