sábado, 19 de janeiro de 2013

Nostoi: O Casamento do Rock & Roll com o Heavy Metal


Minas Gerais é um estado brasileiro que é reconhecidamente o berço de grandes nomes do Metal extremo, mas que, ao longo dos anos, tem mostrado que sabe criar bandas com outras influências, que caminham por outros campos, e é de lá essa grata revelação chamada Nostoi.

O que o quarteto formado por Nienna (vocal), Pedro Santos (guitarra), Leandro Lima (bateria) e Marco Nobrega (baixo) fizeram em “Railroad(s)” (2012), primeiro registro completo da Nostoi e que saiu de forma independente no fim do ano passado, é digno de nota e tem tudo para ser o marco inicial de uma banda com futuro promissor.



Isso porque a banda investe numa sonoridade que é quase uma união entre o Rock & Roll clássico, o Heavy Metal tradicional e o Hard Rock, o que deixa o álbum um verdadeiro prato cheio aos amantes dos estilos, ofertando variações entre as canções, sem aparentar uma salada mista.

A obra já impressiona pela arte da capa. São vários detalhes relacionados às letras das músicas, numa das capas mais bonitas de 2012 (você fica vários minutos analisando-a), méritos da banda e do artista Marcus Lorenzet. 

A produção, à cargo de Renato Kojima (que também participa tocando violão em “Slave Lady”), também dá um teor mais profissional ao som da banda, embora para os próximos lançamentos possa soar ainda melhor.

São 13 faixas, contando a introdução, que mostram uma banda com energia, tendo na vocalista Nienna uma voz diferente das que estamos habituado (inclusive a moça é graduada em canto pela Universidade Federal de Minas Gerais e já esteve em vários projetos na música pesada e erudita), já que a veia pulsante é mais Hard/Rock, seus vocais agudos, até com certo apelo no Pop Rock, casaram muito bem, embora mostre, aqui e ali, uma veia mais lírica, remetendo ao Metal Sinfônico, como na bela “Under the Light of The Olive Tree”.

O mais impressione são os riffs e solos. O guitarrista Pedro Santos fez um trabalho, no mínimo, digno de egente grande e, se ele não vier em futuros lançamentos com novas grandes composições, mercê uma repreensão, afinal, se já no álbum de estreia, criou/executou riffs sensacionais como em “R.A.W.R!!!”, faixa mais pesada e que a cozinha come valendo (Leandro Lima senta o braço na bateria), não espero nada menor que isso no futuro.

Músicas como “The Torment Within” (outro show do trio instrumental), “The Vulture” (com um dos refrões mais grudentos e lá estão mais outros grandes riffs), “Trademark Destruction”, verdadeiro hino de amor ao Metal (quem de nós nunca afirmou: “Heavy Metal não é uma moda passageira?”), citando bandas como Nightwish, Behemoth, Megadeth, afirmando: “todos são Heavy Metal no seu jeito”. Aliás, hino por hino, o Rock & Roll também recebeu sua parcela de homenagem, com a faixa “When I Met Rock’n Roll”. Correndo o risco de me estender demais, só destaco mais uma: “Human Flood” (ouça)!



Ao longo de “Railroad(s)”, a Nostoi contou com participações especiais, como os violinos de Erica Humber, as guitarras de Richard Squair e Henrique Guedes, além do já citado Kojima.

Nostoi pode ter certeza que possui um debut álbum de grande qualidade e, se ainda não está perfeito (e quem disse que precisa estar), a experiência e o reconhecimento adquirido com “Railroad(s)” tenderão a dar ao grupo mais habilidade e qualidade. Agora é divulgar estas faixas (que inclusive algumas já haviam sido gravadas anos atrás e passaram por regravações para o álbum), fazer bastante shows e mostrar que a música pesada pode soar legal mesmo sem revolucionar.


Revisão/edição: Renato Sanson
Fotos: Divulgação


Ficha Técnica
Banda: Nostoi
Álbum: Railroad(s)
Ano: 2012
País: Brasil
Tipo: Rock & Roll/Metal Tradicional/Hard Rock



Formação
Nienna Melo (Vocal)
Pedro Santos (Guitarra)
Marco Nóbrega (Baixo)
Leandro Lima (Bateria)






Tracklist
01 Von Berlin Nach Warszawa
02 The Girl, The Train, The Book
03 When I Met Rock'n'Roll
04 R.A.W.R!!!
05 Under The Light of the Olive Tree
06 The Torment Within
07 The Vulture
08 Trademark Destruction
09 Human Flood
10 Return
11 Slave Lady



Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: