quarta-feira, 25 de junho de 2008

Blaze Bayley: O Vocalista Que Não Pode Morrer!

O mundo do Heavy Metal às vezes pode ser muito injusto, indo apenas para o lado comercial, não valorizando certos músicos ou discos.

Basta olharmos para o esquecimento ou pouca importância atribuída ao Tony Martin (Ex-Black Sabbath) que não recebe a devida consideração nas biografias da banda, mesmo tendo permanecido por mais de uma década como frontman da mesma.

Um dos maiores casos foi a do Blaze Bayley, que fora vocalista do Iron Maiden de 1994 à 1999, quando saiu da banda e partiu para uma carreira solo que iniciaria com o perfeito “Silicon Messiah”, em 2000. Blaze não foi muito bem aceito pelos fãs mais radicais e pela mídia, embora os shows do Maiden continuassem com lotação máxima (coisa que a mídia não comentava).

Depois de outros dois discos de estúdio e dois ao vivo (que o Maiden não lançou provavelmente pelas criticas de que Blaze não cantava direito ao vivo), que vão na mesma linha de Metal produzido no álbum de estréia, mas que se diferencia do som da época que estava no Maiden, o britânico traz sua nova banda, agora com o seu nome e novos músicos, inclusive um antigo amigo da sua primeira grande banda, Wolfsbane.
Com lançamento previsto para o dia 07 de julho, seu novo álbum (que já está disponível na internet pelo link exclusivo logo abaixo) “The Man Who Would Not Die”, promete ser o lançamento do ano de 2008, já que com certeza esse álbum é uma evolução dos anteriores.

Contendo 11 canções (com mais uma bônus ainda indisponível), o disco é recheado de futuros clássicos da carreira do vocalista. Porém, destaco aqui a faixa-título, com certeza a melhor do álbum e uma das melhores composições do Blaze em toda a carreira, inclusive com um fôlego pra calar a boca de quem dizia que ele não conseguia manter o vocal por muito tempo. Além dessa, a que logo segue, “Blackmailer”, não decepciona e só reforça que se está diante de um grande disco de Heavy Metal.

“Smile Back at Death” vem com dedilhados, mas não perde a força e o peso que foi a principal característica desse álbum. “While You Were Gone” mantêm o ritmo, sendo seguida por “Samurai”, cujo refrão e riffs rápidos grudam facilmente na cabeça do Headbanger.

Assim, depois temos “A Crack In the System”, primeira canção mais diferente, mas ainda pesada só que com guitarras mais arrastadas e com efeitos sonoros ao final dela. “Robot”, música single de divulgação do álbum, mostra porque foi escolhida: ela parece ter bem o espírito do álbum, que seria a crítica (característica do Blaze), a rapidez e o peso, principalmente da bateria (mais rápida e não poupando os bumbos-duplo), além de um refrão grudento.

Depois de tanta paulada, “At the End of the Day” vem para baixar um pouco a poeira, mas isso não significa perda na qualidade, pelo contrário, mostra a habilidade cada vez melhor de se fazer uma canção mais “parada”, com uma letra bem trabalhada, com ritmo cadenciado e melodia (Blaze está cantando muito bem, lembrando “Stare at the Sun”, do primeiro disco).

Mais uma surpresa vem com “Waiting For My Life to Begin”, que traz um riff nervoso, com uma cozinha da batera e baixo acompanhando e deixando a música com uma característica mais própria em relação às demais. Blaze cantando ora mais devagar, ora mais lentamente também deu um toque muito interessante pra canção.

Terminada esta, começa-se a ouvir um riff de guitarra que já empolga e já mostra que “Voices From the Past” é uma boa música para ser tocada ao vivo, com duetos das guitarras, um vocal muito bem cantado e que o público pode cantar sem erro.

Pra fechar (pelo menos a versão do sico que temos aqui), “The Truth Is One”, que segue na mesma linha. Se você gostou das anteriores gostará dessa também.

Assim, a idéia era destacar algumas, mas o cd está tão bom e empolgante que não pude deixar de falar um pouco faixa-a-faixa. É com certeza um dos destaques do mundo metálico de 2008 e que vem para provar que Blaze Bayley é um vocalista que não pode morrer, pois ainda tem muita contribuição para o Heavy Metal.

Agora é esperar a sua visita em agosto aqui no Brasil, onde já estão confirmados 12 datas (esses vocalistas do Iron Maiden gostam do muito Brasil, hein! Vide matéria sobre o Paul Di’Anno abaixo), segundo o site Rockonline: dia 13, Uberlândia/MG; 15, Brasília/DF; 16, Palmas/TO (Tendencies Rock Bar); 17, Recife/PE; 21, Teresina/PI (Espaço Cultural Noé Mendes - UFPI); 22, Fortaleza/CE; 23, Campinas/SP (Hammer Rock Bar); 24, Londrina/PR; 27, Curitiba/PR (Curitiba Masterhall); 28, Rio de Janeiro/RJ; 30, São Paulo/SP (Manifesto Rock Bar); 31, Pomerode/SC (Clube Pomerode).
Obs: os gaúchos não gostam de Blaze?! (cadê o show dele no RS?)


Stay on the Road

Texto:EddieHead




01. The Man Who Would Not Die

02. Blackmailer

03. Smile Back at Death

04. While You Were Gone

05. Samurai

06. A Crack In the System

07. Robot

08. At the End of the Day

09. Waiting For My Life to Begin

10. Voices From the Past

11. The Truth Is One

12. Serpent Hearted Man (BONUS)

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente comentário, pois no último final de semana pude comprovar que o mesmo é de ferro!!! Pois depois de sua fervorosa apresentação aqui em, Fortal,foi fortemente cercado de fãs e atendeu à todos com presteza e simpatia. A formação da banda realmete mudou desde sua última passagem aqui em 2002.Seu último álbum para mim consolida-se mais do que esperado como uma obra prima do Heavy Metal.