terça-feira, 9 de abril de 2024

Cobertura de Show: Exciter & BAT – 06/04/2024 – Jai Club/SP

A banda canadense Exciter voltou ao Brasil, dessa vez para celebrar os 40 anos do lançamento do seu álbum de estreia “Heavy Metal Maniac”. O evento, que ocorreu no dia 6 de abril na Jai Club, em São Paulo, contou também com as bandas Inferno Nuclear, Hellway Train e BAT. Anteriormente, o Exciter também passou por Belo Horizonte e Brasília, nos dias 4 e 5 de abril, respectivamente.

A banda paraense de Thrash Metal Inferno Nuclear subiu ao palco às 17:30 e apresentou um set curto e coeso. Sua sonoridade remete aos monstros do Thrash oitentista como Exodus, Testament, Sodom e Destruction. O diferencial da banda é que tem toda essência do Thrash, mas com letras em português. Embora o público ainda estivesse chegando, quem conferiu o show da Inferno Nuclear certamente não se arrependeu de ter chegado mais cedo.

Às 18:30, era a vez do Hellway Train. A banda mineira de Heavy Metal tradicional estava celebrando o lançamento do seu primeiro álbum, “Borderline”, que saiu no dia anterior. Aqui já havia metade da ocupação da casa, muitos já conheciam a banda e cantavam as letras fervorosamente. Tanto a sonoridade quanto o visual remetem bastante as bandas de metal dos anos 80, como Judas Priest e Accept. O set mesclou músicas do novo trabalho e dos EPs anteriores, que cativou o público e apresentou ótima recepção.

Pontualmente às 19:30, os norte-americanos do BAT assumem o palco. O trio formado por Ryan Waste (baixo/vocal), Nick Poulos (Guitarra) e Chris Marshall (Bateria), apresenta um som “heavy primitivo veloz”, como o seu vocalista define. O set começou com “Ritual Fool”, “Master of the Skies” e “Code Rude”. Apesar da casa não ser muito grande, foi na apresentação do BAT que começaram os primeiros ‘moshes’ da noite.

As músicas, que são rápidas e curtas, levantaram o público e Ryan, que interagiu o tempo todo, fazendo com que o público respondesse à altura. Em “Wild Fever”, Ryan disse: 'está ficando quente aqui e nós vamos tornar um pouco mais quente', levando a um mosh e ao público cantar com os braços erguidos. Na metade da apresentação, a casa já estava lotando. “Wings of Chains” e “Streetbanger” tiveram uma excelente recepção.

O BAT tem dois trabalhos lançados, sendo um álbum e um EP. Seu próximo trabalho será lançado no próximo dia 17 de maio via Nuclear Blast. O show acabou às 20:14, e algo muito bacana foi que, imediatamente após o término, dezenas de pessoas seguiram à mesa de merch para garantir sua camiseta da banda. Uma excelente surpresa.

Com apresentação do Exciter marcada para às 21 horas, por volta de 20:30 uma breve aparição do vocalista/baterista Dan Beehler foi suficiente para deixar o público enlouquecido. A casa estava em lotação máxima quando as luzes baixaram, somente o backdrop do Exciter permaneceu iluminado. Nesse momento, vários celulares já se preparavam para gravar a entrada da banda, mas ainda não era a hora. Enquanto isso, era possível ver muitos fãs usando coletes com patches, camisetas e jaquetas com o logo do Exciter.

Às 20:52, Dan, Allan Johnson (Baixo) e Daniel Dekay (Guitarra), tomam seus lugares no palco e o Exciter finalmente começa sua apresentação. “Stand Up and Fight” abriu o show, com alguns corajosos stage diving e crowd surfing – embora o segurança da banda estivesse de prontidão para tirar qualquer um que pisasse no palco. Em seguida, “Heavy Metal Maniac” e mesmo com pouco espaço, formou-se um mosh tímido à beira do palco.

Nesse momento, Dan Beehler saúda o público, lembrando que o Exciter e São Paulo têm uma longa história juntos. “Break Down the Walls”, do álbum “Unveiling the Wicked”, fez o público cantar em uníssono. “Iron Dogs”“Evil Sinner”, do álbum aniversariante, também tiveram excelente recepção. O set passou principalmente pelos álbuns dos anos 80, agradando os presentes, principalmente músicas como “Die In the Night”, “Pounding Metal” e “Violence & Force”.

Fechando com “Iron Fist” do Motörhead, o Exciter fez com que essa noite com certeza fique gravada nas memórias dos fãs de metal para sempre. Com muita interação com o público, excelente presença de palco e hinos atemporais, só se espera que num próximo show a banda possa se apresentar em um local um pouco maior para que mais fãs possam apreciar uma das lendas do Speed/Thrash metal.


Texto: Jessica Tahnee Valentim

Fotos: Pri Secco


Produção: Xaninho Produções / Caveira Velha Produções

Mídia Press: LP Metal Press

 

BAT

Ritual Fool

Master of the Skies

Code Rude

Wild Fever

You Die/ LEWD

Rite for Exorcism

Bloodhounds

Wings of Chains / Rule

Ice

Streetbanger

Cruel Discipline

Total Wreckage/BAT

 

Exciter

Stand Up and Fight

Heavy Metal Maniac

Breakdown the Walls

Iron Dogs

Evil Sinner

Feel the Knife

Die In the Night

Living Evil

Pounding Metal

Beyond the Gates of Doom

Violence & Force

Long Live the Loud

Iron Fist (Motörhead cover)

Um comentário:

Marco Antonio Trivelli disse...

Queria tanto ter ido assisti a banda em 1986 com o Venom .... legal ler a cobertura!!!!!!