sexta-feira, 27 de agosto de 2010

AMAZON:Em entrevista exclusiva para o Road, Renato Ângelo fala sobre o novo CD e muito mais!


Desde 2004 com o lançamento do debut "Victoria Regia", de forma independente, e posteriormente relançado pela Hellion, a Banda vem conquistando seu espaço, inclusive abraindo shows para Bandas como Nightwish e Epica, apesar de todas as dificuldades que todos sabemos que uma Banda de Metal passa por este Brasilzão, e assim como diversas outras, leva o trabalho com a Banda em paralelo a outras atividades, mas o amor pela música e o prazer do reconhecimento pelo público fiel headbanger, move toda essa engrenagem, e as Bandas, assim como o Amazon, continuam a nos presentear com sua obras.
Formado por Renato Ângelo(guitarra e teclados) Sabrina Todt(vocais e flautas), Frazão(bateria) e Danilo(baixo), o Amazon, acabou de disponibilizar seu novo CD, "Nature's Last Ride" e Renato nos conta, em exclusiva para o blog, detalhes do trabalho e outros assuntos, como o interesse de vir tocar aqui no Sul!

1)Após 5 anos mais ou menos, temos o sucessor do "Victoria Regia", o álbum “Nature's Last Ride”.Conte-nos um pouco sobre a produção do novo play e porque demorou mais tempo que o previsto para ouvirmos um novo trabalho da Banda?

Renato:O novo álbum, Nature's Last Ride, já estava composto na íntegra desde o início de 2006. Tivemos, neste meio tempo, diversos acontecimentos nas vidas pessoais dos integrantes, o que nos fez dar uma diminuída no passo. O Frazão e o Danilo tiveram suas filhas entre 2008 e 2010, e em 2008, a Sabrina também precisou de uma pausa para retirar um tumor, então tivemos boa parte do tempo ocupado com essas coisas. Mas falando do álbum em si, acreditamos que ele soa um pouco mais pesado e sombrio que o Victoria Regia. Os arranjos foram todos feitos pela banda e a produção também, toda a parte de orquestras, etc. Isso levou um tempo maior do que se tivesse sido feito por uma pessoa que faz isso todos os dias, mas em compensação ficou arranjado da forma que queríamos.



2)O cd todo foi disponibilizado para download no site da Banda, como surgiu essa idéia e porque tomaram essa decisão?

Renato:Bom, nós somos uma banda independente. Não vivemos disso e objetivamos atingir o maior número de pessoas possíveis com as músicas. Não adianta a gente colocar um álbum à venda numa loja, no valor de um CD de uma banda grande. Obviamente, o fã vai comprar o da banda grande, pois é pra isso que ele foi lá. Então, optamos por tentar este formato, as músicas estão disponíveis para quem quiser ouvir. Quem gostar e quiser o CD completo, com encarte (que, aliás, tá muito bonito!) e tudo mais, entra em contato com a banda e compra, num preço bem mais acessível do que um material que tem que ficar exposto na loja com a obrigação de vender ou dar espaço pra outra banda mais conhecida e que venda mais. Ou seja, melhor pra banda, que pretende atingir mais ouvintes, e melhor pra quem gostar e quiser comprar o CD, que vai pagar mais barato.


3)Algo que notei, é que vocês mantiveram, de certo modo, uma temática, abordando também o tema natureza no novo trabalho.Fale um pouco pra gente a respeito dessa temática ,presente nas capas, em algumas letras, nome da Banda...

Renato:Eu acho que isso faz parte da cultura em que vivemos mesmo. Não nascemos na Europa, então não conseguimos escrever muito sobre cavaleiros e dragões, ou outras coisas mais ligadas à cultura deles. Vez ou outra, até sai alguma coisa, como a Dawn do Victoria Regia, ou até a Gathering High, do Nature's Last Ride, mas é mais raro. As bandas brasileiras têm uma tendência a escrever sobre essas coisas. Nossas lendas são sobre florestas e habitantes das mesmas. Nossa realidade está muito ligada a isto também, e nos últimos anos o mundo acordou pra isso, devido às catástrofes e desastres que tem ocorrido - desmatamento, terremotos, enchentes, aquecimento. Quando vimos, praticamente o trabalho todo da banda estava orientado neste sentido.
Mas ainda assim, é importante dizer que o NLR não é um álbum conceitual, pois ainda não nos sentimos à vontade para compor algo deste porte.


4)Quanto ao processo de composição dentro da Banda, como funciona?Pergunto também, porque já tive Banda e novamente estou voltando a tocar e o que mais complicava era encaixar as letras nas melodias!

Renato:Em geral, eu escrevo as músicas, ou do zero, ou a partir de alguma idéia ou riff que o Danilo, a Sabrina ou o Frazão trazem. Quando a letra é da Sabrina, a composição normalmente é conjunta, ou seja, vamos escrevendo a música e a letra ao mesmo tempo. Já quando o Danilo escreve, ele traz a letra pronta, e depois de ler e tentar entender o clima da música, eu trago algumas idéias pra ver se era aquilo que ele tinha em mente, e a partir daí a música vai fluindo.


5)Dentre as composições do novo play, essa é difícil eu sei, quais você destacaria como suas favoritas e porque?

Renato:Minha favorita, número 1 mesmo, é a The Poem & The Eden. O clima todo dela é muito bonito, a progressão, tudo. Ela é muito envolvente, eu acho. Depois dela, Nature's Last Ride, Whoever You Are e Heretic, não necessariamente nesta ordem.



6)A Banda fez uma composição em português, "O Anjo", vocês pensaram em fazer outras, colocar como bônus, algo assim?

Renato:Essa música foi composta como trilha sonora para um filme que participaria do Festival de Cinema de Brasília, mas aparentemente o projeto não saiu do papel. O pessoal da produção do filme trouxe diversas limitações para a composição, e uma delas era justamente ser em português. No fim das contas, eles queriam algo mais pop e não gostaram da música (era muito pesada e muito séria pra eles), mas cada um com seus problemas. Então, por enquanto, não existe nenhum projeto neste sentido.

7)Como surgiu a idéia de fazer a "The Phantom in the Mirror Part II" ?

Renato:A "Phantom" é uma das minhas favoritas do primeiro álbum, eu gosto muito de tocar ela ao vivo, e a gente achou que o tema e a harmonia dela eram legais e renderiam mais um trabalho. Aí eu apareci com a idéia do refrão, a Sabrina escreveu a letra e lá estava ela.

8)E a cena atual, comparada com a época do lançamento do Victoria Regia, o que você sentiu de mudanças,melhorou, piorou?

Renato:Em termos de mercado, acho que mudou. Não dá pra dizer piorou ou melhorou. O que nos parece é que cada vez menos as gravadoras investem em uma banda, e cada vez menos existem lugares pra tocar. Em compensação, quando há, os eventos são maiores e com mais público.

A molecada, como sempre, interessada em modinhas. A imprensa mainstream continua burra, o público do estilo continua fiel como sempre foi, e temos cada vez mais a facilidade de divulgar o trabalho pela Internet, o que possibilita a divulgação das bandas brasileiras ao redor do mundo, permitindo que bandas menores se aventurem em turnês internacionais. Então, num balanço geral, acho que nem melhorou nem piorou, mas a cara do cenário mudou de forma radical e nós, bandas, precisamos aceitar isso e nos adaptar à situação atual.

A agenda de shows internacionais de Heavy Rock/Metal desse ano está bem cheia, principalmente neste segundo semestre, o que significa que o público existe. Cabe a nós trabalhar para conseguir atingi-lo. O que eu acho que falta são pessoas/empresas de produção mais sérias, pois a maior dificuldade de uma banda hoje é agendamento de shows em locais longe de sua cidade. Se as próprias bandas se organizassem de forma a cooperarem umas com as outras mais ativamente, teríamos um excelente cenário de bandas brasileiras com shows em muito mais cidades por todo o território nacional.




9) Obrigado a todos e parabéns por mais um ótimo e bem cuidado trabalho e também pela iniciativa de disponibilizá-lo on-line, fica seu espaço para mensagem aos Bangers aqui da região e quem sabe poderemos ver a Banda num futuro próximo, no Nightfall, que já está sendo um evento tradicional aqui na região, ou outro festival.

Renato:Agradecemos o seu apoio, muito importante desde o Victoria Regia. Esperamos que o pessoal curta bastante o novo álbum e estamos ansiosos por shows aí na região. Havendo oportunidade, estaremos no Nightfall com o maior prazer - e nos demais eventos também. As músicas estão disponíveis na íntegra no site. Faça download, copie pro seu amigo que gosta de metal, pro que não gosta também, escutem até a vizinha pedir pelo amor de Deus pra tirar. E pra quem quiser o álbum com áudio em alta qualidade, encarte com letras, etc., basta entrar em contato conosco pelo site, facebook, myspace, orkut ou email: contact@amazon.mus.br.

Keep Rockin'!












Um comentário:

Leonardo disse...

parabéns ao pessoal do blog!!!alto nível hein!!!