sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Evolução no Metalcore: Trivium e Uma Verdadeira Tempestade Sonora


No quinto disco, Trivium nos propõe união do Thrash com o Metalcore

Formado em 1999 e conquistando cada vez mais espaço no underground os americanos do Trivium sempre levantaram a bandeira do Metalcore unindo-o com a sonoridade do Thrash dos anos 80 (tendo Metallica como fonte maior).

Parte dessa responsabilidade veio com o irretocável “Ascendancy” de 2006. Só que como toda a banda que lança uma obra prima, o que vem depois (na maioria dos casos) não é bem aceito pela mídia e fãs em geral. Nesse cenário vieram “The Crusade” que mostrava uma predominância de vocais limpos e “Shogun” (2008) apresentando uma banda em busca da sonoridade perdida, mas sem grandes brilhantismos (o cover de “Iron Maiden” é destaque total).

Do underground norte-americano para os palcos do mundo como referência do Metalcore "sem frescuras"

Mas agora parece que finalmente a trupe de Matt Heafy (vocal e guitarra) retomou o caminho perdido, já que “In Waves” (2011) mostra uma junção dos melhores momentos da carreira aliada a novas sonoridades, mas nada que venha assustar os fãs mais conservadores.

As expectativas aumentaram ainda mais com a estréia do novo baterista Nick Augusto que veio substituir Travis Smith que abandonou a banda em 2009.

Ao colocar rodar o CD, o que invade primeiramente nossos ouvidos é uma melodia assombrosa chamada “Capsizing the Sea” que faz um belo interlúdio para “In Waves” que eu duvido que você ouça essa música e não saia berrando o refrão.

Podemos apontar outros destaques como “Built to Fall”, “Inception of the End” e “Dusk Dismantled”, músicas que dão aquela sensação de que foram feitas para abrir rodas violentas nos shows.

Os destaques de novas sonoridades vem com faixas como “Black” que mostram uma pegada mais puxada para o Deathcore e com vocais diferentes e até mesmo mais ríspidos, além de “Leaving This World Behind” que fecha o álbum dando um clima meio apocalíptico.

E como é tradição do Trivium, somos presenteados com mais um grande cover. Dessa vez o Sepultura é homenageado com “Slave New World” e é interessante como um ouvinte desatento pode encarar essa música como autoral do próprio Trivium de tão incorporada que ela ficou ao trabalho dos caras.

Por fim, bangers, provavelmente esse álbum não alcance o nível de clássico, mas mostra uma banda honesta e com muita lenha pra queimar, sendo que faz a gente relembrar aqueles boatos de que o Trivium será o Metallica do futuro...


Texto: Harley

Revisão/edição: Eduardo Cadore

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Trivium

Álbum: In Waves

Ano: 2011

País: EUA

Tipo: Metalcore/Thrash Metal


Formação

Matt Heafy (Vocal e Guitarra)
Corey Beaulieu (Guitarra e vocais de apoio)
Nick Augusto (Bateria)
Paolo Gregoletto (Baixo e vocais de apoio)



Tracklist

1. Capsizing the Sea

2. In Waves

3. Inception of the End

4. Dusk Dismantled

5. Watch the World Burn

6. Black

7. A Skyline's Severance

8. Built to Fall

9. Caustic Are the Ties That Bind

10. Forsake Not the Dream

11. Chaos Reigns

12. Of All These Yesterdays

13. Leaving This World Behind



Assista o vídeo promocional de “In Waves”

Veja o video de “Shattering The Skies Above”, canção para o game “Gods of War III”


Acesse e conheça a banda

Site oficial

Myspace

Compre o CD com DVD (show exclusivo e documentário) na Die Hard aqui

3 comentários:

_machine_ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
_machine_ disse...

Bah,dizer que o maior destaque do Shogun é o cover de iron maiden é uma grande gafe,tem pelo menos 3 musicas que estão sempre no repertorio do trivium desse album:
Throes of Perdition
Down from the Sky
Into the mouth of hell we march
Fora que o próprio trivium se diz fugir do rótulo de metalcore,então por quê não chama-los somente de uma banda de metal?

harley disse...

Hail machine obrigado por comentar o texto enquanto o que voce comenteou gostaria de dizer que na minha visão de maiden maniaco sempre que tem maiden é destaque sou grande fã do trivium gosto do shogun mas acho um album na sua essencia fraco mas é claro as musicas que voce falou foram bem lembradas, e ogato de chamar de metalcore é questão de facilitar para leitores não familarizados com a banda em si mas concocrdo comvc e um ponto trivium é uma das melhores bandas da atualidade valeu cara.