domingo, 17 de março de 2024

Cobertura de Show – Tarja Turunen e Marko Hietala – Bar Opinião/RS – 09/03/24

Cobertura por: Renato Sanson

Fotos: Daniele de Oliveira

Após o sucesso da turnê “Living The Dream The Hits Tour 2023” que passou por Porto Alegre em setembro com Sold Out, a rainha retornaria seis meses depois com mais um Sold Out, mas desta vez com o seu ex-companheiro de Nightwish o grande Marko Hietala. Para uma tour histórica, onde ambos iriam dividir o palco novamente quase vinte anos depois.

Porém, o que seria uma noite dos sonhos acabou não sendo bem assim e a ideia da “Living The Dream – The Hits Tour 2024” com Marko acabou deixando um gosto amargo na boca dos fãs.

A casa abriu antes das 21h para pontualmente a banda Andreas Solrak entrar em cena e aquecer os presentes. De fato, seu Folk/Rock demorou a ganhar o público, não por falta de competência dos músicos, mas sim, por ser uma escolha pouco assertiva para a ocasião. Não combinando com a noite ali proposta. Mas no que se propuseram (mesmo tendo um inicio prejudicado pela questão do som que engrenou algumas músicas depois) mandaram bem e certamente saíram dali com mais pessoas interessadas em sua musica.

Com um Opinião abarrotado e com um calor imenso, já que os ar condicionado do ambiente não davam conta e a capital fervia como o inferno do lado de fora, notamos que o palco acústico de Marko já estava montado e teríamos uma dinâmica diferente do show de São Paulo.

Pontualmente às 22h Marko entra em cena para delírio dos fãs acompanhado do músico Tuomas Wainola e a belíssima “Stones” adentra a casa e mostra que teríamos uma noite épica. Teríamos... Já era perceptível a dificuldade de cantá-la que Marko estava tendo.  Encerrando a mesma e deixando o palco deixando todos com duvidas, pois já tinham se passado mais de 15 minutos e os músicos não retornavam.

Ao retornar e ser ovacionado, Hietala informa que não vai conseguir prosseguir com o show, estava com a garganta bem prejudicada pelas mudanças climáticas e as poucas horas de sono. Pediu desculpas e os presentes o abraçaram e foram extremamente compreensíveis com o carismático Marko Hietala. Que informou que se fosse possível realizaria um Meet & Greet ao final para suprir um polco à falta do show.

Então ficamos todos apreensivos, já que Marko não estava bem, possivelmente Tarja também não estaria. O palco foi organizado rapidamente e Paulo Baron aparece no palco para conversar com os presentes informando que a Tarja não estava bem e antes que pudesse continuar uma sonora vaia ecoou, onde Baron pediu calma e informou que estava ali para fazer um pedido, que a Tarja iria subir e fazer seu show, mas queria que os fãs a ajudassem cantando com ela.

Então a glamorosa Tarja entrou em cena com sua excelente banda de apoio sendo ovacionada e tendo a trinca “Demons in You”, “Die Alive” e “Diva”. Mostrando que mesmo doente Tarja é um show a parte e não economizou sua voz o que deixou todos impressionados. De fato, dando o seu melhor nas piores condições possíveis!

“Shadow Play” foi mais um exemplo de superação da finlandesa e o caminho estava pronto para os clássicos do Nightwish e uma ponta de esperança se acendeu quando Marko voltou ao palco com Tarja, mas subiu novamente para se desculpar e que estaria indo para o hotel, pois não estava se sentindo bem. Pedindo desculpas e a plateia gritando seu nome em respeito à situação complicada de saúde que estava.

Mesmo assim Tarja nos brindou com as ótimas “Planet Hell” e “Wish I had an Angel” contando com o apoio do guitarrista Alex Scholpp nas partes de Hietala. Levantando o público.

Sabemos que as composições do Nightwish sempre serão os pontos mais altos de seus shows, mas considero “I Walk Alone” tão grandiosa e tão incrível o clima gerado quanto dos clássicos de sua ex-banda. Provando que sua carreira solo é grandiosa!

Pois bem, o show se encerra com a ótima “Until My Last Breath” e o sonho de rever esses dois ícones lado a lado destilando os clássicos que os consagraram acabou não acontecendo. Gerando certa frustração nos fãs ainda mais que Tarja reduziu o seu setlist para poder se apresentar.

O gosto amargo ficou sim e quem sabe a melhor solução para este caso seria a remarcação do show para que pudéssemos presenciar essa tour histórica do modo em que mereceríamos, já que, Porto Alegre sempre esteve com a casa lotada para ver a rainha Turunen. Espero que retornem em breve para o show completo e vivenciarmos essa história que não acontece há quase vinte anos.

P/S: novamente não tivemos pit para os fotógrafos, o que gerou certa dificuldade na captação de fotos. Com um Opinião extremamente lotado, ficou ainda mais difícil encontrar uma posição boa para os registros. Que são de extrema importância para uma cobertura. Gerando ainda mais qualidade. Um ponto a ser revisto.


Setlist:

Demons in You

Die Alive

Diva

Shadow Play

Dark Star

Dead Promises

Planet Hell

Wish I Had an Angel

I Walk Alone

Victim of Ritual

Until My Last Breath


Nenhum comentário: