sexta-feira, 4 de abril de 2014

Maiden United: Muito Mais Que Um Simples Tributo



Criado a partir da iniciativa do fãs clube holandês do Iron Maiden, que convidou Joey Bruers para que fizesse um show especial, diferente de outros tributos à Donzela de Ferro. Atendendo ao pedido, Joey preparou um set acústico, convidando músicos de diversas bandas, e a ideia cresceu, virou show e virou um projeto, o Maiden United.


O line-up de estúdio, além de Joey Bruers, conta com os fantásticos vocais de Damian Wilson (Threshold, Dead Space, Ayreon), e ainda outros grandes artistas, como Anneke Van Gierbergen, Ruud Jolie e Mike Coolen ( (Within Temptation), Perttu Kivilaakso (Apocalyptica), Marco Kuypers (Cloudmachine) e ainda, nos shows, conta com muitos dos mesmos músicos de estúdio, e reforços como Lee Morris do Paradise Lost e Luke Appleton, do Iced Earth.


O propósito, é trazer todos os tipos de fãs e músicos que curtem o trabalho do Iron Maiden, para celebrar a música criada pela banda inglesa, levando essas canções a outra dimensão, em arranjos diferentes, levando a formatos que os fãs nunca antes imaginariam ouvir. E, realmente, o talento, o cuidado e a criatividade, é de arrepiar, vai emocionar qualquer fã da banda, e até os não tão fãs, até pelo formato mais acessível e melódico.

Joey Bruers (pic by John Scheffers)
Imagine um dueto de Anneke e Damian em "To Tame a Land", por exemplo, em arranjos de cordas e teclados que realmente levam o fã a viajar em outra dimensão! Ou o violoncelo "metálico" de Perttu (Apocalyptica) substituindo as guitarras de "The Evil That Man Do", numa versão bela e melancólica, ou ainda a linda e emocional versão para "Wasted Years". Realmente, levam os clássicos do Maiden a outros caminhos.


O Maiden United já está com dois álbuns, sendo o primeiro "Mind the Acoustic Pieces", de 2010, que contém as músicas do clássico "Piece of Mind" revisitadas e rearranjadas em incríveis versões acústicas. Na tour desse álbum, o projeto chegou a se apresentar nos festivais Download e Wacken.


O segundo, "Across the Seventh Sea", lançado em 2012, traz uma compilação de faixas, algumas obrigatórias em qualquer tributo ou coletânea normal do Maiden, e outras surpresas, verdadeiras "lados B",
como "Only the Good Die Young". (Ouça samples dos álbuns aqui)


Os álbuns estão disponíveis em versões e CD e vinil, e podem ser adquiridas no site da gravadora Black Lake, ou no site do Maiden United, e, também e formato digital no iTunes, sendo muito válida a aquisição dos trabalhos, altamente indicado aos fãs de Maiden e todo fã de Metal e de um trabalho bem feito e com alto nível de criatividade e musicalidade.



Acesse os canais do Maiden United para mais informações:
Site Oficial
Facebook
Youtube

Texto/Edição: Carlos Garcia





Nenhum comentário: