sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Entrevista: Scelerata Aumentando Sua Potência


Enriquecendo ainda mais o blog Road to Metal, trazemos como entrevista do mês de novembro a banda gaúcha de Porto Alegre Scelerata que, além de tocar um Power/Progressive Metal de grande qualidade e originalidade, foram a banda de abertura de Paul Di’anno, ex-vocalista do Iron Maiden quando de sua passagem pelo Brasil este ano, com 10 shows nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Conversamos com o baixista da banda, Gustavo Strapazon, que gentil e espontaneamente aceitou respoder a esta entrevista. Entre os temas, o passado e futuro da Scelerata e, claro, a experiência de tocar com um ex- Iron Maiden. Stay on the Road

Road to Metal: A banda tem procurado um vocalista substituto para Carl Casagrande, inclusive se apresentando com o Dan Rubin, atual vocalista da banda Magician, durante a turnê como banda de abertura e apoio para Paul Di’anno, nos 10 shows dessa turnê brasileira. Como está o processo de busca e seleção de um vocalista definitivo? E porque Rubin não é efetivado, já que parece se encaixar bem a som da banda?

Gustavo Strapazon - Recebemos material de excelentes cantores de vários lugares do pais. Recebemos material de vocalistas muito profissionais até outros bem iniciantes, e era bem isso que esperávamos, todos tiveram seus materiais ouvidos. E alguns destes foram convidados a tocar algumas musicas com a gente nos ensaios. O Dan Rubin é nosso amigo á muitos anos, para a tour com o Paul Dianno precisávamos de alguém que alem de ser um grande cantor, poderíamos confiar e saber como se sairia numa tour então o chamamos.

A voz dele caiu como uma luva nos sons da banda, pelo timbre e pelo registro vocal. Durante a tour pudemos ter certeza que ele seria o cantor perfeito para a banda. Quando voltamos para Porto Alegre o efetivamos. Estamos certos que com o Dan nos vocais poderemos alcançar patamares muito mais altos.

RtM: A banda possui apenas dois álbuns lançados mas já carrega na bagagem experiências como abrir shows de bandas como Deep Purple, Edguy, GammaRay, Masterplan, Angra e Shaman. Qual a importância na evolução da banda essas experiências?

Gustavo:Tanto gravações, quanto shows sejam aberturas para grandes bandas, ou em bares bem pequenos são de grande importância para a evolução da banda. Cada show é diferente e o publico responde diferente, assim como a postura da banda deve manter a mesma energia nas mais diferentes situações e isso só a experiência traz.

RtM: “Darkness and Light” (2006) é o marco de estréia da banda e já no ano de lançamento se destacou como um dos melhores do cenário nacional. Como vocês vêem a banda nesse período e atualmente, depois de já terem um single e o segundo disco lançados?

Gustavo: O Darkness and light tem grandes musicas que funcionam muito bem ao vivo. Gostaria que esse disco tivesse recebido uma atenção melhor quanto à produção.

RtM: A banda divulgou que neste segundo semestre de 2009 prepara o terceiro álbum. Como vocês esperam que esse álbum soe aos fãs e à mídia, principalmente após a turnê com Paul Di’anno (que deu uma visibilidade enorme para a banda) e com a entrada de um novo vocalista?

Gustavo: A banda esta em constante evolução, o estilo que fazemos pode ser classificado como uma banda de power metal com influencias bem diversas que vão desde o trash metal até o hard rock. No próximo disco esperamos firmar o estilo da banda ao mesmo tempo poder incluir novas possibilidades. Atualmente todos estilos estão saturados, só queremos fazer musicas cada vez mais empolgantes. Com a entrada do Dan tenho certeza que conseguiremos.

RtM: Ainda sobre o álbum de estréia, como foi ter a participação de dois dos maiores nomes do Metal nacional: Kiko Loureiro (guitarra) e Edu Falaschi (vocal), ambos do Angra? Além deles, também Renato Borghetti, expoente da música do RS também participa com seu acordeon. Como surgiu essa idéia?

Gustavo:O Kiko não participou do cd, fizemos um show com ele onde tocamos musicas do Angra. O Edu participa da faixa “Spell of time”, o timbre dele se encaixa perfeito com a musica. Foi muito legal ter ele no disco por que ele sempre foi um grande apoiador da banda. O Borghetti participa da musica “endeless” que tem influencias da musica regional do Rio Grande do Sul como milonga. Foi uma grande honra ter um dos maiores expoentes da nossa musica tocando Heavy Metal!

RtM: Em 2008 dois lançamentos foram responsáveis pela maior ascenção da banda, inclusive no exterior (o que já acontecera em 2006): o single “Enemy Within” e o álbum “Skeletons Domination”. Vocês concordam que a banda evoluiu bastante nestes dois anos e que se pode esperar um novo álbum superior aos anteriores?

Gustavo: Com certeza!! A banda esta cada vez mais entrosada, o próximo álbum deverá mostrar mais facetas da banda, com todos os integrantes participando ativamente de cada composição.

RtM: Todos sabemos que o cenário Metal nacional é muito fraco, em termos de apoio. As bandas de renome construiram suas tragetórias no meio underground, e poucas podem viver do que fazem, apenas da música. Como anda a situação dos músicos da banda em relação à isso? A banda tem feito muitos shows, ou ainda o espaço para shows dificulta a independência dos músicos da Scerelata?

Gustavo: Todos na banda trabalham no meio musical a muitos anos, dando aulas tocando na noite, trabalhando com produção. A banda ainda não é auto suficiente, mas a cada ano que passa conquistamos mais coisas, atualmente a banda conta com vários apoiadores seja na mídia , na produção dos show etc.

RtM: Agora, falaremos um pouco sobre a última turnê da banda. Aliás, uma turnê muito especial, com certeza. Afinal, foram selecionados para serem a banda de apoio e abertura da lenda viva Paul Di’anno, primeiro vocalista a gravar com o Iron Maiden (confira matéria aqui mesmo neste blog http://roadtometal.blogspot.com/2009/06/paul-dianno-em-turne-no-sul-e-sudeste.html). Como a banda foi escolhida?Qual foi o processo?

Gustavo:Soubemos que o Paul estava à procura de uma banda para a sua turnê brasileira, enviamos nosso material para o empresário dele. Tivemos uma resposta instantânea, que nos pedia para gravarmos um ensaio tocando algumas musicas do Paul na época do Iron Maiden e de sua carreira solo. Após isso recebemos a confirmação que seriamos a banda dele.

RtM: Qual a sensação de tocar músicas como “Phantom of the Opera”, “Running Free” e “Wrathchild” ao lado de um dos principais ex-membro do Iron Maiden? Além, claro, de excurcionar com ele. O que vocês podem dizer dessa experiência?

Gustavo: Quando o Paul foi ao nosso ensaio e começamos a tocar algumas musicas notamos a empolgação dele, nas primeiras musicas ele só ficou escutando. Quando ele pegou o microfone e começou a cantar musicas que escutamos desde a nossa infância foi algo surreal. Ele tem uma voz muito poderosa e acho que naquele momento todos na banda sentiram arrepios, hehehehe.

Ele é um cara muito gente fina, e durante a tour nos contava varias historias da época em que ele estava no Maiden. Certamente é uma experiência que nos lembraremos para sempre.

RtM: Podemos conferir o show do Di’anno e de vocês em Frederico Westphalen, em julho deste ano. Ficamos impressionados com a performance da banda, especialmente nos clássicos do Iron Maiden. Soubemos, porém, de que tiveram um imprevisto entre Passo Fundo até chegar à Frederico. Parece que um problema no carro. O que aconteceu?

Gustavo:Olha que eu me lembre não teve imprevisto nenhum, acho só que o motorista se perdeu um pouco no caminho,hehhehehe. Mas certamente o show em Frederico Westphalen foi um dos pontos altos da tour, o público mesmo naquele frio de rachar agitou do inicio ao fim, adoraríamos voltar o mais breve possível para fazer um show inteiro do Scelerata.

RtM:
Dos shows dessa turnê, quais as experiências mais interessantes e as não tão boas assim?

Gustavo: Todos os shows foram excelentes, o interessante mesmo foi viver o dia a daí de uma tourne e todo aprendizado envolvido nessa experiência. Acho que tudo foi muito bom, nem teria o que dizer sobre algo não tão bom.

RtM: Agradecemos a disponibilidade, desejando sucesso à banda e que novos caminhos se abram a todo momento. Um mensagem final para quem acompanha o Road to Metal?

Gustavo: Agradecemos o espaço, continuem com o ótimo trabalho que vocês desempenham. Para os interessados em conhecer mais o trabalho da banda podem conferir o myspace no endereço: www.myspace.com/scelerataband.

Grande abraço!

Nenhum comentário: