quinta-feira, 3 de abril de 2014

Niharp: Single Para Deixar com Gosto de “Quero Mais”

Banda paulista estreia com single

Lançar singles físicos hoje em dia talvez não seja muito vantajoso na maioria dos casos (custos, tempo investido, pouca “importância” comparado a um disco completo), mas a banda paulista Niharp pode comemorar com seu “A New Beginning” (2013), single modesto, com apenas 3 faixas (incluindo uma mínima introdução), mas que cativa o ouvinte sem dificuldades.

Apesar de apenas duas composições propriamente ditas, “A New Beginning” e “Tempestatis”, o quinteto formado pelo vocalista Douglas Rovas, os guitarristas Koragem e Murilo Mazza, além do baixista João Oliveira e o batera Karioca, mostra boa capacidade criativa, apostando em algo entre o Thrash e o Prog Metal, soando moderno, mas sem efeitos desnecessários. Os riffs carregados, secos e muitas vezes puro Thrash merecem atenção especial.

Dentre as recentes conquistas do grupo, está a abertura para Warrel Dane (Nevermore) que acontece em 19/04 em Limeira/SP

Com vocais que não chegam a ser guturais (mais “gritados” do que “urrados”) e boas letras, fica difícil dizer qual é a melhor das faixas, pois a qualidade é homogênea e, mesmo com pouco mais de 12 minutos somando as duas, a certeza que fica é que a rapaziada sabe o que está fazendo, mostrando maturidade e pegada firme, elementos que separam bandinhas de bandas de verdade.

De algum modo, ouvindo o single, fui remetido ao Control Denied, última banda de Chuck Schuldiner (Death), já falecido e sempre lembrado como gênio do Metal extremo bem técnico. Quem sabe aí temos uma influência do grupo.

Bela capa feita por Wil Minetto (nachuva.com.br) ajuda a atrair para o single

“Tempestis”, que seria o “lado B” se falássemos de um disco de vinil, é mais variada comparada à faixa-título, onde elementos de Metallica em seus épicos se fazem notar, além de um baixo e bateria destacados. Sabe aquela canção que vai crescendo ao longo dos seus segundos até um ápice? Esta é uma delas e, sem grandes dificuldades, pode-se imaginar que não será esquecida pela banda num álbum completo.

Enfim, Niharp traz um belo single que poderia ter saído com mais faixas no formato EP, mas que, com sucesso, cumpre seu papel, apresentando o grupo e deixando o ouvinte com gosto de “quero mais”, ansioso por mais canções e um trabalho completo. Ficamos no aguardo.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Niharp
Single: A New Beginning
Ano: 2013 
País: Brasil
Tipo: Prog/Thrash Metal
Selo: Independente

Formação
Douglas Rovas (Vocal)
Koragem (Guitarra e Backing Vocals)
Murilo Mazza (Guitarra e Backing Vocals)
João Oliveira (Baixo)
Karioca (Bateria)


Compre clicando aqui.

Tracklist
01 – Inner Sturm
02 – A New Beginning
03 – Tempestatis



Acesse e conheça mais sobre a banda
Facebook

Nenhum comentário: