sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Clássicos: Carcass, Pais do Death Metal Melódico Com o Heartwork



Talvez muitas pessoas discordem, mas até onde vai meu conhecimento a banda inglesa Carcass é fundamentalmente a banda que melhor ou mais originalmente introduziu melodia ao Death Metal, estilo caracterizado pela rapidez, peso nas guitarras, vocais guturais e letras na maioria das vezes lidando com religião, violência, etc.

Se você olhar na site wikipédia, a banda é definida como Grindcore splatter. Discordo, mesmo podendo estar cometendo um grande equívoco.Defendo que a banda foi pioneira, principalmente no seu álbum que considero clássico, “Heartwork”, de 1993, quarto álbum da banda e um marco na história do Heavy Metal. Antes desse petardo, a banda poderia ser considerada Grindcore Splatter.

Nesse disco a banda contava com Jeffrey Walker (vocais e baixo), Bill Steer (vocais e guitarra), Ken Owen (bateria) e Michel Ammot (guitarra). Aliás, de todos esses membros, inclusive com Bill Steer tendo integrado a lenda Napalm Death, Michel Ammot foi o que mais fez história com o término da banda em 1995 ou 1996, afinal fundou a banda de grande renome atualmente, Arch Enemy, que traz muito do Carcass (principalmente nos primeiros álbuns) que encontramos nesse álbum de 1933.

Aqui a temática deixa de ser tanto a podridão dos corpos e passa a levar em conta a “podridão” da sociedade. Cada faixa desse disco é forte, tanto música quanto literalmente, com peso e melodia, com o vocal de Walker rasgado, não gutural grave como se acostumava ver por aí. A banda até logrou lançar um vídeo clipe para a faixa título (confira no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=B7lP30tSZF0) e outro para a não muito marcante “No Love Lost” (http://www.youtube.com/watch?v=-3Th_-xMnbQ&feature=PlayList&p=74103F6ED770CEB8&playnext=1&index=12) , o que ajudou-os muito na divulgação e sucesso da banda (talvez um dos fatores do término da banda poucos anos após).

De todas as faixas, destaque para já citada faixa-título, “Buried Dreams”, abrindo magicamente o disco. Afora estas, “Embodiment”, “This Mortal Coil”, “Doctrinal Expletives” e “This is Your Life” também são perfeitas, mostrando um som harmonioso entre os instrumentos, agressividade, solos de guitarras não tão cumpridos, riffs matadores, bateria original, rápida e nada repetitiva.

A banda, desde 2006 vêm ensaiando uma volta, que se deu principalmente ano passado, com a banda tocando alguns shows. Porém, fecharam com o Iron Maiden para abrirem seus shows no México neste inicio de ano. Não se sabe ainda se será essa a banda de abertura aqui no Brasil.

Mais um clássico que mudou os rumos do Death Metal e uma banda que aos poucos vai voltando a detonar nos palcos mundo a fora.

Stay on the Road

Texto: EddieHead


Tracklist:

1. Buried Dreams
2. Carnal Forge
3. No Love Lost
4. Heartwork
5. Embodiment
6. This Mortal Coil
7. Arbeit Macht Fleisch
8. Blind Bleeding The Blind
9. Doctrinal Expletives
10. Death Certificate

Download: Link do site Musikfactory (http://rapidshare.com/files/103966622/carcass_-_1993_-_heartwork-gym-rf47.rar)

Nenhum comentário: