sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Entrevista - Rock Soldiers: A paixão pelo Underground


Marivan Ugoski tem 45 anos. Possui uma vasta história dentro do Metal gaúcho. Em 1986, integrou a banda Débil Metal, como vocalista. Já em 1987, fundou a Atro (que depois acrescentaria mais uma letra T ao nome). Sendo aqui vocalista e baixista, e lançou os álbuns BREAKER (94) mais voltado ao Hard Rock e Making up For Wasted Time (2003) mudando de estilo e mergulhando de vez no Thrash Metal. Em 2010 a Atro encerrou as atividades e após trocar Pelotas por Caxias do Sul, agora dedica-se ao seu projeto solo, denominada UGOSKI. Mas desde Janeiro de 98, Marivan também vem se dedicando a uma batalha na divulgação do underground brasileiro. Falo da coletânea Rock Soldiers. Com nome inspirado em uma das músicas de Ace Frehley, os trabalhos trazem várias bandas do underground nacional e até mesmo de fora do país. Pra explicar melhor, batemos um papo com ele.

Road to Metal: Bom Marivan, primeiramente queria dizer que é uma satisfação entrevistar um dos grandes batalhadores do underground nacional. Afinal de contas levar adiante um projeto independente como é o Rock Soldiers, sem aquele apoio da grande mídia deve ser uma batalha, não é mesmo?

Marivan Ugoski: Em primeiro lugar, eu que agradeço pelo reconhecimento e por esse espaço cedido pra levar a mais pessoas esse projeto que tanto me orgulha. Com certeza tem sido uma batalha eterna com um sistema de cooperativa adotado por mim, com o apoio e dedicação das bandas participantes unidas em um só foco, um único objetivo que é divulgar e levar esses trabalhos de nossa cena underground a várias regiões do nosso planeta... Quero que os CDs da série ROCK SOLDIERS sejam conforme a capa do antigo volume 15: ácaros e estar em tudo que é lugar, divulgação nunca é demais e assim tem sido durante esses anos...


RtM: Voltando a começo da história, como surgiu a idéia pra essa coletânea?

MU: Pela necessidade de divulgar excelente bandas que temos em nosso underground e que estão aí com os seus respectivos trabalhos, alguns lançando CDs oficiais, outros ainda ensaiando em garagem, mas eu sempre vi a riqueza musical de nosso underground e consegui concretizar isso tudo na série ROCK SOLDIERS desde 1998 e venho lançando um volume após o outro... Pra mim é como se fossem meus filhos, faço com muita dedicação, paixão e extremo prazer. Seria como se eu estivesse fazendo um CD somente com as minhas músicas.

RtM: E quando saiu o primeiro volume, qual foi a sensação?

MU: Felicidade total! Ali estava dado o primeiro passo, pois sempre pensei e penso na frente. Adoro dar seqüência, eu detesto coisas amarradas... Projetos que não saem do papel... Coisas paradas me irritam. Na minha opinião enferrujam, criam limo e estragam. Eu quero produzir e lançar, às vezes até as próprias bandas devem achar que sou chato, pois ás vezes passa um dois dias e eu já estou lá através de mensagem chamando e cobrando o que tem que cobrar, mas eu sou assim mesmo e não é á toa que estou me encaminhando ao volume 19... Quero deixar minha marca, minha história... Detesto que deixem a vida passar em branco!

Marivan o idealizador da coletânea Rock Soldiers
RtM: Quem conhece o underground, sabe das dificuldades que existem tanto para a organização de shows, gravação, divulgação... Sendo a Rock Soldiers uma coletânea, houve alguma dificuldade extra, já que geralmente, há sempre bandas que se destacam e outras que acabam por passar batido?

MU: Sempre tem Infelizmente, mas como diz em uma das minhas atuais letras do meu projeto UGOSKI  "... as barreiras existem para serem destruídas..." e pra te colocar pra baixo tem um milhão de pessoas! Mas pra te estender a mão são poucos! E a maior dificuldade são das pessoas que não acreditam em si mesmas. Eu lembro um pouco antes de eu lançar o primeiro volume que comecei a chamar as bandas e usei cartazes, cartas e flyers!!!!

Coisas da época e teve músicos que me disseram que era algo que estava nascendo morto, você  acredita nisso? Algo que não daria certo e tal... Mas hoje essas mesmas pessoas devem se arrepender da merda que falaram! E eu vou mais além: "...enquanto não der certo, eu vou lançando um volume após o outro..."  Claro que já tive problemas com algumas bandas em termos de qualidade de trabalho bem abaixo da média, mas te afirmo que se trata de um ou dois casos isolados, sempre tive bandas participantes de ótima qualidade, seja no seguimento que for. Até porque eu como produtor executivo faço uma audição antecipada dos trabalhos, pois tenho que manter a qualidade do projeto.

RtM: Lá no começo, acredito que a dificuldade em organizar o material era maior, afinal, ainda não havia tanto contato pela Internet. Hoje é mais fácil, pois a comunicação é mais rápida. Como você compara estas diferentes situações?

MU: Pois é os primeiros ROCK SOLDIERS foi na base das cartas e os flyers, mas como sou músico desde 86 eu sempre tive e guardava os contatos das bandas... Nossa! Eu lembro que recebia centenas de cartas e graças a minha confiança que sempre passei pro meus correspondentes, eles acreditaram em mim e principalmente no projeto ROCK SOLDIERS.

Hoje a comunicação está muito rápida e claro que teremos que tirar proveito dessa tecnologia de hoje, as bandas estão mais próximas e também mais profissionais. Encontrei muitos amigos das antigas pela internet e hoje consigo fechar rápido um volume da série.

Mas nada disso adiantaria se eu não tivesse a credibilidade que tenho com milhares de músicos espalhados por esse Brasil e até do exterior, como já teve participações de músicos do JAPÃO, ALEMANHA, EUA, INGLATERRA e etc.  Nunca deixe de olhar para trás, o início é à base de todas as conquistas até o momento.


RtM: Já participaram da coletânea cerca de 1500 músicos. Inúmeras bandas. Desde o começo, você lembra de situações engraçadas ou que trouxeram alguma particularidade? Tipo, bandas que nada tem a ver com o Rock N’ Roll, etc...

MU: Meu nome e meu trabalho é reconhecido dentro do underground, então nunca tive um contato de alguma banda fora do gênero ROCK. Os meus contatos como músico sempre mantiveram o mesmo público, mas não estou livre de isso acontecer. Meus contatos são puro ROCK/METAL!!!!!!!

RtM: Já são 18 edições, e pelo que andei lendo, já há o processo de escolha pra 19°, certo? Dentre todas essas, quais você destacaria e por quê?

MU: Já te adianto que estou com o volume 19 do ROCK SOLDIERS fechado e até o presente momento se não houver alguma desistência essas são as bandas do décimo nono volume: DRAMMA - ARACNUS - FIRETOMB - SKULL AND BONES - BAD TRAIN - LÚGRUBE - NECROHUNTER - TRIBUTO ETERNO - KILBER DIAS - ROTRUZ - BEDROYT - MASSA FALIDA. Eu com certeza sou o mais suspeito em querer destacar alguma ROCK SOLDIERS, eu destaco TODOS porque como já disse, são como se fossem meus filhos.

Imagina você olhar pra eles e dizer: eu gosto mais de você! (risos). Não tem como! TODOS os volumes tem a sua força, seu momento, suas particularidades e até porque não dizer, personalidade. Pessoal podem vir comigo... SÃO TODOS ÓTIMOS!


RtM: Hoje em dia, com os downloads, você vê alguma dificuldade extra com essa situação?

MU: Esse é um lado ruim que a atual tecnologia oferece. Mas quero manter viva essa sensação de você ter em mãos o CD físico com a caixinha... Material gráfico com os dados e fotos de cada banda em um CD profissional prensado direto de fábrica. Esse pra mim é o verdadeiro registro. virtual está aí solto no ar. Acreditem que ainda é muito mais legal ter os seus CDs físicos e originais na prateleira de sua sala ou de seu quarto! 


RtM: Voltando ao apoio, como você enxerga essa questão? Sabemos que a grande mídia não dá suporte, mas e a mídia especializada?

MU: Como eu trabalho com as bandas no sistema de cooperativa eu não dependo de apoio nenhum pra lançar o CD ROCK SOLDIERS. Mas às vezes aparecem quem apóie e sempre é gratificante, pois com certeza ajuda numa despesa de correio pra enviar os CDs  pra um veículo de comunicação como: jornais, zines, rádios, sites, revistas e etc. Quanto à mídia especializada sempre tive apoio. O mais recente foi uma publicação na revista ROADIE CREW de julho onde o Ricardo Batalha deu a maior força e fez uma matéria bem legal.


RtM: A Rock Soldiers é lançada pela UGK Discos, de forma independente. Que outras bandas fazem parte do selo? Algum lançamento previsto?

MU: Além da série, eu fiz a produção executiva dos dois CDs da banda gaúcha de Thrash LOSNA e tudo indica que farei do terceiro álbum deles também.  Outra banda que também trabalhei na produção executiva foi o pessoal das antigas: SPARATACUS onde lançamos o álbum “Libertae” e fora esses três títulos, tem o CD de minha antiga banda ATTRO lançado em 2003.

RtM: Bom, Marivan, agradeço tua disponibilidade  e deixo esse espaço aberto pra tuas considerações, divulgações, etc.  Muito obrigado!

MU: Volto agradecer novamente por mais esse espaço e espero que outras pessoas tenham gostado do conteúdo de informações e que tenha sido útil pra somar com tudo que está acontecendo em nossa cena underground. Músicos interessados em entrarem em contato comigo, por favor, mandar e-mail para: ugk_prod@ig.com.br, se quiserem dar uma olhada nos vídeos que temos falando e mostrando os discos da série ROCK SOLDIERS: http://www.youtube.com/channel/UCL-K80VXlsT8SOirclu_wig ou se ficar melhor basta só digitar meu nome ou o nome da série no Youtube que irão estar lá. Musicalmente quem quiser conferir meu trabalho solo UGOSKI, basta visitar o site do Palco Mp3.

Abraço  e até uma próxima oportunidade!


Entrevista por: Sergiomar Menezes
Revisão/edição: Renato Sanson
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: