sexta-feira, 12 de abril de 2024

Cobertura de Show: Orphaned Land – 07/04/2024 – Carioca Club/SP

A banda israelita de Heavy Metal Orphaned Land, com forte influência da música oriental, voltou ao país para uma apresentação única, em São Paulo, no último dia 07/04 em um domingo ameno na cidade e a Sociedade Esportiva Palmeiras conquistando mais um título paulista – o terceiro consecutivo – em cima do Santos Futebol Clube. 

Com a abertura da casa às 17hrs, a apresentação teve início por volta das 18h30 quando o vocalista Kobi Farhi saudou o público com um Salaam Aleikum. A performance contou com apenas quatro membros – Chen Balbus e Idan Amsalem (guitarras) e Matan Shmuely (bateria). O baixista Uri Zelcha, um dos integrantes originais, estava ausente devido a problemas na coluna, o que afetou a qualidade sonora.

O show teve alguns problemas técnicos, com uma das guitarras apresentando volume mais baixo que a outra na primeira música. O técnico de som demorou um pouco, mas ajustou o volume e tudo fluiu bem. 

Na falta de alguns instrumentos característicos, como violão ou cítara, a substituição foi feita por playback, assim como as partes dos coros e vocais femininos na primeira música, "The Cave"

Kobi não deixou a desejar em termos de presença de palco, técnica e voz, mesmo sendo o membro que está a mais tempo na banda. Os guitarristas, Chen e Idan, se saíram bem, enquanto o destaque foi o baterista Matan, que tocou com muita energia e cantava as músicas, assumindo também às funções de roadie ao ajustar os seus microfones em alguns momentos.

O repertório foi diversificado, com o uso de telão para exibir clipes das músicas durante suas performances. As luzes estavam perfeitas, os fotógrafos tiveram uma sorte grande para esses registros. Kobi, mais uma vez, interagiu bastante com a plateia, ensinando ritmos e trechos de músicas em hebraico para o público fazer o coro. 

Não houve discursos políticos durante o show, enfatizando que a apresentação é uma celebração de amor e paz. Essa união, carregada tanto no conceito lírico e na vida pessoal de cada um dos músicos, pode ser notada numa família que estava presente no show: uma mãe, com o braço em uma tipoia; um pai, com uma mochila de porquinho cor de rosa; e uma criança, que corria para lá e para cá, chamaram a atenção de algumas pessoas.

Antes de começar a música "All Is One", Kobi destacou a importância de comunicar essa mensagem ao mundo, independentemente da situação difícil em Israel. O tal pai com a criança, mencionado a pouco, agitou em “Sapari” com ela nos seus ombros. A última música, “Norra el Norra (Entering the Ark)”, emendada com “Ornaments of Gold”, foi cantada em hebraico.

Ao em vez de se juntarem para agradecer, os membros da banda fizeram gestos de oração e saíram do palco após o encerramento. Eles também atenderam os fãs que permaneceram até o final do show.


Texto: Ingrid Evelin

Fotos: Paula Cavalcante

Edição/Revisão: Gabriel Arruda 


Realização: Estética Torta

Mídia Press: Lex Metalis Assessoria e Agenciamento


Orphaned Land

The Cave

The Simple Man

All Is One

The Kiss Babylon (The Sins)

Ocean Land (The Revelation)

Brother

Like Orpheus

Let the Truce Be Know

Birth of the Three (The Unification)

In Propaganda

All Knowing Eye

Sapari

In Thy Never Ending Way (Epilogue)

***Encore***

The Beloved’s Cry

Norra el Norra (Entering the Ark) / Ornaments of Gold


Nenhum comentário: