sábado, 26 de janeiro de 2013

Darkside: Novo Álbum Faz Jus às Duas Décadas de História

Banda cearense luta no underground desde 1991


Se hoje em dia sobreviver no underground da música pesada no Brasil é uma batalha que deve ser enfrentada todos os dias, imagine no inicio dos anos 90, quando apenas alguns grupos, como Sepultura, eram conhecidos e conseguiam obter retorno!

Foi nesse período, mais precisamente em 1991, que a banda Darkside nasceu em Fortaleza/CE e, vencendo a década de noventa sem desistir do seu Thrash/Heavy Metal dos anos 80, cujas principais influências remetem à Exodus, Overkill, dentre outras, com várias demos na bagagem, a banda chegou à década de 2000, lançou seu primeiro disco completo e, de lá pra cá, lançou poucos materiais, culminando com “Prayers in Doomsday” (2012).

E é este trabalho de 8 canções diretas e cruas, mas que mesclam a melodia do Heavy Metal tradicional de bandas como Judas Priest e Iron Maiden, o que torna limitante rotular a banda apenas como mais um grupo Thrash.

O quinteto, formado por Tales Groo e Helder Jackson nas guitarras, Richardson Lucena na bateria, Renato Alves no baixo e Alex Eyras nos vocais, nos oferta com seu trabalho mais maduro e de melhor produção (por Moisés Veloso), sem falar na arte da capa (à cargo de Adriano Batista e Gil Vicente) que é um show a parte, muito rica em detalhes e que dão a dimensão dos temas abordados no álbum, assim como encarte com letras e fotos promocionais da banda ao vivo.

O disco começa rápido e cru com “Bubonic”, mostrando a veia pulsante Thrash da Darkside, com muito bumbo duplo e riffs afiados. “Sacrificed Parasites” já traz mais melodia Heavy, com ótimo refrão, assim como “Anticitzen One”, uma das melhores e mais intrincadas faixas do disco, com vários andamentos de guitarra, num show da dupla Groo e Jackson.

Banda já abriu shows de nomes como Helloween, Gamma Ray, Saxon, etc.

Mas os grandes destaques são “Born For War”, com muita energia e refrão grudento, num show de Alex, que se não é nenhum vocalista extraordinário, encaixa perfeitamente na proposta sonora da banda e dali não deve sair nunca; “Cursed By the Dawn” (disparada a mais viciante do álbum) e “The Apocalypse Bell”, que fecha o disco, e conta com a participação de Paulo Boizer e Paulo Bessa nos solos de guitarra.

“Prayers in Doomsday” ainda está quentinho e se depender deste trabalho profissional e de grande qualidade, ouviremos falar muito da banda em 2013. 

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Darkside
Álbum: Prayers in Doomsday
Ano: 2012
País: Brasil
Tipo: Thrash/Heavy Metal
Selo: Independente
Assessoria: WarGods Press


Formação
Alex Eyras (Vocal)
Tales Groo (Guitarra)
Helder Jackson (Guitarra)
Richardson Lucena (Bateria)
Renato Alves (Baixo)


Tracklist
01 – Bubonic
02 – Sacrificed Parasites
03 – Anticitizen One
04 – Prayers in Doomsday
05 – Born For War
06 – Cursed By the Dawn
07 – Crossfire
08 – The Apocalypse Bell

Acesse e conheça mais sobre a banda
Myspace
Facebook
Twitter

Vídeo clipe oficial de "Born For War"

Nenhum comentário: