sábado, 5 de janeiro de 2013

HeptaH: Heavy Metal Progressivo

Álbum de estreia precisa amadurecer a cada audição



Começando de forma ousada, a banda brasileira HeptaH chegou em 2012 com “Master of Delusion”, primeiro álbum do grupo paulista, que exige várias audições antes de formarmos uma opinião clara.

São 11 faixas, contando a introdução, que mostram uma banda bastante madura, sabendo exatamente onde colocar cada nota, sem soar, por outro lado, sem feeling ou “pegada”, mas que em alguns momentos deixa a audição confusa.

A banda que gravou o álbum já não é mais a que compõe a banda, mas vale valorizarmos aqui a formação que trouxe à luz este trabalho. Nos vocais, temos Ricardo Corsi e Rhads (ambos também são os guitarristas da banda), que se não chamam a atenção com suas vozes, pelo menos não fazem feio nas guitarras, deixando maior destaque para o instrumental, o grande mérito do grupo que ainda conta com o baterista Raphael Jorge (que participa também com alguns vocais guturais) e o baixista Luiz Pianowski.

Faixas como “Reasons to Fight”, que começa com melodia sensacional de Pianowski e “Something’s Wrong” mostram que a banda tem os pés fincados no Heavy Metal, inclusive esta última trazendo passagens quase Thrash Metal, o que causa certa estranheza inicial, já que é a primeira variação do disco, mostrando que homogeneidade não é o alvo da banda.

Bela capa e arte em digipak agrada já ao primeiro olhar

A banda se auto define Metal Progressivo, mas fica difícil ouvir este disco e rotulá-lo dessa forma. O que mais se vê são momentos Heavy Metal (quem sabe definir a banda como Heavy Metal Progressivo?), sobretudo nas guitarras, inclusive com estas tocando em uníssono e com solos ala Iron Maiden, como na já citada “Reasons to Fight”. “Never Die” é disparada a melhor do disco e esta sim traz mais elementos progressivos, que irão agradar aos fãs de Dream Theater da fase “Awake” (1994), embora o refrão grudento descambe para o Heavy tradicional.

“Dead Order” coloca o peso em evidência, com a cozinha de Piamowski e Raphael quebrando tudo, sempre ajudadas pelos riffs pesados e limpos, como acontece em “Angels Whispers”, outra com forte veia progressiva, e que irá agradar aos ouvidos mais exigentes. “Things in My Head” traz a melhor interpretação nos vocais de Corsi e merece atenção especial.

“Master of Delusion” impressiona mais ela capa e arte como um todo, logo de cara, do que pela sonoridade, que ora é Heavy, ora é Prog, o que necessita amadurecer em nossos ouvidos e mentes por um tempo, senão corremos o risco de sermos injustos com a HeptaH que, com certeza, começou com o pé direito e, se seguir melhorando e trazer mais personalidade própria e menos variações entre as faixas, terá uma trajetória de sucesso garantido.

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: HeptaH
Álbum: Master of Delusion
Ano: 2012
Tipo: Heavy Metal/Metal Progressivo
País: Brasil
Selo: MS Metal Records
Assessoria: MS Metal Press

Banda faz parte do cast da MS Metal Press (Assessoria de Imprensa)
Formação
Raphael Jorge (Bateria)
Rhads Clemente (Vocal e Guitarra)
Ricardo Corsi (Vocal e Guitarra)
Luiz Pianowski (Baixo)

Tracklist
01. The Battle Was Already Won
02. Reasons To Fight
03. Something’s Wrong
04. Never Die
05. Time To Regret
06. Insanity
07. Dead Order
08. Angels Whispers
09. Things In My Head
10. Sword Of The Spirit
11. Illusion Seller

Acesse e conheça mais sobre a banda
Site Oficial
Facebook
Myspace
Youtube

Nenhum comentário: