sábado, 14 de agosto de 2010

Quando a Música Clássica Está à Serviço do Metal: Novo disco do Apocalyptica


O mundo da música é cheio de surpresas, mas acaba sendo raro quando encontramos “coisas” revolucionárias, fazendo cosias jamais vistas, e que ganham notoriedade em todo o mundo, extrapolando apenas um tipo de música e sendo reconhecido por vários públicos.


Na Finlândia de quase 20 anos atrás (1993), um quarteto de cordas, estudantes da reconhecida Sibelius Academy da cidade de Helsinki se reuniram para tocar covers do Metallica, banda que todos gostavam, e após alguns shows pela cidade e bares Rock, assinaram com a gravadora Zen Garden e, em 1996, lançaram o primeiro disco, somente tocando Metallica, de uma forma que ninguém jamais esperava: canções com violinos e violoncelos. Nascia o até hoje lembrado disco “Plays Metallica By Four Cellos”.


O quarteto atualmente formado por Eicca Toppinen (Violoncelo), Paavo Lotjone (Violoncelo), Perttu Kivilaakso (Violoncelo) e Mikko Sirén (Bateria), passou a investir em composições próprias, ainda calcadas no Metal. Somente em 2000 a banda passa a compor mais músicas do que covers que viria a culminar com o próximo trabalho a sair dia 23 de agosto, “7th Symphony” (2010), completamente original, à exemplo de “Reflections” (2003) e “Worlds Collide” (2007).

A grupo também é conhecido por sempre contar com participações especiais em algumas de suas músicas, especialmente nos vocais (já contaram com Cristina Scabbia, Till Lindemann, Corey Taylor, Max Cavalera, entre outros), mas também na bateria, com Dave Lombardo (Slayer) que neste novo disco faz sua 4º participação consecutiva, tocando na faixa “2010”.


Neste sétimo disco do grupo, 4 são as faixas com vocais. Começamos por elas. O primeiro single do disco ficou à cargo de “End of Me”, que traz como vocalista Gavin Rossdale (Bush e Johnny Andrews), numa interpretação empolgante. Essa faixa com certeza trará a banda ainda mais próxima do Heavy Metal, sem soar piegas.


“Not Strong Enough” teve a letra criada pela compositora conhecida no mundo popstar Diane Warren (Aerosmith, entre outros da cena Pop), e é interpretada por Brent Smith, vocalista do grupo Shinedown, o qual realiza um ótimo trabalho, sendo tão boa quanto a anterior, embora um apelo mais comercial.

Lacey Sturm do grupo Flyleaf é a mulher do disco, cantando na excelente “Broken Pieces”. Por fim, na faixa “Bring Them To light” temos o vocalista Joe Duplantier que também compõe a música e canta com o grupo de Metal Progresivo extremo Gojira. O cara fez dessa faixa a mais pesada, com seu vocal gutural característico e até nos fazendo pensar que Dave Lombardo esta na bateria dessa música novamente.


Oito, portanto, são as faixas instrumentais. “At The Gates Of Manala” abre o álbum dando mostras de que a banda esta mais voltada para o Metal do que nunca, assim como “Rage of Poseidon”, minha favorita do álbum com seus mais de 8 minutos, “emendados” também com a música anterior, mais calma e leve, “Sacra”.

Uma curiosidade: “Beautiful” foi gravada acusticamente (como nos primódios) e em apenas uma tomada, além de que o baterista Siren tocou pela primeira vez contra-baixo. Mas o mais curioso (e para a fantasia das garotas), o quarteto resolveu grava-la nus, já que sentiam que algo estava faltando para completar essa música. Coisas de artistas mesmo.


Como a banda mesmo disse, “7th Symphony” marca o próximo passo da evolução do grupo. Se no disco anterior o mundo caiu finalmente de joelhos à frente dessa novidade de qualidade, no novo trabalho os finlandeses conseguiram a união verdadeiramente perfeita da Música Clássica e do Metal, agradando absolutamente os amantes dos dois tipos.

Stay on the Road

Texto: EddieHead

Ficha Técnica

Banda: Apocalyptica
Álbum: 7th Symphony
Ano: 2010
País: Finlândia
Tipo: Metal Sinfônico

Formação

Eicca Toppinen (Violoncelo)
Paavo Lotjone (Violoncelo)
Perttu Kivilaakso (Violoncelo)
Mikko Sirén (Bateria)




Tracklist

1.At The Gates Of Manala
2.End Of Me (Vocal: Gavin Rossdale)
3. Not Strong Enough (Vocal: Brent Smith)
4.2010 (Dave Lombardo na bateria)
5.Beautiful
6.Broken Pieces (Vocal: Lacey Sturm)
7.On The Rooftop With Quasimodo
8.Bring Them To light (Vocal: Joe Duplantier)
9.Sacra
10.Rage Of Poseidon

Nenhum comentário: