quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Registrando A Maestria de Fazer Som Pesado Com Melodia



Com a enxurrada de lançamentos neste fim de ano, os suecos do Dark Tranquility não poderiam deixar de cumprir a promessa de liberar mais um ao vivo na sua carreira de 20 anos de Death Metal mesclado com melodia e letras intensas/inteligentes.

Surgiram em Gotemburgo, ao lado de bandas como In Flames e At The Gates. A primeira passaou a enveredar por caminhos menos pesados e um pouco mais comerciais do que no seu inicio, contando com o ex-vocalista do Dark Tranquility Anders Fridén. A segunda segue firme na sua proposta de peso/agressividade.

Lançando seu primeiro registro em 1993, a banda foi se tornando consistente e, ao meu ver, mais madura e criativa a cada álbum. É uma das poucas que não precisou deixar de fazer seu Death Metal para também trazer melodia, refrões marcantes, com a voz única de Mikael Stanne (vocal). Além dele, fazem a banda ser o que é hoje Niklas Sundin e Martin Henriksson nas guitarras, o baixista Daniel Antonsson, batera Anders Jivarp e Martin Brändström nos sons eletrônicos e piano.

Este álbum duplo chamado “Where Death Is Most Alive” (2009) também sai em formato DVD, o qual estou ansioso para assistir, pois a performance desses caras é ótima (quem pode ver algum show deles ou mesmo videos comprova isso). Estava na hora de um DVD de qualidade para coroar essa carreira de successo e a turnê do seu disco de estúdio mais recente “Fiction” (2007). A banda também traz aos fãs o disco “Yesterworlds” (2009) com regravações de demos e compilações.

Os maiores clássicos da banda estão aqui, como “There in”, “Final Resistance” e “Lost to Apathy”. Uma pena “Monocromatic Stains” não ter sido gravada agora.

Ótimo presente de fim de ano aos fãs de Death Metal “melódico”. Impossível se arrepender de conferir uma banda como essa. Mais um ponto pra Suécia.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Dark Tranquility
Álbum: Where Death is Most Alive (ao vivo duplo)
Ano: 2009
Tipo: Death Metal
País: Suécia
Link (do blog Keepers of Metal): http://linkbee.com/DY4AD

Formação

Mikael Stanne (Vocal)
Niklas Sundin (Guitarra Líder)
Martin Henriksson (Guitarra Ritmica)
Anders Jivarp (Bateria)
Martin Brändström (Eletrônicos/Piano)
Daniel Antonsson (Baixo)



Tracklist

CD 1
1. Intro
2. The Treason Wall
3. The New Build
4. Focus Shift
5. The Lesser Faith
6. The Wonders At Your Feet
7. Lost To Apathy
8. FreeCard
9. Inside The Particle Storm
10. Nothing To No One
11. Edenspring

CD 2
1. Insanity’s Crescendo
2. Lethe
3. Dreamlore Degenerate
4. Misery’s Crown
5. ThereIn
6. My Negation
7. Yesterworld / Punish My Heaven
8. The Mundane And The Magic
9. Final Resistance
10. Terminus (Where Death Is Most Alive)

Nenhum comentário: