terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Resenha de Shows: 9º Edição do Obscure Faith Festival em Santa Maria/RS (12/01/13)


Para começar 2013 com muito Metal pulsando nas veias, estivemos conferindo o Obscure Faith Festival IX, tradicional festival que destaca a arte negra da música pesada, sempre com muito peso e atrações de alta qualidade.

Human Plague foi a responsável por aquecer o público na abertura do festival
Uma semana antes do evento acontecer, problemas interditaram o antigo local onde aconteceria o show em Santa Maria/RS e, mesmo correndo o risco de ser adiado, a organização conseguiu um novo local para manter o evento de pé e, o mais louvável, sem mudança nos preços dos ingressos, nem no cast das bandas.

Human Plague
E foi no Centro Desportivo Municipal (também conhecido como Farrezão), que Human Plague, banda da cidade, iniciou o massacre no grande palco, em uma estrutura de som e luz poucas vezes já vista em eventos underground. Embora ainda com um público tímido (em número e empolgação), a banda local não decepcionou, apresentando seu Death Metal Melódico (sem soar forçado, como muitas bandas por aí) em composições próprias, como “Under God’s Life”, “Tears”, “Lost” e a cantada em português “Sem Deuses nem Demônios”, para também brindar o público, que aos poucos ia se soltando (a cerveja de qualidade estava no ponto e barata!), agitou muito nos covers de Venom (“Countess Bathory”) e Amon Amarth (“The Pursuit of Vikings”).


Dyingbreed fez um show enérgico divulgando sua primeira demo

Sem demora e com uma sonzeira rolando solta no som ambiente, a banda de São Leopoldo/RS, DyingBreed, vinha divulgar seu recente trabalho, a demo "Killing the image of your god" e, se nessa altura um maior público (que ainda chegava, pois contava com grandes atrasos) já estava presente, a banda recebeu mais resposta positiva que a anterior, desfilando seu Death Metal certeiro, muito profissional, com grande presença de palco, fruto da experiência de seus músicos que já passaram por outras bandas e trazem uma bagagem que reflete nas ótimas composições e execução.

Músicas como “Kill the Betrayer”, “Psychotic” e “Crazy Human Experiences” são apenas alguns dos destaques do grupo que, em faixas certeiras e diretas, fez muita gente botar os pescoços pra funcionar, também detonando em ótimas versões para “Dead Embryonic Cells” (Sepultura) e “Grotesque Impalament (Dying Fetus), que fechou o enérgico set.


Postmortem prepara EP para lançamento em breve e o executou na íntegra

Postmortem
A terceira banda veio de Pelotas/RS, Postmortem, e também merece destaque especial, tocando 11 faixas de pura agressividade sonora, todas composições próprias (incluindo futuro EP "Atra Mors" na íntegra), mostrando porque é um dos grandes nomes da cena gaúcha extrema, provando, para quem ainda não acredita, que o interior do estado possui bandas de alta qualidade. Certamente, quem presenciou o massacre no palco poderia ir embora após a apresentação do quarteto, pois já teria valido o festival todo. Mas, claro, mais duas grandes bandas ainda tocariam e o público manteve-se até o fim.

E caminhando mais para o término, a Mental Horror, banda que já havia se apresentado na edição anterior (que também conferimos de perto, em 2011), era uma das mais esperadas como banda experiente que é com turnê internacional e um nome bastante forte na cena, fez o show que já era esperado, muito peso e técnica aliado à agressividade do gênero, incluindo aí a participação de Bruno, vocalista da Postmortem, que voltou ao palco cantar com a banda em "Denying the Scars".

Mental Horror apresentou-se mais uma vez no Obscure Faith Festival
Músicas do aclamado álbum “Blemished Redemption” (2006) tiveram destaque, como “Observe the Martyr”, “Gods of the Pest and Flies” e “Sentenced to Believe”, mostrando a força certeira do Death Metal cru e reto da banda, com direito a versão matadora de “Arise” (Sepultura). A exemplo da edição anterior, Mental Horror fez valer seu nome que é referência no Metal extremo nacional.


Hate Handles fechou essa histórica edição do Obscure Faith Festival

Já relativamente tarde, a agressão sonora final ficou a cargo da banda Hate Handles, que se incumbiu de arrancar as últimas energia das mais de 200 pessoas que estavam lá presenciando essa histórica edição. A banda de Caxias do Sul foi a que mais intercalou músicas próprias com ótimas versões cover, tocando seis músicas próprias (como as pauladas “Bring You Back”, que abre o show, “Deceived” e “Respect By Fear”), além de versões pesadas e fiéis de clássicos como “South of Heaven” (Slayer) e “Mouth for War” (Pantera), esta uma grata surpresa, afinal, quem não curte a banda do finado Darrel?

Hate Handles
Diante das dificuldades inerentes à cena underground, Obscure Faith Festival, edição 2013, mostrou que possui tradição e, mais uma vez, não decepcionou, pelo contrário, agradou a todos (não ouvi nenhuma reclamação) e trouxe grandes bandas, desde grupos renomados na cena, quanto aqueles que ainda buscam mostrar seu som. Agradecemos à organização, especialmente ao Zé Neto, por firmar parceria e nos permitir apoiar o evento. Que venham os próximos!



Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Road to Metal (fotos das bandas Postmortem e Mental Horror), Marcel Jacques (fotos Human Plague), Alinne Zucolotto (fotos da banda Dyingbreed), Hate Handles (fotos concedidas pela banda).

Assista há alguns vídeos da apresentação (créditos nos vídeos)

Hate Handles - "Die in Hands of Believers"

Mental Horror - Denying the Scars

Dyingbreed - Psychotic

Dyingbreed - Crazy Human Experiences

Nenhum comentário: