terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Resenha de Shows: Eluveitie Encanta Porto Alegre/RS



Nada melhor do que fechar uma semana com um belo show de Heavy Metal. Foi isto que aconteceu na ultima sexta-feira (25/01) em Porto Alegre/RS, onde recebemos pela primeira vez a banda suíça de Folk Metal Eluveitie. Para quem não esperava um grande público, se surpreendeu, pois o Beco (local escolhido para o show) ficou pequeno, realmente os fãs compareceram em massa, lotando literalmente a casa.

O Eluveitie chegava para mais uma turnê sul-americana, onde divulga seu novo álbum "Helvetios" (2012), mas desta vez com uma baixa, pois Anna Murphy (Viola de Roda e Vocal), não estava participando da tour, devido a problemas de saúde. O show estava marcado para as 20h, um horário até cedo, pois geralmente os eventos metálicos sempre começam por volta das 22h, mas desta vez foi diferente e pontualmente as 20h os suíços adentram o palco, e após a intro "Prologue", "Helvetios" abre caminho com uma abertura sensacional, com Chrigel Glanzmann entrando com uma Gaita de fole com a cabeça de um bode, levando todos a loucura.


Com muito peso e agressividade, vale ressaltar a falta de Anna, pois não tivemos sua bela voz junto às músicas, o que acabou deixando um certo vazio, mas nada que comprometesse o show. "Helvetios" teve seu refrão cantado a todo vapor pelos presentes, que pareciam não estar acreditando em ver a banda.

Dando continuidade, "Luxtos" e "Home" entram em cena para deixar os presentes em transe total, pois o vocalista e multi instrumentista Chrigel Glanzmann, é um show a parte, além de seu carisma, mostra uma presença de palco forte e marcante, que impressiona logo de cara, sem contar sua habilidade instrumental, que vai das Flautas, Mandola e Violão Acústico, sendo todos muito bem executados, dando total diferencial ao som do grupo.

Como a banda esta em plena divulgação de seu novo álbum, em minha opinião, acredito que o setlist poderia ser mais variado, pois só do álbum "Helvetios" tivemos 11 músicas (sendo que o disco tem 18), deixando pouco espaço para seus primeiros trabalhos, algo que quebrou um pouco o clima do show, mas não tirando o seu brilho, pois ao meio as composições novas Chrigel brinca com os presentes se ali não era um show de Heavy Metal, pois não estava vendo ninguém com cerveja na mão, onde pegou a sua bebida e foi para frente do palco instigar os presentes, com total descontração, ganhando ainda mais a platéia.


Mesmo sendo um show de Folk Metal, muitas rodas se abriram, devido a brutalidade que algumas músicas do Eluveitie apresentam como "Meet The Enemy" e "Havoc", onde foram possíveis ver muitas rodas, sendo uma delas ao comando de Chrigel, que incentivava a galera à diversão, pois como ele próprio falou, ali era um verdadeiro show de Heavy Metal.

Mesmo tendo maior parte no setlist para o novo material, teve espaço para as excelentes "Everything Remains as It Never Was" e "Thousandfold", ambas do penúltimo álbum "Everything Remains as It Never Was" de 2010.


Com certeza um dos grandes destaques da noite, foi a faixa "Lament" que pertence ao 1° EP da banda, o excelente "Vên" lançado em 2003, que pegou muitos de surpresa, que não esperavam por esta excelente composição no repertório. Chegando ao final do show tivemos ainda a épica "Inis Mona" com destaque a Gaita de fole de Päde Kistler, que domina a música do começo ao fim, sem contar o seu refrão que foi cantado por todos os presentes em alto e bom som, em um coro comandado por Chrigel, que foi no minimo de arrepiar.

E para fechar a apresentação "Tegernakô", a única faixa executada do excelente "Spirit" (1° full lenght da banda), que apresenta todos os elementos Folk que o Eluveitie bota em sua música, mostrando toda a musicabilidade destes músicos, que são donos de um carisma absurdo, e mesmo sem a presença de Anna, era notória a empolgação da banda, que se demonstrou muito a vontade no palco desde o inicio da apresentação.


Com certeza um dos grandes shows de Porto Alegre neste ano de 2013, algo no minimo grandioso, e que deixou até mesmo o fã mais acido impressionado com que estava vendo, uma aula de música, seja nos instrumentos que nos quais não estamos habituados a ouvir e ver na cena metálica, desde guitarras, baixo e bateria, todos tocado com extrema precisão e maestria. E como de praxe nas apresentações do grupo, após o show foi possível falar com os músicos, que desceram do palco e não demoraram para aparecer no meio da galera, tirando fotos e conversando com seus fãs.

Mais um grande show realizado pela produtora Abstratti, que está de parabéns mais uma vez, seja pela organização do evento ou a cordialidade de sempre com a imprensa. 

Cobertura por: Renato Sanson
Revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Aline Jechow

Nenhum comentário: