quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Clássicos: “Invisible Circles” (After Forever) - Um Marco para o Gothic/Symphonic Metal

Banda encerrou as atividades em 2009

Atualmente o cenário não é muito propício para o estilo conhecido como Gotihc/Symphonic Metal, já que são poucos os trabalhos ditos como relevantes e, como ocorre com a maioria dos estilos, a cena foi infestada por pseudos grupos que bebiam sempre da mesma fórmula: vocais estilo “a bela e a fera”, criando trabalhos chatos e datados.

Entretanto, o Gothic/Symphonic Metal em si tem seus clássicos e um álbum que assim pode ser chamado é o terceiro lançamento do grupo holandês After Forever, “Invisible Circles”, que fez e ainda faz escola. Poucas vezes a maestria de orquestrações ficou tão bem equilibrada com os vocais líricos (nada exagerados de Floor Jasen) quanto aos vocais guturais de Sander Gommans.

O que torna o trabalho ainda mais interessante é o fato de ser conceitual, apresentando um belo enredo, em linhas gerais é demonstrado o ponto de vista de uma adolescente de 14 anos que presencia constante brigas entre seus pais e que seu nascimento foi fruto de uma gravidez indesejada. O encarte do CD traz como se fosse páginas do diário da moça e alguns diálogos ao longo do trabalho ornam essa obra envolvente

Mas nada disso teria menor valor se a parte musical não fosse contundente e aqui vale o que foi dito ali acima: o que o After Forever fez nesse trabalho está anos luz de muita banda metida a gótica. Até mesmo a intro “Childhood in Minor” faz sentido no álbum e logo cede espaço para “Beautyful Emptiness”. Ouvindo essa faixa percebe-se o diferencial do grupo: o peso, ou seja, em nenhum momento  eles esquecem que são uma banda de Heavy Metal.

“Between Love and Fire” e “Blind Pain” trazem ainda mais peso, sendo que a primeira é riquíssima nos diálogos entre os vocais e a segunda apresenta uma grande carga de vocais guturais (repare como esses elementos aparecem no HDK, projeto do guitarrista pós After Forever). 

Os momentos mais góticos e orquestrados não foram esquecidos, basta ouvir “Eccentric”, uma balada movida a piano e a bela voz de Floor e “Victim of Choices”, que nos vocais de apoio já trazia um nome que seria muito conhecido pelos fãs de Power Metal em geral (Amanda Somerville), além do que é nesse trabalho que se encontra um dos grandes hits da banda indispensável em qualquer show: “Sins of Idealism”.

Atualmente, Floor se apresenta como vocalista ao vivo da banda Nightwish

Inovador, pesado, muito bem gravado, enfim, um marco para a banda e para o Heavy Metal em geral, pena que o After Forever se mantém suspenso e seus músicos se espalham por projetos, como no caso de Floor e seu Revamp, que já encerou as atividades, e, atualmente, fazendo um ótimo papel no Nigthwish e Sander com seu HDK que lançou um CD e sumiu, restando para os fãs apenas apreciar o legado desse que, ao lado de grupos como Theater of Tragedy e Tristania, ajudaram a fundamentar o que seria o Gothic Metal aliado a vocais femininos.

Texto: Luiz Harley
Edição/revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha técnica 
Banda: After Forever 
Álbum: Invisible Circles
Ano: 2004
Pais: Holanda
Tipo: Gothic/Symphonic Metal 


Formação 
Floor Jasen (Vocal) 
Sander Gomman (Vocal/Guitarra)
Bas Maas (Guitarra)
Lando Van Gilis (Teclado)
Luuk Van Gerven (Baixo)
Andre Borgman (Bateria e Guitarra acustica)

Tracklist

01. Childhood In Minor
02. Beautiful Emptiness
03. Between Love And Fire
04. Sins Of Idealism
05. Eccentric
06. Digital Deceit
07. Through Square Eyes
08. Blind Pain
09. Two Sides
10. Victim Of Choices
11. Reflections
12. Life's Vortex



Um comentário:

Unknown disse...

Escutei esse álbum hoje de novo (tenho desde quando saiu, em 2004) e senti que passou no teste do tempo. Um marco para o heavy metal e entre os melhores da banda, sem qualquer dúvida. Concordo com cada linha do texto. Parabéns!

Hugo Mauricio de Abreu
Rio de Janeiro-RJ