domingo, 20 de abril de 2014

Bigelf: A Incrível Máquina Sonora do Tempo Está de Volta

Quarto álbum marca mudanças na formação e voos maiores

A banda norte-americana Bigelf nunca teve muita aceitação aqui no Brasil, o que começou a mudar com a vinda dos caras como convidados para abertura dos shows do Dream Theater por aqui em 2011, já que eram grandes amigos de Mike Portnoy e este, por sua vez, um grande fã do grupo do excêntrico Damon Fox (vocal, guitarra e teclados).

O que ninguém esperava era que, após a saída de Portina das baquetas do DT, o cara viesse um dia gravar um álbum com o Bigelf. E esse dia chegou, com o lançamento de “Into the Maelstrom” (2014), disco que marcou a volta da banda, já que logo após a turnê norte-americana (depois da passagem por aqui), Damon anunciou que estava fora da banda.

Banda de Damon Fox retorna com melhor disco da carreira

Com mudanças na formação (também estreia no álbum o guitarrista Luis Maldonado) e a participação de Portnoy, muitas expectativas foram criadas entre os fãs, afinal de contas, como manter a proposta sonora de um Rock/Heavy progressivo e psicodélico que rendeu ótimos discos, como “Money Maxhine” (2000) e “Cheat the Gallows” (2008), mas sem soar mais do mesmo?

Embora conheça a banda há poucos anos, posso afirmar que o Bigelf acertou em cheio neste que tem tudo para ser o melhor álbum da carreira. Ousadia, momentos de grande inspiração, ápices orgásticos, melodias grudentas e belas, a mistura de piano com Rock clássico, letras inteligentes e um tanto doidas, fazem de “Into the Maelstrom” um dos melhores discos do Rock de 2014.

Portnoy assumiu as baquetas na gravação
Damon Fox segue sendo aquela figura seminal da cena atual do Rock, parece que tirado diretamente dos anos 70, com uma genialidade rara hoje em dia. Músicas como “Incredible Time Machine”, que abre o disco (e é a melhor do álbum), “Alien Frequency” (também sensacional, com teclados fenomenais), “Mr. Harry McQuhae” tenta ser a balada do disco, bastante variada e com ótimo clima, “Control Freak” traz passagens acústicas e uma bela interpretação de Damon.

De modo geral, a participação de Portnoy não inovou a bateria da banda, respeitando bastante a proposta criada anteriormente, mas aqui e acolá se notam algumas assinaturas do ex-Dream Theater, o que enche positivamente os ouvidos de seus fãs (eis um aqui).

Bigelf volta com tudo, num trabalho nada datado, pois apesar da enorme influência progressiva/psicodélica dos anos 70, soa adequado a atual fase do Rock em geral, com efeitos aliados aos instrumentos bastante orgânicos. É para ouvir e viajar sem medo.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Bigelf
Álbum: Into the Maelstrom
Ano: 2014 
Tipo: Heavy Rock Progressivo/Psicodélico
País: EUA
Selo: InsideOut Music

Formação
Damon Fox (Vocal, Guitarra e Teclados)
Luis Maldonado (Guitarra)
Duffy Snowhill (Baixo)
Mike Portnoy (Bateria)

Tracklist
01. Incredible Time Machine
02. Hypersleep
03. Already Gone
04. Alien Frequency
05. The Professor & The Madman
06. Mr. Harry McQuhae
07. Vertigod
08. Control Freak
09. High
10. Edge of Oblivion
11. Theater of Dreams
12. ITM: I. Destination Unknown / II. Harbinger Of Death / III. Memories
13. Control Freak (Freak Remix)
14. Control Freak (Remix)
15. Alien Frequency (Remix)

Assista ao lyric video de "Control Freak"

Ouça "Edge of Oblivion"

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: