segunda-feira, 21 de abril de 2014

Gamma Ray: Os Reis do Power Metal!


Como diz o ditado popular: “É como vinho: quanto mais velho, melhor fica”. E isso se encaixa perfeitamente aos alemães do Gamma Ray, que lançaram neste ano o excelente “Empire of the Undead” (2014). Álbum este que marca a estréia do baterista Michael Ehré (já que Daniel Zimmermann anunciou sua saída em 2012 após quinze anos de banda), e que mostra um Gamma Ray mais do que revitalizado, soando como sempre foi abrasivo, melódico e imponente.

É inegável que os alemães têm uma das discografias mais solidas da história do Heavy Metal, porém desde “Majesty” (2005) a banda vinha se distanciando de suas características, lançando álbuns mais agressivos e pesados, não que isso seja ruim, pois o peso sempre foi presente nas composições, mas algo fazia falta, seja nas melodias grudentas ou nos andamentos mais alegres.

Sucessor de "To the Metal" (2012) agradará novos e antigos fãs

E em “Empire of the Undead” o Gamma Ray resgata a sonoridade praticada em seus clássicos, com melodias cativantes, andamentos rápidos e cadenciados e aquele clima épico de encher os ouvidos.

A produção sonora do mesmo dispensa comentários, sempre bem equilibrada e com belos timbres, e, claro, o peso necessário que diferencia o Gamma Ray das demais bandas de Power Metal.

Musicalmente Kai Hansen & Cia não decepcionam, já na abertura com “Avalon” podemos ver o que nos espera, um andamento mais cadenciado, mas com um clima épico fantástico, e com Kai mostrando que sua voz continua a mesma.

Novo dico marca a estreia em estúdio do novo batera Michael Ehré (primeiro da esq.p/dir.)

“Hellbent” certamente é a mais agressiva do disco, com destaque às guitarras de Hansen e Henjo; “Pale Rider” e “Born to Fly” soam mais modernas, com andamento simples, mas ambas com belos refrões e melodias.

“Master of Confusion” soa melódica e cativante, seja pelo refrão grudento ou pelas melodias que entoa. Outro destaque fica para faixa título do disco, onde a velocidade toma conta, lembrando seus momentos no Helloween (fase “Walls of Jericho”).

Mais uma vez o Gamma Ray mostra seu poder e que está muito longe de perderem seu reinado como melhor banda de Power Metal do mundo!

Texto/edição: Renato Sanson
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Gamma Ray
Álbum: Empire of the Undead
Ano: 2014
Estilo: Power Metal

Formação:
Kai Hansen (Vocal/Guitarra)
Henjo Richter (Guitarra)
Dirk Schlächter (Baixo)
Michael Ehré (Bateria)



Tracklist:
01 Avalon
02 Hellbent
03 Pale Rider
04 Born to Fly
05 Master of Confusion
06 Empire of the Undead
07 Time for Deliverance
08 Demonseed
09 Seven
10 I Will Return

Ouça "Avalon"

Assista ao lyric video de "Hellbent"

Ouça a faixa-título

Acesse e conheça mais a banda:

Nenhum comentário: