sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Astral Doors: Pouca Originalidade, Mas Muito Metal



O Heavy Metal é um gênero musical privilegiado. Primeiro que ele surgiu de algo básico (como toda música), e buscou manter isso na sua estrutura. Segundo, é que os fãs, pelo menos na sua maioria, estão interessados em discos que sejam Metal, mais do que originais. Claro que quando alguma banda consegue unir Metal e originalidade, cai nas graças dos Headbangers.

Não é o caso da banda sueca Astral Doors. Embora tenham certa relevância no seu país de origem, o sexteto não traz um som original. Aliás, confesso que só conheço o último trabalho do grupo, o bom “Requiem of Time” (2010), lançado há pouco, mas ao ouvir o disco a impressão é de que conhecia a banda há muito tempo, quase que “adivinhando” os riffs e refrões.

Talvez você pense “deve ser uma m*¨¨*%”, mas, na verdade, como me incluo também entre os Headbangers que gostam de um bom disco de Metal, mesmo que seja “mais do mesmo”, posso dizer que a banda pode e deve ser ouvida e respeitada.

O álbum, que conta com 14 faixas, não inova em nada, mas traz os músicos Nils Patrik Johansson (Vocal), Joachim Nordlund (Guitarra), Ulf Lagerstroem (Baixo), Joakim Roberg (Órgão/Teclado), Martin Haglund (Guitarra) e Johan Lindstedt (Bateria), em perfeita sintonia e um cd com alguns belos “hinos” ao Metal.

Destaques principais para a faixa de abertura, “Testament of Rock”, a melhor do disco, com uma pegada Heavy e Hard perfeita. Também é ótima “Power and the Glory”, bastante épica e com refrão marcante. “So Many Days So Many Nights” também tem uma levada mais Hard Rockque agradará na primeira audição. Também merecem atenção especial “Metal DJ” (outro refrão bom) e “Evil Spirits Fly”.

Como iniciei a resenha, a maioria dos apreciadores do Metal se importam mais que um disco tenha as características necessárias para se enquadrar no mundo Metal do que a originalidade, que falta bastante para a banda, mas que esta compensa pelo álbum bom de ouvir (embora se torne enjoativo, talvez) e com a bandeira do Metal alta no mastro. Indicado aos menos exigentes.

Stay on the Road


Texto: EddieHead


Ficha Técnica

Banda: Astral Doors
Álbum: Requiem of Time
Ano: 2010
País: Suécia
Tipo: Heavy Metal

Formação

Nils Patrik Johansson (Vocal)
Joachim Nordlund (Guitarra)
Ulf Lagerstroem (Baixo)
Joakim Roberg (Órgão/Teclado)
Martin Haglund (Guitarra)
Johan Lindstedt (Bateria),



Tracklist

1. Testament Of Rock
2. Power And The Glory
3. Rainbow Warrior
4. Call Of The Wild
5. St. Peter's Cross
6. So Many Days So Many Nights
7. Blood River
8. Anthem Of The Dark
9. Metal DJ
10. Fire And Flame
11. Greenfield Of Life
12."The Healer
13. Evil Spirits Fly
14. When Darkness Comes

Nenhum comentário: