segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Clássicos: Ascenção Brasileira no Metal Mundial Pelo Sepultura


Já era mais do que na hora a seção Clássicos trazer essa que é a maior banda de Metal brasileira de todos os tempos.

Os mineiros do Sepultura tomaram o mundo em assalta com seu Thrash Metal pesado, cru e com riffs que influenciaram toda uma geração de músicos.

Em 1991 a banda lançava um dos seus maiores álbuns na carreira, “Arise” (1991). Quarto álbum dos brasileiros cujas canções “Arise”, “Dead Embryonic Cells”, “Desparate Cry” e “Altered State” marcaram toda a década de 1990 e as quais deixam saudades aos fãs dessa fase mais primordial do grupo formado pelos irmãos Cavalera (Igora na bateria, Max na guitarra e vocal), Andreas Kisser na guitarra e Paulo Jr. no baixo.

Principalmente a partir deste disco que a banda alcançou reconhecimento internacional como um importante grupo do cenário Thrash Metal mundial, ao lado (e sem deixar a desejar) dos pais do estilo dos EUA, como Slayer e Exodus.

Aqui você encontra o equilíbrio ideal de peso, vocais guturais/gritados (que só Max consegue fazer) e melodia de guitarra e uma bateria/baixo tão forte que são marcas registrada dessa fase da banda.

Com o passar dos anos, elementos da música brasileira/africana foram sendo incorporados, a banda foi perdendo peso e agressividade e mudanças na formação (a saída de Max em 1996 e de Igor em 2006) fizeram os fãs se dividirem entre aqueles que idolatram esta fase da banda e os que acreditam que a banda tomou rumos interessantes com Derrik Green (vocais) e Jean Dolabella (bateria). Prefiro exatamente a formação que gravou este clássico.

Querendo ou não, a banda marcou o mundo (inclusive aparecendo nos documentários sobre o estilo ao redor do mundo) com seu Thrash Metal único, com cara do Brasil e qualidade extrema. O negócio é lembramos dessa formação que deixa saudades.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Sepultura
Álbum: Arise
Ano: 1991
Tipo: Thrash Metal
País: Brasil
Link (do blog Keepers of Metal): http://linkbee.com/D65WU

Formação

Max Cavalera (vocal/guitarra)
Igor Cavalera (bateria)
Andreas Kisser (guitarra)
Paulo Jr. (baixo)

Tracklist

1. Arise
2. Dead Embryonic Cells
3. Desperate Cry
4. Murder
5. Subtraction
6. Altered State
7. Under Siege (Regnum Irae)
8. Meaningless Movements
9. Infected Voice
10. Orgasmatron (cover Motorhead)

Nenhum comentário: