domingo, 22 de novembro de 2009

Epica: Referência Atual de Metal Sinfônico Gótico



Enquanto bandas antes tidas como pertencendo ao esteriótipo de Metal Sinfônico, como a Nightwish, estão se direcionando para a produção de canções mais diretas, sem muitos corais ou orquestars, outras tem se destacado nesse tipo de som.

Os Holandeses do Epica podem ser considerados a nova referência principal da atualidade em se falando de Metal Sinfônico/Gothic Metal. Embora com apenas quatro álbuns de estúdio até o momento, a banda tem construído seu nome ao redor do mundo com seus shows energizantes. Aliás, já confiramaram que estarão no Brasil em abril de 2010.

No mês passado lançaram o álbum “Design Your Universe” (2009) que esta sendo, na minha visão, um dos destaques do ano e o melhor com vocais femininos lançado este ano. Afinal, falamos da musa Simone Simmons que além de bela possui muita técnica vocal soprana que encaixa bem na proposta da banda sem ficar repetitido e, assim, enjoativo.

Mas além dela, temos dividindo os vocais com ela Mark Jansen(guitarra/vocais) que fizer um grande trabalho com vocais guturais, o que é bem dificil atualmente, devido ao grande número bandas que utilizam desse artíficio e, na maioria das vezes, sem sucesso.

A temática do álbum se baseia na física quântica e na questão do poder nosso sobre nós mesmos e o universo, dividido entre as 13 faixas de grande qualidades e sem trazer muitas baladas (o que às vezes torna um álbum chato).

Destaco as músicas “Resign To Surrender (A New Age Dawns Part IV)” (melhor trabalho dos vocalistas homens da banda), “Our Destiny” (show da Simmons), “Deconstruct” e "Design Your Universe (A New Age Dawns, Part VI)" (com uma força estrondosa).

Como de praxe, a banda recebeu algumas participações especiais. Neste disco, Tony Kakko, vocalista do Sonata Arctica, faz uma participação em “White Waters”, a verdadeira balada do disco. Amanda Sommervile repete mais uma participação nos discos da banda agora na faixa “Unleashed”, mas presente na edição especial como bônus.

Em suma, aos fãs da banda provavelmente seu melhor trabalho nesses 8 anos de existência da banda. Aos demais, um grane disco do gênero e que mostra que a banda Epica é a referência atual no estilo, com bandas como Nightwish e Theater of Tragedy mais ou menos em baixa. Um dos destaques do ano, com certeza.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica


Banda: Epica
Álbum: Design Your Universe
Ano: 2009
Tipo: Gothic Metal/Metal Sinfônico
País: Holanda
Link (do blog Keepers of Metal): http://linkbee.com/DO3NK

Formação

Simone Simons (vocais, soprano)
Mark Jansen (guitarra, vocais guturais)
Coen Janssen (Piano e sintetizadores)
Isaac Delahaye (guitarra)
Yves Huts (baixo)
Ariën Van Weesenbeek (bateria)



Tracklist

1. Samadhi - Prelude
2. Resign To Surrender - A New Age Dawns - Part IV
3. Unleashed
4. Martyr Of The Free Word
5. Our Destiny
6. Kingdom Of Heaven - A New Age Dawns - Part V
7. The Price Of Freedom - Interlude
8. Burn To A Cinder
9. Tides Of Time
10. Deconstruct
11. Semblance Of Liberty
12. White Waters
13. Design Your Universe - A New Age Dawns - Part VI

Nenhum comentário: