domingo, 15 de agosto de 2010

Enquete: Qual o Melhor Entre Os Big Four?


Mais uma enquete de sucesso. Devido à grande quantidade de visita ao blog, esta enquete que estamos trazendo os resultados foi a que mais possuiu votos, totalizando 48.

Para que entendamos as porcentagens, é preciso que saibamos que cada opção, quando votada e ao final da enquete, constará a porcentagem em relação à 100%, e não ao total de votos. Por exemplo: se tivemos ao total 20 votos, e certa opção recebeu 10 destes 20, contamos a porcentagem de 50%.


A pergunta desta enquete se referia a qual é a melhor banda entre os chamados “Big Four”: Anthrax, Slayer, Megadeth ou Metallica. O “Big Four” foi o nome cunhado para representar as quatro bandas oriundas da Bay Área e que são consideradas os pilares do Thrash Metal mundial, sendo os principais e mais significativos nomes da cena.


Ano passado começou a surgir rumores de uma possível turnê com alguma dessas bandas. O interessante que foi algo que surgiu de declarações de alguns músicos, como Dave Mustaine (Megadeth) e Kerry King (Slayer), e não de boatos da mídia ou dos fãs mais fantasiosos.

O que acontece é que haviam mais problemas envolvidos do que apenas a dimensão de se realizar uma turnê com essas quatro grandes bandas num mesmo palco. Houve, e ainda há, mas mais amena, muitas mágoas e rivalidade entre as bandas, sendo a principal dela a “birra” de Dave Mustaine com Lars Ulrich e James Hetfield (Metallica), que o expulsaram da banda devido à seu problema com álcool.

Mas mágoas aparentemente deixadas de lado (ainda mais depois da participação de Mustaine no DVD “Some Kind a Monster” de sua ex-banda em que confessa sua inveja) permitiram que as quatro bandas voltassem aos palcos para celebrarem a criação do Thrash Metal que até hoje é uma das principais influências dentro do Metal em geral.

A idéia do Big Four era, inicialmente, de apenas um show, mas o que se estendeu para uma pequena turnê dentro dos principais festivais do mundo, como o Sonisphere (Polônia, Suíça e República Tcheca). A primeira apresentação do Big Four foi dia 16 de junho no festival citado.

Essa turnê também marcou a volta de Joey Belladonna aos vocais do Anthrax, além do retorno de Tom Araya (Baixo e Vocal), que sofrera uma semana antes problemas nas cordas vocais e uma cirurgia nas costas, ao Slayer, que colhe ainda os frutos de seu último trabalho “World Painted Blood” (2009) (confira resenha aqui no blog), mas que executou, assim como as outras três bandas, mais clássicos do que músicas recentes, para delírio de todos.

Vamos à contagem de votos. Já era de se esperar que a banda mais bem sucedida (em todos os sentidos) entre os 4 fosse o Metallica, mas confesso que fiquei surpreso com o número de votos que o grupo recebeu: foram 28 que o deixou como principal referência do gênero e melhor dos 4. Esse número de votos contabiliza 58% do total de votos.

Mas a maior surpresa foi encontrar que o Slayer ficou em segundo lugar, com certeza graças não apenas sua história, mas à sua “volta” grandiosa do já citado último disco do grupo. A banda de Kerry King e companhia recebeu 13 votos, ficando com a porcentagem de 27% em relação ao total de votos.

Em terceiro lugar, o Megadeth, agora recém saído de uma turnê mundial em que divulgava seu ótimo álbum “End Game” (2009), juntamente com a execução na íntegra de “Rust in Peace” (1990), que neste ano completou duas décadas, além da volta do baixista que gravou o álbum, o lendário David Ellefson. Confesso que esperava que a banda ficasse na segunda posição, mas acredito que ainda há um desnível que a banda sofreu nesta última década devido à figura pouco carismática de Mustaine e de álbuns abaixo da média. Assim, em terceiro lugar o Megadeth ficou com 7 votos e 14% do total destes.


Por último, e como esperado, o Anthrax. Entre todas essas bandas, o grupo de Scott Ian e demais, parece que se perdeu há muito tempo. Ao contrário do Metallica e mesmo do Megadeth, que foram deixando de lado o Thrash Metal oitentista em alguns álbuns, mas que criaram ótimos discos de Metal (vide “Youthanasia” do último e “Black Álbum” do primeiro), o Anthrax abandonou o Thrash Metal e fez um som muito sem graça, a ponto de até os próprios fãs verem na banda apenas três ou quatro músicas clássicas em toda a carreira. Obviamente que o grupo teve uma importância histórica para o movimento da Bay Área, mas definitivamente esta no lugar em que trabalhou (ou não) para estar: em última colocação, com nenhum voto.


Alguns integrantes das bandas já falam em repetir a dose num futuro bem próximo. Vamos torcer para que os quatros se exibam aqui no Brasil, não apenas pelas salas de cinema (com ingressos quase no valor dos shows “ao vivo”!), mas em carne e osso, pois tal turnê não há precedentes na história e os fãs do verdadeiro e original Thrash Metal se veriam no paraíso.

Agradecemos à galera que respondeu a enquete. Continuem votando nas enquetes do blog. Até mais

Texto: EddieHead

8 comentários:

Bruxo [b.n.c.][Maverick] disse...

Meu, sem comentários... um fiasco essa tua resenha. Putaquetepariu... Além de errar o nome de quase todos os que mencionou (James Hetfield e Kerry King) eu ainda tenho que ler que tu, o cara que fez a resenha, achava que o Megadeth não deveria estar em terceiro, mas sim em segundo, atrás do Metallica, mas que isso talvez se deva ao fato de que houve um DESNÍVEL NO MEGADETH NA ÚLTIMA DÉCADA. Cara, puta que te pariu... Um cara que enxerga desnível em uma sequencia de 1)The System has Failed 2)United Abominations e 3)Endgame (DESNIVEL NO ENDGAME ?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?)
e não viu desnível nenhum em 1)Load 2)Reload 3)St Anger 4)Death Magnetic e concorda com os que acham que o Metallica deveria estar em primeiro, só pode passar a nítida impressão de que, ou tá brincando comigo, ou que não sabe porra nenhuma de nada... Fecha as portas desse blog velho... fecha as portas!

EddieHead disse...

Olá bruxo. Realmente me equivoquei na digitação dos nomes. Percebi que também, sem querer, errei o sobrenome de Mustaine. Vlw por me alertar e já estarei fazendo as correções (isso acontece quando a gente não revisa um texto, infelizmente, mas não é a regra).
Quanto à sua opinião, cada um tem uma, não é?Entendo sua indignação, afinal, quem é fã do Megadeth geralmente não aceita críticas negativas à banda e positivas ao Metallica. Gosto de Megadeth e quando falo que os álbuns estão abaixo do nível, estão abaixo do nível do próprio Megadeth,pelas pauladas clássicas que os caras nos deram nos álbuns que vc como fã sabe de quais falo. Opinião é opinião, e mesmo que eu dissesse que Anthrax é a melhor banda do mundo,haveria quem concordasse e discordasse (e "mandasse" fechar o blog).
Gosto muito de End Game, pra mim um dos melhores álbuns da década. Acredito que você não entendeu o que eu quis dizer...Mas isso acontece.
Não me acho o cara mais entendido de Metal do mundo, muitas bandas nem ouvi e outras tantas que você pode gostar muito nunca verá aqui, pelo simples fato de eu não gostar. O blog é de fã para fã, aqui estão os álbuns e bandas que gosto, assim como da galera que colabora. Quem sabe você possa colaborar com o blog, "aumentando" o nível e fazendo alguma matéria. Pode ter certeza que postamos aqui (nos envie um email).
De qualquer forma, vlw pelo comentário (embora muito radical e faltando com o respeito só por uma opinião divergente da sua ou que vc julga divergente). E fique a vontade pra curtir os textos dos outros colaboradores, talvez encontre a sua opinião aqui...Até mais
Obs: Load/Reload fazem parte da década de 90 (que Megadeth detonou), St. Anger é um tiro no pé, muito pior do que fora "The World Needs a Hero" (disco de duas ou três músicas dignas de Megadeth)...mas isso é outro papo.

metalman disse...

êta Bruxo!!é fã de Megadeth pelo jeito!!!a intenção da matéria,pelo que li, é, assim como quase 100% de qualquer matéria, expressa opinião pessoal!!Tá na cara que tanto Megadeth como o metallica tiveram fases muito ruins, mas no balanço geral, Metallica leva vantagem.Concordo que nos últimos anos o Megadeth teve uma discografia mais digna do que o Metallica, que deu uma reagida com death magnetic.Opinião é muito pessoal, então, cada um vai defender a sua! e na minha opinião, Anthrax e Slayer levam vantagem em relação a Megadeth e Metallica porque sempre se mantiveram fiéis, sem experimentções para tentar atingir novos mercados!!tem que buscar evolução, mas sem esquecer sua raíz, seu estilo...Metallica e Megadeth se desviaram do caminho em determinado momento!!!
Ao redator, como estás expressando uma opinião num blog, parabéns pela resposta sóbria, pois sabes que quando expressamos a opinião publicamente, jamais agradaremos a todos.Fica só o toque quanto a revisão, porque muitos levam a sério as coisas demais e acham um crime errar uma letra do nome de um de seus deuses!!jheheheh!!!abraço a todos!!Metal Forever!!!

Bruxo [b.n.c.][Maverick] disse...

Velho, o lance nem foi ali de ofensa pelos nomes dos "deuses" e tal... ateh exagerei por ter mencionado o erro da grafia ali. Mas por coincidência eu li teu post acho que soh uma meia hora depois de ter visto aquela palhaçada do show dos Big Four. E chega a fervilhar o sangue ver que aquilo tudo só foi feito pra engrandecer o Metallica, que vive hj do respeito que um dia mereceu. E eu sou fã de Metallica, e como sou. Mas é impossível fugir do clichê: "Até o '...And Justice for All'. E então acontece que todas as outras três bandas fizeram coisas memoráveis enquanto o Metallica com o Bob Rock ganhava dinheiro na mesma medida que perdia o respeito por fazer músicas cada vez mais 'lugar-comum-que-qualquer-outra-banda-poderia-ter-feito'. Aí quando finalmente acontece o show que "doze bilhões" de pessoas esperavam ver, o Amthrax eh posto a tocar quase num sol do meio-dia, e no fim das contas o horário fica justinho pra soh o Metallica, que faz a pior apresentação dentre eles, tocar a noite e telão e shalalá... Ora, qualquer um que tenha visto aquele show sabe que se o Metallica está na frente de qualquer uma daquelas bandas, pode ser por n razões, menos pela música... Pelo menos foi à conclusão que chegamos eu e os caras que viram o show comigo... (fica a opinião, não tão selvagem dessa vez) Abraço.

Bruxo [b.n.c.][Maverick] disse...

Anthrax saiu com 'm'. É Deus castiga...

Anônimo disse...

realmente, Metallica morreu no And Justice.... o Black album ainda se salvam algumas.....vivem de passado!!!!

EddieHead disse...

Vlw Metalman pelas palavras. Aí Bruxo, eu também teria ficado p*&¨% saído de uma dessas apresentações. E o pior é ver que (não acompanho tanto a repercussão e as falas das bandas sobre o Big Four) vários dos caras das outras bandas estão falando em mais turnê com os 4 juntos. No fim o Metallica, que alcançou maior sucesso comercial, fica lá em cima. É como o Maiden, os caras mesmo que não toquem nada (sou fã do Maiden e acho que estão onde merecem) nunca deixarão de ser Headliner. Eles fariam (e os empresários) o Black Sabbath e o Judas Priest abrirem seus shows, mas nunca o Maiden. A grana capturou o Metal, faz tempo. Nosso pequeno e sujo mundo capitalista.
Vlw aí pelo novo comentário. Esses sim não dão margem a desavenças. Vlw e fica a vontade para visitar o blog!

Cris Jones disse...

Metallica é, foi, e sempre será a melhor de todas.
Essas outras bandas não são nem o chulé do James Hetfield