terça-feira, 6 de setembro de 2011

Novos Trabalhos de Ken Hensley e Uriah Heep: Prato Cheio para "Heep-Maníacos" e Fãs de Classic Rock!


Não é nada fácil quando um membro de uma Banda que admiramos, que tem uma legião de fãs e uma carreira consolidada, acaba se desligando do grupo que o tornou conhecido e que também ajudou a crescer.
No caso, o  lado positivo da saída do mago Ken Hensley do Uriah Heep, em 1980, membro fundador e autor ou co-autor de algumas das mais marcantes músicas da carreira do grupo, como "The Wizard", "Lady in Black", "Rain", é o fato de hoje termos os dois(Ken e o Heep) em plena atividade e lançando grandes trabalhos.


O Uriah Heep, após muitas mudanças de formação, manteve um line-up estável de 1986 a 2007, até que o lendário Lee Kerslake teve de deixar a Banda por problemas de saúde, sendo substituido por Russel Gilbrook. A Banda ficou um bom tempo só vivendo de lançamentos comemorativos e regravações, além do excelente acústico(Acoustically Driven).O último álbum de inéditas tinha sido "Sonic Origami", de 1998!
Apesar dos lançamentos atrativos, como o acústico(que é fantástico), DVDs de aniversário dos álbuns clássicos, os fãs, logicamente sentiam falta de trabalhos inéditos.


De 2008 para cá, a Banda já lançou dois trabalhos muito bons, mostrando que tem muita lenha pra queimar."Wake the Sleeper", de 2008, mostrou uma Banda cheia de energia e com a musicalidade e características marcantes, como os Wha-Whas de Mick Box e os vocais harmoniosos e nesse "Into the Wild", lançado agora em 2011, a trupe inglesa manteve a pegada, com seu classic rock setentista revigorado, para alegria dos Heep-maníacos e dos fãs da boa música.
O que falar de Into the Wild? Se talvez não traga nenhuma nova "The Wizard" ou "July Morning", o trabalho se apresenta muito coeso e uniforme, com composições de nível muito bom.
A guitarra marcante de Mick Box continua com aquela pegada inconfundível, Bernie Shaw, que trouxe novamente estabilidade na voz principal da Banda, continua cantando com feeling e emoção, e se quando da sua entrada em 86, ainda tinha a desconfiança de alguns fãs do Uriah, hoje me parece uma unanimidade.

O Heep, nos anos 70.

Gilbrook foi uma boa escolha para a bateria, mostrando uma pegada e trazendo novos ares.Phil Lanzon e Trevor Bolder também são excelentes em seus instrumentos, sendo que Lanzon, que também está na banda desde 86, mantém a tradição dos Hammonds marcantes do Uriah, já imortalizados na época do mago Ken Hensley.
Destaques do CD? "Nail on the Head", com seu refrão que gruda de imediato, e é o primeiro clipe, bom, o fato é que o trabalho contém muitos refrãos e riffs bem "ganchudos", performances excelentes dos músicos, com músicas cheias de feeling e classe.Um disco agradável e prazeroso de ouvir, trazendo  aquelas características da fase pós-86, destacando os discos "Different World" e "Sea of Light", mas com sonoridade moderna, mostrando que não pararam no tempo e não vão soar datados jamais ; "Kiss of Freedom", traz aquele ar do Heep setentista e, com os vocais bem melódicos e harmoniosos, assim como a faixa título "Into the Wild", empolgante e também destacando os vocais característicos do Heep!
"Trail of Diamonds", com uma interpretação maravilhosa de Shaw, que mostra todo seu feeling, aliás, o vocalista está em grande forma.


Muito bom, simplesmente muito bom, verdadeira lição para muita gente que acha que sabe fazer música.
Em tempo, o cd foi lançado pela Frontiers, da Itália, especializada em Hard Rock, Classic Rock e Melodic Rock, gravadora que tem lançado álbuns excelentes, como os novos do Whithesnake e Yes, e trazido de volta a ativa artistas como Mr. Big e Cinderella.


E quanto ao mago Ken Hensley? depois do excelente solo "Blood on The Highway"(2007), conceitual e praticamente autobiográfico, contando com convidados como Glenn Hughes, Jorn Lande e John Lawton, que também rendeu um DVD também excelente, Ken lançou, ao lado da Live Fire Band, que vem o acompanhando há um bom tempo, destacando o guitarrista e produtor Ken Ingwersen(que lançou ano passado o excelente Ken's Dojo), e que em breve estará em uma exclusiva aqui no Road, o álbum "Faster", e, mesmo considerando que esse não seja um álbum solo(Está programado o lançamento de um novo solo em breve, o "Love...And Other Mysteries"), segue a linha do "Blood on The Highway" em termos de sonoridade, ou seja, aquelas características marcantes que Hensley mostrou desde os tempos áureos dos cássicos setentistas do Uriah Heep, muita emoção e feeling, Hammonds, lógico, e, assim como sua ex-banda, o tecladista e multi-instrumentista mostra que tem muita lenha pra queimar, presenteando-nos com composições muito boas, e, apesar do trabalho ter algumas músicas menos interessantes, as canções que se destacam fazem o disco valer muito a pena.


O Disco traz canções com ares épicos e clássicos, o Classic Rock característico das composições de Ken, e alguns toques de blues e progressivo. "Beyond the Stars", que me lembrou clássicos como "July Morning", por seu andamento também cadenciado, possuindo um refrão muito bom; "Set me Free from Yesterday" também foi uma das que mais me chamou a atenção, com um começo que traz um certo ar mistico, começa com um dedilhado, depois uma guitarra acústica e vai crescendo....e até chegar no refrão você já está cantando junto.Vale destacar os solos inspirados do outro Ken, que tem se mostrado um grande parceiro para Hensley, e é um grande músico.Outro destaque é a balada "I Cry Alone", com um belo solo de guitarra, que me lembrou o grande, e já saudoso, Gary Moore.


A faixa título, "Faster", é referência a paixão do mago pelas corridas de fórmula um, e é um Classic Rock, como não poderia deixar de ser, de andamento acelerado.Gostaria de citar também o bônus com a clássica "Circle of Hands", do fantástico álbum do Heep, "Demons and Wizards", gravada com a The Norwegian Radio Orchestra.
Resumindo, dois álbuns que trazem uma qualidade acima da média, trazem muito das características que consagraram os artistas nos anos 70, e, acredito, que os fãs do Uriah Heep e de Hensley estão muito satisfeitos com os lançamentos.Eu estou.Nem precisa dizer que é recomendado pra os fãs do Heep e Hensley, e, claro para amantes do Classic Rock e da boa música.Tomara que eles ainda produzam muitos trabalhos como esses, para nossa alegria. Mais de 40 anos de carreira não é pra qualquer um!

Set Lists dos CDs:

Uriah Heep: Into the Wild

01. Nail on the Head
02. I Can See You
03. Into The Wild
04. Money Talk
05. Trail of Diamonds
06. Lost
07. Believe
08. Southern Star
09. I'm Ready
10. T-bird Angel
11. Kiss of Freedom
12. Hard Way to Learn (Bonus Track)




  • Bernie Shaw – vocals
  • Mick Box – guitar
  • Phil Lanzon – keyboards
  • Trevor Bolder – bass guitar
  • Russell Gilbrook – drums




Ken Hensley & Live Fire: Faster

01 - Set Me Free (From Yesterday)
02 - The Curse
03 - I Cry Alone
04 - Katrine
05 - Faster
06 - Slippin' Away (The Lover's Curse)
07 - The End Of Never
08 - Beyond The Starz
09 - (At) The Last Minute
10 - Somewhere (In Paradise)
11 - Fill Your Head (With Rock)
12 - Circle Of Hands (with The Norwegian Radio Orchestra) [bonus]


Ken Hensley – vocals, keyboards, guitars
Eirikur Hauksson – vocals, guitar
Ken Ingwersen - lead guitar, backing vocals
Sid Ringsby - bass, backing vocals
Tom Arne Fossheim - drums
The Norwegian Radio Orchestra (12)



TRAILER DO CD INTO THE WILD 

REVIEW DO ÁLBUM FASTER

2 comentários:

césar disse...

realmente o Heep e Ken Hensley estão em ótima forma.

Anônimo disse...

o album do heep esta muito bom, ken ,entao nem se fala, mas, eu destaco a balada "i cry alone" de hensley e sensacional e mostra que ele foi o melhor compositor e musico que o urian heeo teve.