terça-feira, 27 de setembro de 2011

Vingança Pelo Heavy Metal Oitentista: The Rods de Volta

25 anos depois, a vingança

Muitas bandas que surgiram nos anos 70/80 (bem como nas posteriores décadas) obtiveram certo reconhecimento, mas caíram no esquecimento, ou por fim prematuro ou por falta de um bom agenciamento (e sorte, quem sabe).

O The Rods sofreu de um fim prematuro. Surgindo após o fim do Elf (já que o baixinho vocalista fora para o Rainbow, começando realmente a imortalizar seu nome: Ronnie James Dio), emplacou pelo menos um disco que é considerado clássico (“Wild Dogs” de 1982), mas teve o fim decretado em 1986, quando lançou seu último e mal recebido “Heavier Than Thou” (1986).

Seu líder, o guitarrista/vocalista David Feinsten, conhecido como “o primo de Dio”, a partir dali caiu num anonimato, e a volta do The Rods foi ensaiada em boatos várias vezes, até que em 2009 a coisa se tornou realidade, e junto com seus companheiros Garry Bordonaro no baixo e Carl Canedy na bateria e vocais, voltaram com força total, passados pelo menos 25 anos desde o término da banda.

Mesmo o The Rods sendo desconhecido pelos headbangers na sua maioria, uma volta dessas só poderia gerar um disco tão bom quanto seus clássicos. Desse retorno, lançaram este ano “Vengeance” (2011), literalmente uma vingança em nome do Heavy Metal tradicional oitentista, aquele mesmo que lhes virou as costas 25 anos antes.

O trio preparou um CD que te leva de volta aos riffs simples, mas certeiros, o vocal pouco interessado em soar “perfeito” (David nunca teve lá um grande vocal, mas quem se importa?), a bateria que, mesmo com bumbo duplo, é básica e não soa perdida no meio desse som viajante. O baixo, cru e reto como sempre, faz de Bordonaro um cara muito injustiçado por não ser lembrado entre os mais interessantes do gênero.

Trio nos brinda com disco clássico oitentista em pleno 2011

São 11 faixas de puro Heavy Metal tradicional, cuja sonoridade oitentista poucos conseguem fazer atualmente (talvez apenas o Accept tenha acertado mais ainda que o The Rods).

Som empolgante e certeiro, como “Rebels Highway” e “I Just Wanna Rock”, te fazem querer bater cabeça sem precisar soar a banda mais pesada e agressiva do mundo (hey, galera da nova geração, aprendam como fazer isso sem exageros).

Há muito da “sujeira” do Blues, o que só torna o disco mais atrativo ainda. Esses elementos encontramos bastante em “Ride Free or Die” e “Livin' Outside the Law”, lembrando até mesmo Motörhead.


David "Rock" Feinstein em ação

Um dos grandes atrativos do disco é a presença de Ronnie James Dio cantando em “The Code” que, a exemplo de sua participação no álbum solo do primo (que inclusive resenhamos aqui), soltou o gogó em sua última gravação antes de morrer devido a um câncer.

A música não é a melhor do disco, mas, po*&%, trata-se de Dio se despedindo daquilo que mais gostava e sabia fazer bem, que é cantar Heavy Metal. O som é de arrepiar os fãs desse Deus do Metal que nos deixa imensas saudades, mas um legado sem precedentes na história do Metal.

Mas “Vengeance” traz outros destaques. As guitarras de David “Rock” (apelido apropriado), na minha opinião, são as melhores que já deixou vir à público. Impossível não nos empolgar pelos clichês que fazem dos riffs do Metal os melhores do mundo.

Ainda nas canções, vale destacar “Raise Some Hell” que abre a bolacha (entrei no clima oitentista também, rs) e “Runnin' Wild” (que riff e que empolgação, você se assegura para não sair “chutando a avó”).

Este trabalho é para aqueles que sabem do que estamos falando quando se diz que os anos 80 foram os anos do Metal na sua forma mais elevada. E o The Rods mostra que aquela década não ficou marcada apenas por Judas Priest e Iron Maiden, mas também por um trio esquecido que agora, décadas de atraso, tem sua vingança.


Texto: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: The Rods

Álbum: Vengeance

Ano: 2011

País: EUA

Tipo: Heavy Metal (anos 80)


Formação

David “Rock” Feinsten (Guitarra e Vocal)

Carl Canedy (Bateria e Vocal)

Garry Bordonaro (Baixo)


Tracklist

01. Raise Some Hell
02. I Just Wanna Rock
03. Rebels Highway
04. Ride Free or Die
05. The Code
06. Livin' Outside the Law
07. Let it Ripp
08. Fight Fire With Fire
09. Madman
10. Runnin Wild
11. Vengeance


Acesse

Site Oficial

Myspace

Vídeo de “I Just Wanna Rock” tirado do DVD da banda ao vivo

Nenhum comentário: