sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Trajetória e Novo Álbum dos Mestres do Épico e Power Metal Alemão



A Alemanha realmente pode ser considerada uma das principais nações Headbangers do mundo, afinal são incontáveis as bandas que de lá surgem para o mundo.

Há mais de 30 anos lá surgia Grave Digger, lançando sua primeira canção em uma compilação em 1983 e seu clássico álbum de estréia “Heavy Metal Breakdown” no ano seguinte. Até hoje a faixa-título fecha os shows da banda e é muito aclamada.
Assim, ao longo dessa década a banda lança clássicos do Heavy Metal tradicional , como o segundo disco “Wicth hunter”, outro petardo.

Mas como toda banda, também passou por problemas, mudando o nome apenas para Digger e mudando sua sonoridade para algo mais leve e com muitos sintetizadores. Era o fim do Grave Digger.

Mas retornam com um álbum simplesmente marcante, “The Reaper”. Com uma formação nova, iniciam a década de 90 que será marcada com mais clássicos do que a anterior, entre eles: “Tunes of War” (1996), “Knight of the Cross” (1998) e “Excalibur” (1999). Essa trilogia marca uma mudança na sonoridade da banda, agora indo mais para o Power Metal, mas ainda cru e pesado, rápido mas agora com mais melodias, inclusive teclados, sem falar nos temas, invadindo a Idade Média e todo aquele mundo fantástico.

Investindo cada vez mais em álbuns conceituais, lançam no novo século “The Grave Digger” (2001) (com temas dos contos de Edgar Alan Poe), para mim um dos melhores da carreira e também o mais sombrio (mostrando que a criatividade da banda estava a mil). Emendam em seguida outro conceitual, agora falando sobre O Anel dos Nibelungos, clássico de Richard Wagner, “Rheingold” (2003), agora abusando demais da melodia e teclados (muitos torcem a cara para este álbum).

Retomam bem com “The Last Supper” (2005), lembrando mais a década de 90, inclusive lançam no mesmo ano seu segundo álbum ao vivo gravado em São Paulo, “25 to Live”, comemorando os 25 anos da banda.

Porém, dois anos depois vem “Liberty or Death”, álbum que passou bem despercebido, não sendo um marco positivo na carreira da banda. Talvez devido a isso recrutam para dupla de Manni Schmidt (Guitarra, ex-Rage) um segundo guitarrista, Thilo Herrman, vindo da extinta e lendária Running Wild. Aliás,durante toda a trajetória da banda, sempre foram recrutados ex membros dessa banda alemã e de outra, Rage.

Assim, completam a formação o vocalista e membro mais antigo da banda Chris Boltendahl, o baixista (ex-Running wild) Jens Becker, o batera Stefan Arnold e o tecladista mais “macabro” do Metal, H.P. Katzenburg. São esses os membros que lançaram no dia 9 passado o seu novo álbum “Ballad of a Hangman” (2009), que vem marcar a participação na Road To Metal dessa lendária banda alemã.

De cara pode-se notar a presença do novo guitarrista, mesmo que os riffs ainda sejam aqueles que caracterizam a banda nessa fase mais atual. Com certeza a dupla esta se acertando muito bem, agora é poder conferir ao vivo os antigos clássicos mais encorpados.

Boltendahl continua com sua voz poderosa, quase não utilizando seu vocal mais limpo, soando sempre pesado e com raiva. Baixo e bateria estão na mesma, sem muita novidade e os teclados quase não aparecem.

Quanto às músicas, vários destaques, como a faixa-título, que após uma introdução interessante chega detonando. Você pode conferir o vídeo clipe dessa faixa e também da interessante “Pray” (primeiro single do álbum) no site oficial da banda www.grave-digger-clan.com.

“Hell of Desilussion” não decepciona, com um refrão muito bom, assim como “Sorrow of the Dead”, com riffs que lembram muito os álbuns do fim da década de 90. Provavelmente a melhor faixa e a mais pesada do disco.

Vale a pena citar também as ótimas “Stormrider” (riffs a lá anos 80), “Into the War” e o cover da famosa banda Thin Lizzy, “Jailbreak”, que também ficou ótima. Aliás, é incrível como os caras conseguem tocar som de outras bandas, deixando com sua cara (vide “Running Free” do Iron Maiden, talvez o melhor cover já gravado desse clássico).

Décimo quarto disco, mais uma pedrada e a banda volta com tudo, afinal, como diz o vocalista Botendahl, o Grave Digger ainda tocará por no máximo 7 anos. Ou seja, vale a pena aproveitar e acompanhar essa lenda que está para se calar e assombrar o mundo metálico.

Stay on the Road

Texto: EddieHead



Tracklist:

01. The Gallows Pole
02. Ballad of a Hangman
03. Hell of Disillusion
04. Sorrow of the Dead
05. Grave of the Addicted
06. Lonely the Innocent Dies
07. Into the War
08. The Shadow of Your Soul
09. Funeral for a Fallen Angel
10. Stormrider
11. Pray
12. Jailbreak (Thin Lizzy)

Link (retirado da comunidade “Grave Digger” do Orkut): http://rapidshare.com/files/175911749/Grave_Digger_-_B_O_A_H_-_metal4ever.net-By-Evill.rar.html

Nenhum comentário: