domingo, 13 de fevereiro de 2011

Made in Brazil: HIBRIA



A história dessa banda que orgulha a cena gaúcha e brasileira, de Porto Alegre, começa em 1994 quando ainda tinha como nome Malthusian. Abel Camargo (guitarra) começou a compor algumas músicas juntamente com Marco Panichi (baixo). Após algum tempo, a banda muda de baterista, entra Sávio Sordi, começando as composições. Então, por fim, Diego Kasper (guitarra) e Iuri Sanson (vocal) juntam-se ao conjunto, e em 1996 estava formada a Hibria, ano em que foi batizado com esse nome, que não tem um sentido próprio. Foi escolhido pela banda para que essa palavra tivesse um significado atribuído por eles mesmo.

Hibria é hoje em dia, nada mais nada menos, que uma das melhores bandas de Metal do Rio Grande do Sul e é reconhecida tanto pelo público brasileiro, como pelo do exterior. Tem em sua carreira 2 demos-tape e 3 CDs gravados, vem fazendo sucesso e conquistando cada vez mais fãs e espaço na cena, em suas turnês e a cada novo trabalho!


1º TRABALHO: A DEMO-TAPE

A primeira demo-tape da banda foi lançada em 1997, chamava-se “Metal Heart” e foi auto-produzida, lançada 2 meses depois do Iuri Sanson (vocal atual) se juntar a banda.

Essa contém 4 músicas, dentre elas apenas “Stare at Yourself” foi relançada mais tarde no CD “Defying the Rules”. Ela teve grandes modificações: na demo tem 9:19 minutos e no álbum 7:46 minutos, estão realmente diferentes e interessantes de se ouvir.

As músicas são um Heavy Metal mais melódico do que um Heavy Metal tradicional, conta com influências que são presentes até o momento na banda, outras menos: Iron Maiden, Metallica, Helloween, Judas Priest, Megadet, Racer-X, Manowar e Dream Theater.

As músicas tocaram em rádios especializadas e receberam algumas críticas em revistas, dentre elas podemos citar a resenha que saiu na Rock Brigade, onde o Ricardo Franzin diz: “É verdade que os vocais deixam muito a desejar, uma vez que o responsável pela função, Iuri Sanson, desafina sem dó durante toda a extensão do trabalho. Porém, assim que ele melhorar sua performance, muito podemos esperar dessa competente banda gaúcha.” E foi a partir daí que Iuri se focou em trabalhar e estudar melhor as técnicas vocais, melhorando, de fato, muito o seu trabalho.

Essa então teve um grande reconhecimento pelo povo gaúcho, contentes com o sucesso e com a aceitação do público nos shows e eventos que tocavam, a Hibria resolveu expandir seu trabalho pela Europa.


A formação da banda era na época:

Iuri Sanson (vocal)

Abel Camargo e Diego Kasper (guitarras)

Marco Panichi (baixo)

Sávio Sordi (bateria)


Músicas da demo-tape são:

1. Throne of Glory (07:17)

2. Masters of Fate (06:13)

3. Draft (04:29)

4. Stare at Yourself (09:19)


“AGAINST THE FACELESS”

Então, dois anos após o lançamento da “Metal Heart”, a banda lança em agosto de 1999 a 1ª e única demo-CD da banda, que intitulava-se “Against the Faceless”. Essa também foi auto-produzida e por sua vez é como uma continuação do último trabalho e também da divulgação mundial.

A demo-CD contém 7 músicas, essas tiveram uma melhora técnica considerável comparada ao “Metal Heart”, são realmente ótimas e bem interessantes de se ouvir, pois percebe-se bem a evolução tanto da banda em si, como de cada integrante dela. É algo incrível, a evolução deve-se as críticas e a estabilidade conquistada desde 1997. A tentativa de se aperfeiçoar mais foi conseguida com sucesso.


“AGAINST THE FACELESS DEMO TOUR”

Então, ainda em agosto de 1999, a banda tem sua primeira turnê internacional, segue para Bélgica para iniciar a divulgação do trabalho nessa “Demo Tour”. A banda fez um total de 29 apresentações, sendo elas na Bélgica (incluindo o templo do Metal "De Biebob"), República Tcheca, Alemanha, Holanda e Polônia.

Os shows foram ótimos, e Hibria estava conseguindo alcançar cada vez um número maior de fãs e olhares novos para banda, teve ótimas resenhas lançadas a respeito da demo- CD, inclusive das revistas "Heavy Oder Was?!" (Alemanha) e "Spin City" (Bélgica).


Músicas do demo-CD:

1. High Speed Break Out (05:05)

2. The Saga Will Begin (04:44)

3. The Faceless in Charge (06:50)

4. Throne of Glory (07:17)

5. Masters of Fate (06:13)

6. Draft (04:29)

7. Stare at Yourself (09:19)


MAIS UM SINGLE

Hibria estava em um ritmo de gravação bem intenso. Em 2001 a banda lançou mais uma música como mostra do seu próximo trabalho, “Steel Lord on Wheels”, comprovando que seu som poderia ser mais agressivo, pesado e bastante técnico.

Foi lançada apenas em Porto Alegre/RS, cidade natal da banda. A galera deu apoio total, e então foi essa a linha de estilo que a banda resolveu seguir para o seu próximo trabalho.


PRIMEIRO CD

Entre 2001 e 2003, a banda dedicou-se a compor e pré-produzir as novas músicas que iriam fazer parte desse primeiro álbum oficial.

Em 2004, o álbum foi então mixado e masterizado em Hamburgo, na Alemanha, pelo renomado produtor Piet Sielck, na produtora Remedy Records e em novembro já estava disponível para quem quisesse curtir o trabalho.

O resultado foi o incrível “Defying the Rules” (2004), que trazia consigo o melhor do Heavy Metal, com velocidade e técnica. É um ótimo trabalho que mostra bem os dotes dos músicos, as guitarras bem nervosas, vocais incríveis que não deixam a desejar. A competente banda gaúcha conseguiu agradar a população e o CD foi lançado no Brasil, EUA, Canadá, Europa Ocidental, Rússia e Países Bálticos, Japão, Taiwan, Coréia do Sul, Malásia e Indonésia.

O “DTR” ficou em 1º lugar no Japão, durante 6 semanas como o mais vendido, na cadeia de lojas HMW, e teve vários artigos publicados sobre a banda mundo a fora.

Aqui pelo Brasil a banda recebeu em 2005, segundo os leitores da revista Rock Brigade, o título mais que merecido de banda revelação. Foi comentado também pelo músico Oscar Dronjak, guitarrista do Hammerfall, como sendo um dos melhores álbuns lançados “recentemente”.


Defying the Rules

CD, 22 Novembro 2004 - Remedy Records

1. Intro

2. Steel Lord on Wheels

3. Change Your Life Line

4. Millenium Quest

5. A Kingdom to Share

6. Living Under Ice

7. Defying the Rules

8. The Facless in Charge

9. High Speed Breakout

10.Stare at Yourself


MUDANÇA NA FORMAÇÃO

Logo após o lançamento do “Defying the Rules”, a banda escreveu em seu site que lamentavam anunciar a saída do baterista Sávio, ele estava a deixando devido algumas divergências de opinião sobre a condução dos trabalhos do grupo. Depois dessa declaração, disseram que um amigo da banda que conhecia as músicas do “Defying...” ficaria em seu lugar. Eduardo Baldo foi o escolhido, e até hoje permanece na banda.



“THE SKULL COLLECTORS”

O “The Skull Collectors” é segundo CD oficial da banda, concluído no final de 2008 e lançado em Fevereiro 2009, mixado e masterizado na Alemanha por Achi Köhler pela Remedy Records.

Esse tem uma qualidade sonora incrível, o álbum é de total sucesso, cada música é superada pela próxima, assim não podendo destacar melhores ou piores. A pegada agressiva da banda permanece no CD inteiro, tendo técnica instrumental complexa por parte de todos os integrantes da banda. É uma combinação perfeita de melodia e peso, outro grande trabalho conceitual!

Esse trabalho tem uma criatividade gigantesca, a história das letras do CD é focada em explorar o sentimento de vingança e a autodestruição de um piloto da força aérea, tomado pela ambição, que se junta a uma organização mercenária e vê a sua vida desmoronar em caminho de solidão e horror.

O CD destacou-se como sendo um dos cinco CDs mais vendidos no mês de julho de 2009 pela revista Roadie Crew.

A turnê de divulgação do álbum foi internacional, e aconteceu em maio de 2009. Foi gigantesca e de ótimo conceito, passando por países como Japão, Taiwan e Coréia do Sul, e depois disso voltou ao Brasil. Eles foram convidados a tocar em um dos maiores festivais de metal do Japão, o Loud Park, onde Hibria com toda certeza teve a honra de tocar com alguns dos maiores nomes da cena mundial do Metal, Judas Priest, Slayer, Megadeth, Arch Enemy, Napalm Death, Anthrax, Children of Bodom, Papa Roach, entre outros. Abriram um show para o Megadeth na cidade de Nagoya.

O show de lançamento no Brasil ocorreu em Porto Alegre, no bar Opinião, no dia 13 de julho, dia mundial do rock, lotado de headbangers. Foi um grande show, que todos que compareceram curtiram e aplaudiram!

Hibria fez o show de abertura da banda Metallica em janeiro de 2010, na "World Magnetic Tour '10", em Porto Alegre, tocando para 25.000 pessoas, grande feito para banda, pode até ter pessoas que não gostaram, mas, é como tudo na vida, opiniões positivas e negativas.


Hibria entre grandes nomes do Metal mundial

O clipe da música “Tiger Punch” foi disponibilizado na internet no dia 7 de dezembro.

É bom dizer que esse clipe é de um ótimo trabalho, e não poderia ser diferente, pois a música não deixa a desejar, tem no vocal Iuri Sanson um dos melhores da cena atual, nas guitarras os criativos Abel Camargo e Diego Kasper, e o pesado baixo e bateria, contando com o Marco Panichi e Eduardo Baldo, novo integrante da banda, que representa perfeitamente a Hibria.


The Skulls Collectors

CD, Fevereiro 2009 - Remedy Records

1. Tiger Punch

2. Reborn from the Ashes

3. Screaming Ghost

4. Sea of Revenge

5. The Anger Inside

6. Devoted to Your Fear

7. The Skull Collectors

8. Burning All the Flags

9. Wings of Wax


Formação:

Iuri Sanson (Vocal)

Diego Kasper e Abel Camargo (Guitarras)

Marco Panichi (Baixo)

Eduardo Baldo (Bateria)


MUDANÇA NA FORMAÇÃO 2

Dia 14 de maio de 2010, a banda anunciou no site a saída do baixista Marco Panichi. Foi uma notícia muito triste para todo mundo que acompanha a banda. Marco é um grande baixista e com toda certeza sentimos a falta dele, mas, a decisão foi acatada pela maioria, que apoiou a banda e até mesmo o novo baixista.

Alguns dias depois foi publicado no site a entrada do novo baixista, o Benhur Lima, grande amigo da banda, que teve um excelente desempenho e rápido aprendizado com as músicas da Hibria. Ele foi aceito e 2 meses depois estava ele tocando com a banda no dia mundial do rock em Porto Alegre, teve ótima performance e os aplausos do público fã.

A banda no momento... Está lançando o 3º CD!

Esse ainda não foi lançado aqui no Brasil, e ainda não tem data de previsão pra lançamento para nós bons ouvintes dessa banda gaúcha.

Ele foi lançado no Japão no dia 26 de janeiro, coincidentemente o mesmo dia do aniversário do vocalista Iuri Sanson, presentão pra ele!

O link para download do cd já caiu na internet, e muitos fãs já estão curtindo o cd, mas, aconselhamos a todos que comprem o cd assim que lançado...

“Blind Ride” conta com a participação do novo integrante Benhur Lima, que terá uma grande pressão por parte dos fãs para que faça um trabalho tão bom quanto nosso antigo baixista, Marco Panichi.

Blind Ride

CD, 26 Janeiro 2011 - King Records


1. Blind Ride

2. Nonconforming Minds

3. Welcome to the Horror Show

4. Shoot Me Down

5. Blinded by Faith

6. The Shelter's on Fire

7. Beyond Regrets of the Past

8. I Feel No Bliss

9. Sight of Blindness

10. Tough Is the Way

11. Rotten Souls


Formação Atual:

Iuri Sanson (vocal)

Abel Camargo (guitarra)

Diego Kasper (guitarra)

Benhur Lima (baixo)

Eduardo Baldo (bateria)


Aguardamos ansiosamente por novas informações, novos trabalhos e CDs dessa banda que é tão magnífica, banda de um orgulho incontestável de todo o Brasil e principalmente do povo gaúcho que conhece e curte! Obrigado Hibria!

Site oficial: www.hibria.com

Myspace: www.myspace.com/hibria

Twitter: @HIBRIA


Texto: Isadora G. (HIBRISA)

Revisão do texto: EddieHead

Fotos: Divulgação

4 comentários:

Tom disse...

FODA! HIBRIA ORGULHO DO BRASIL! \m/

Unknown disse...

Hibria é a banda de metal do RS/BR mais foda!Ótima resenha da banda Isa!

EddieHead disse...

Grande matéria da Isadora. A gente sabia que ela era a pessoa da equipe mais indicada de prestar essa homenagem ao Hibria e seus fãs.

Deu trabalho postá-la, mas o reconhecimento tá aí. Parabéns Isa!

Isadora G. (HIBRISA) disse...

Obrigado pessoal!
Tudo que eu sei e mais um pouco nessas poucas linhas ali ^
POKSPOKSOPK'