sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Volta de Paraíso Negado: Labyrinth Acerta a Mão


Uma ótima notícia aos fãs dos italianos do Labyrinth chegou até eles em meados de 2009 a notícia do retorno de Olaf Thorsen (Guitarra) ao grupo, tendo este saído em 2002 e se dedicado à sua outra banda, a boa Vision Divine (confira resenha do último disco aqui no blog).

E, para marcar ainda mais essa boa notícia (já que a banda não era mais a mesma sem Olaf), o grupo decide que seu sétimo disco de estúdio será a continuação do segundo trabalho da banda “The Return To Heaven Denied” (1998), considerado por muitos o melhor álbum do quinteto que volta a ser a formação atual, exceto pelo baterista Matt Stanciou deixa o lugar para Alessandro Bissa e pelo novo baixista no lugar de Chris Breeze.


Contando com o já citado Olaf na guitarra e produção do álbum, Roberto Tiranti como vocalista, na outra guitarra Andrea Cantarelli, nos teclados e piano Andrea De Paoli e, no baixo, o ingressante Sergio Pagnacco.

O álbum deste ano é “Return To Heaven Denied Pt.II: A Midnight Autums Dream” (2010) e, à exemplo do citado disco de 1998, um dos melhores disco da banda. Para mim, disparado o melhor trabalho dos italianos desde que surgiram em 1994.

Fazendo um comparativo entre o segundo álbum e este recém lançado, é muito perceptiva a mudança positiva do grupo. Se no primeiro temos um bom disco de Power Metal, neste temos um ótimo disco do tipo, mas com muitos elementos do Metal Progressivo, o que o diferencia grandemente de muitas bandas de Power Metal, especialmente as italianas, que apresentam características bastante semelhantes.


Ouvindo um disco após o outro, também se percebe a presença de Olaf na produção, deixando um som mais orgânico, menos artificial, o que favorece para nos fazer querer ouvir o disco do inicio ao fim.

Tiranti (Vocal) está impecável, absolutamente o melhor trabalho dele (confira a abertura de “Chance”). A volta de Olaf nas guitarras devolveu à banda a habilidade de produzir riffs grudentos, como nas faixas “Shooting Star” que abre o disco bem Power Metal, e “A Painting On The Wall” que o finaliza e tem uma pegada quase que Hard Rock.


Entre os destaques do disco também estão “Sailors of Time”, “A Midnight Autumns Dream” e “In This Void”, com show dos teclados de De Paoli e, de novo, do vocalista.

A banda acertou a mão como nunca antes. Este é um trabalho que supera tudo já feito pelo grupo, retoma um som característico do inicio da carreira, mas mescla mais elementos progressivos, não deixando o disco repetitivo ou enjoativo. Fico devendo a estória do disco, que não consegui “captar”.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Fotos: Internet (fotos desatualizadas)

Ficha Técnica

Banda: Labyrinth
Álbum: Return To Heaven Denied Pt.II: A Midnight Autums Dream
Ano: 2010
País: Itália
Tipo: Power Metal/Metal Progressivo

Formação

Roberto Tiranti (Vocal)
Olaf Thorsen (Guitarra)
Andrea Cantarelli (Guitarra)
Sergio Pagnacco (Baixo)
Andrea De Paoli (Teclados e Piano)
Alessandro Bissa (Bateria)




Tracklist

1. The Shooting Star
2. A Chance
3. Like Shadows in the Dark
4. Princess of the Night
5. Sailors of Time
6. To Where We Belong
7. A Midnight Autumn's Dream
8. The Morning's Call
9. In This Void
10. A Painting on the Wall

Um comentário:

ManoDigger disse...

Eddie Head, parabéns pelo Blog, tá profi! Ou quase, he he! To sempre por aih...