quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Eterna: "Spiritus Dei", A Longa Espera Valeu a Pena



Como o próprio nome do grupo pode também sugerir, a missão do Eterna segue, e seguirá trazendo qualidade e bom gosto musical, independente de quaisquer que sejam as crenças do ouvinte, o fã de Metal/Hard que tenha cabeça aberta, e que se importe exclusivamente com a qualidade da música apresentada, certamente terá em "Spiritus Dei" uma excelente opção, pois não tenho receio nenhum em apontar o álbum como um dos melhores do ano.

O álbum, produzido pelo vocalista Neno Fernando e co-produzido pelo guitarrista Paulo Frade, vem sendo gravado desde 2011, e os fãs que já conhecem a banda, tenho certeza que estão satisfeitos, e sentindo-se recompensados, pois a longa espera por um novo trabalho valeu a pena (O último trabalho de estúdio foi "Epiphany", de 2004, e depois dele tivemos o "Eterna Live", em 2006) e, apesar de algumas dificuldades, incluindo alterações no line-up, o grupo não perdeu força, e parece que reuniu ainda mais energias.

Adicionar legenda

Em "Spiritus Dei", nos traz praticamente um apanhado desses anos todos na estrada, com seu Metal que transita pelo Prog e Hard, alternando músicas pesadas, melódicas e técnicas, sempre com muito feeling, aqui parece que encontra a dose perfeita. 

Há um ênfase maior nas melodias e refrãos, e diria que este álbum está mais Hard, com alguns momentos com um pé no AOR, ou seja, baladas de extremo bom gosto, sendo impossível não se emocionar com as belas melodias de canções como em "Só Quero Você" (que ganhou um clipe) ou "Em Teus Braços". 

Mas os momentos mais pesados também estão presentes, como em "Forte Brado", que lembra o hino "Terra Nova" pela sua letra, que fala sobre o amor pela pátria, aliás, falando nisso, a maioria das músicas de "Spiritus Dei" são em português, e o vocalista Neno Fernando dá um show, pois não é tarefa fácil fazer Metal e Hard em português, além claro, de suas grandes e inspiradas interpretações, transmitindo muita emoção em cada faixa.


Temos duas faixas em inglês, a Hard/Heavy "Turning Back", que possui um refrão simplesmente irresistível, pega de imediato, aliás, refrãos e melodias marcantes não faltam em "Spiritus Dei", e "Jesus", que inicia com corais angelicais, Hard/Heavy de primeira, soando bem 70's em muitos momentos, principalmente nas belas intervenções do teclado, 

Do lado mais técnico e Prog, temos "Sétimo", a sétima faixa, do sétimo álbum, um tema mais cadenciado, climático, com grandes melodias e muita técnica. Poderia falar de todas as faixas, pois não há músicas "fracas", o nível é realmente alto, mostrando que o Eterna é um dos mais talentosos nomes do nosso Metal.

Um excelente álbum, repleto de composições de extremo bom gosto nas melodias, refrãos cativantes, apuro técnico e muito feeling. Reitero, não há como não figurar em várias listas de melhores do ano. Já está no topo da minha. 


Texto/Edição: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação



Ficha Técnica:
Álbum: "Spiritus Dei"
Ano: 2014
Produção: Produzido, gravado, mixado e masterizado por Neno Fernando, NF Estúdio, entre 2001/2014
Co-produzido por Paulo Frade
Capa: Carlos Fides
Encarte: Paulo Frade
Selo: Independente
Estilo: White Metal, Heavy/Hard






Line-up:
Gerson Reyes: Bateria
José Cardillo: Teclado
Neno Fernando: Vocais
Paulo Frade: Guitarra

Obs:
Sessões de bateria gravadas por Marco Aurélio, exceto as músicas 8, 9, 10 e 11, por Gerson Reyes e música 4 por Fabiano Rezende
Guitarras, violões e solos por Paulo Frade
Teclados, por José Cardillo
Baixos, Jason Freitas, exceto música 9, por Paulo Frade, e música 4, por Vagner Souza
Gaita de fole na faixa "A Chama", por Ricardo Colombera


Tracklist:
1. Spiritus Dei
2. Forte Brado
3. Medo
4. Turning Back
5. Do Outro Lado
6. A Chama
7. Sétimo
8. Só Quero Você
9. Eu Sei
10. Anjo De Luz
11. Jesus
12. Em Teus Braços
13. Lembra-Te (Acoustic Version)




Nenhum comentário: